O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Porque Mudei de Igreja Local Duas Vezes


Quando me converti em 1997 lendo a minha Bíblia a sós no meu quarto da residência da faculdade, tendo por isso tomado consciência de meus pecados e de minha separação de Deus, antevendo o meu julgamento e a minha ruína, procurei uma igreja onde pudesse continuar a crescer na graça e no conhecimento do Senhor e Autor da Bíblia Sagrada.


Minha preocupação foi tal que procurei conselho de um pastor, que era meu familiar e já se aposentara. Ele assegurou-me que ao invés de ir para a denominação dele, Deus me iria dirigir melhor e até ao fim da jornada. Disse-me também que nunca me comprometesse com heresia e hipocrisia, dizendo "procura permanecer numa igreja que prega fielmente a Escritura e viva a Escritura que prega". Estas palavras que então me pareceram vagas, se tornaram um forte farol iluminando a noite escura.


A Confissão Belga diz no seu artigo nº 29 que "As marcas para conhecer a verdadeira igreja são estas: ela mantém a pura pregação do Evangelho, a pura administração dos sacramentos como Cristo os instituiu, e o exercício da disciplina eclesiástica para castigar os pecados. Em resumo: ela se orienta segundo a pura Palavra de Deus, rejeitando todo o contrário a esta Palavra e reconhecendo Jesus Cristo como o único Cabeça. Assim, com certeza, se pode conhecer a verdadeira igreja; e a ninguém convém separar-se dela."


Não devemos nos apartar como alguns da igreja por motivos mundanos ou egoístas, pois isso seria um agravo ao Espírito Santo e uma desobediência ao Senhor Jesus Cristo. Contudo, nos tempos trabalhosos de nossos dias (2 Tm 3:1) devemos manter o nosso compromisso com Cristo acima de qualquer benefício próprio, e honrar a Deus mais do que a qualquer homem (Jo 5:44).


A Confissão Belga ainda no mesmo artigo acrescenta, "Quanto à falsa igreja, ela atribui mais poder e autoridade a si mesma e a seus regulamentos do que à Palavra de Deus e não quer submeter-se ao jugo de Cristo. Ela não administra os sacramentos como Cristo ordenou em sua Palavra, mas acrescenta ou elimina o que lhe convém. Ela se baseia mais nos homens que em Cristo. Ela persegue aqueles que vivem de maneira santa, conforme a Palavra de Deus, e que lhe repreendem os pecados, a avareza e a idolatria. É fácil conhecer estas duas igrejas e distingui-las uma da outra."


Sei que é difícil para tantos que são endoutrinados no erro escaparem às malhas tecidas em suas mentes, pois também não têm eles mesmo o cuidado e o zelo interior que o têm exteriormente nos seus "cultos" irreverentes e desordenados. A condenação será dada naquele dia, pois não atentaram para o que de mais sagrado foi entregue aos fiéis para seguir e obedecer: A Bíblia!


Deixei o erro do Pentecostalismo (que talvez na última situação fosse mais um erro carismático, por sua moderação) simplesmente porque é algo contrário ao ensino que Cristo deixou em Sua Palavra. O Pentecostalismo é algo que qualquer um com um pouco de zelo pela Palavra pode realmente verificar que deriva como aberração do Arminianismo e é algo que está em silêncio absoluto na Sagrada Escritura.


Do Espírito Santo que muitos cuidam seguir lembremo-nos que "João nos diz em sua primeira epístola, testar os espíritos para ver se eles procedem de Deus. Existem muitos espíritos hoje que são chamados de Espírito Santo. A Palavra de Deus dirá. Dirá a qualquer um que queria ouvir. Dirá a alguém que seja iluminado pelo Espírito. Paulo fala precisamente de tudo isso em 1 Coríntios 2:10-16, uma passagem que está precisamente no contexto de sua pregação da Palavra de Deus aos coríntios. Ele escreve: "Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo." Quando alguém alega, portanto, permanecer numa denominação apóstata que não pode ser resgatada aos caminhos da verdade e da justiça; quando ele sabe que um testemunho fiel da verdade pode acontecer somente por meio da separação, então ele pode estar certo que o Espírito não lhe dirá para permanecer mais um pouco. E ele não deve falar sobre esperar a direcção do Espírito nesse assunto. (Prof. Herman Hanko)

1 comentário:

Anónimo disse...

Ha somente uma expressao da igreja em cada cidade. A igreja em Sao Paulo ou em Brasilia, CRISTO disse que um Reino dividido esta fadado ao fracasso. Hoje as denominações tornaram o Cristianismo sem forma e vazio. como era no principio com a terra. Porque a terra nao era assim,como esta escrito em Isaias. MaS O PROPRIO SENHOR JESUS disse: Por MULTIPLICAR A INIQUIDADE a fé de quase todos esfriará, em Mateus 24;14 este evangelho do Reino será pregado em todo mundo, em testemunho a todas nações, e então virá o fim. Eu participei longos anos em uma instituição presbiteriana, porque Igreja nunca foi e nunca será denominação seja ela qual for. Irmão não estou falando dos filhos do SENHOR e sim dos sistemas criados pelos homens, Onde o nosso amado irmão Paulo diz que os costumes judaizantes são anacronismo ou caduquices (liturgias) e temos que nos voltar para o SENHOR JESUS como ele é sem fermento. Amado, claro que temos que nos reunir, mas isso não significa levar o clero conosco que são os nicolaítas que abominou o SENHOR ou os balaão.apoc.2;14,15
apesar do imão Abraão de Almeida, dizer que só há duas expressões: a da cidade e a fe comun em todo lugar. Mas ele está em uma divisão. O irmão João Batista
testemunhou a respeito do SENHOR JESUS, mas não seguiu, continuou da mesma forma, e criou até problema para o SENHOR, ao ponto de não poder pregar na Judeia. Muitas pessoas dizem que as ovelhas são suas, e que até a igreja é sua, estão cometendo um erro grave. As ovelhas são do SENHOR, a IGREJA é do SENHOR. O SENHOR É O BOM PASTOR, os outros... o SENHOR disse que todos nós tratariamos de irmão, e nao chamassem ninguém de mestre e imagine de pastor. Há funções na igreja, apostolo, mestres, ciência, evangelista e pastores, mas nunca posição. Quando o irmão Paulo refere ele como apostolo era função naquele momento que ele exercia, porque por diverssas vezes ele chamou os apostolos pelo nome; Pedro, Tiago e outros. Vamos voltar ao princípio onde tudo era comun e só havia membro do corpo de CRISTO e a igreja na localidade , porque o CABEÇA da IGREJA é CRISTO, senão corre o risco de perdermos a cabeça. Procure o ESPIRITO da PALAVRA revelada. INVOCANDO O NOME DO SENHOR JESUS. OH SENHOR JESUS, AMÉM.