O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



terça-feira, 29 de janeiro de 2008

A Expiação Universal É Verdadeira? (8)


(18) Se Cristo morreu absolutamente por todos, então porque não são todos realmente salvos? Romanos 6 torna claro que aqueles que estão em Cristo na Sua morte estão mortos para o pecado e "vivos para Deus" (11), e serão ressuscitados corporalmente para a glória (5). Mas muitos passam todos os seus dias "mortos em delitos e pecados" (Ef. 2:1) e serão levantados na "ressurreição da condenação" (João 5:29). Nós só podemos concluir que eles não estão unidos a Cristo na Sua morte (i.e., Cristo não morreu por eles). Pois se os réprobas estivessem unidos a Cristo na Sua morte (i.e., se Cristo morreu por eles), eles viveriam para Deus.

A Escritura ensina que quer a fé (Ef. 2:8-9; Fl. 1:29) quer o arrependimento (Actos 5:31; 11:18; II Tm. 2:25) são dons da graça de Deus. Fé e arrependimento são parte das "bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo" (Ef. 1:3). As bênçãos de Deus em Cristo vieram pela cruz de Cristo (Rm. 8:32; Gl. 3:13-14). Mas "a fé não é de todos" (II Ts. 3:2) nem todos se arrependem (Ap. 16:11). Logo a fé e o arrependimento não foram comprados para todos, cabeça a cabeça, a cruz e por isso Cristo não morreu por todos.

Tito 2:14 explica que o propósito de Cristo na Sua redenção na cruz é a santificação do Seu próprio "povo peculiar" que nós fossemos um povo purificado e "zeloso de boas obras". Mas muitos morrem na "imundície" (Ap. 22:11) por causa das suas "obras de impiedade" (Judas 15). Uma vez que o propósito de Deus omnipotente é firme (Rm 9:11) e nunca pode ser resistido (II Cr. 20:6), não foi propósito de Cristo de santificar e redimir o réproba pela Sua cruz. Logo Ele não morreu por eles.

(19) Se Cristo derramou Seu sangue para redimir todos, cabeça a cabeça, então os credos das igrejas Reformadas, no continente, nas Ilhas Britânicas e por todo o mundo, ensinam falsa doutrina neste ponto. Os Cânones de Dort - a maior assembleia de Protestantes Reformados de sempre - claramente afirma que Cristo redimiu os eleitos "e somente aqueles" (2:8) e que aqueles que ensinam que Ele morreu por absolutamente todos "desprezam a morte de Cristo" e "evocam do inferno o erro pelagiano" (2.R.3). B. B. Warfield escreveu que os Cânones foram "publicados autoritativamente em 1619 do encontro do Sínodo [Holandês] com a ajuda de um grande corpo de assessores estrangeiros, representativo de praticamente todo o mundo Reformado. Os Cânones... por isso... [possuem] a autoridade moral dos decretos de praticamente um Concelho Ecuménico através de todo o corpo das Igrejas Reformadas" (Works, vol. 9, p. 144).


A Confissão de Fé de Westminster declara, "Nem há outros redimidos por Cristo... mas somente os eleitos" (3.6; cf. 8:1; 11:4; 13:1). Estes artigos foram copiados na Declaração de Savoy e na Confissão Baptista. Ainda, todos os credos Presbiterianos, Congregacionais e Baptistas ensinam a Expiação Limitada ou Redenção Particular. Lembremo-nos também que todos que recitam o Breve Catecismo de Westminster confessam que Jesus Cristo é o "único Redentor dos eleitos de Deus" (A 21). Como temos visto nos números anteriores desta matéria, os credos Reformados simplesmente apresentam o ensino Bíblico sobre este assunto. Tomemos sem demora a verdade da Escritura e honremos o crucificado e vitorioso Cristo!

Rev. Stewart


* Tradução da série de 8 partes do ensino sobre a doutrina da Expiação da Covenant Protestant Reformed Church, em http://www.cprc.co.uk/

Sem comentários: