O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



terça-feira, 15 de janeiro de 2008

O Conceito de Liberdade


E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32


Liberdade é no entendimento de muitos, o fazer o que se tiver vontade de fazer sem limites. Esta ideia anárquica penetrou no caldeirão da sociedade e tem sido aceite largamente pela igreja, que é o sal da terra. Será que Jesus ensinou esse conceito de liberdade? Cada palavra das Escrituras tem um significado próprio obedecendo a uma gíria definida internamente pela própria Escritura. A linguagem judicial, a linguagem aeronáutica, a linguagem agrícola, a linguagem empresarial, a linguagem matemática, cada uma delas tem o seu próprio vocabulário e quem ama uma determinada área ama a sua linguagem. Palavras que na Bíblia gotejam doutrina também carregam um significado próprio. Liberdade não foge à regra.
Liberdade não foge às regras nem às leis. Um pássaro voa livremente sobre as leis da aeronáutica e por isso voa seguramente. Um acusado inocente sai em liberdade por causa das leis que lhe garantem a absolvição. Um agricultor leva alegre a sua colheita para o celeiro graças à lei que Deus colocou na terra e na semente. Um matemático confia na imutabilidade de um resultado resultante de uma lei matemática. A Lei divina confere liberdade ao povo escolhido:
"Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. Tiago 1:25"
O que é a verdade? A Palavra de Deus é a verdade. Cristo é a verdade. Conhecendo a Cristo pela Palavra de Deus, temos acesso à verdade e na observância dessa verdade, isto é, pela obediência à verdade temos acesso à Liberdade dos filhos de Deus.
"Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Romanos 8:21 "
Ser livre é ter a capacidade de fazer o que é verdadeiro, puro, amável, justo, bom, agradável, de boa fama e de edificação para si e para o seu próximo. Toda a escolha que envereda por um caminho de matar, roubar e destruir é uma verdadeira e pura escravatura. Claramente todos concordaríamos que ser livre não é optar por se ficar paralítico, mas de andar em segurança e com a mobilidade que em potencial se tem.
Ser livre é uma exclusividade e um privilégio dos eleitos e santos do Senhor. Cheios de verdade e por ela glorificando a Deus em nossas vidas... livres para o adorarmos!

1 comentário:

Anónimo disse...

Não quero monopolizar os comentários, pois creio que não sou o único a ler o que o Irmão escreve.

Ao ler o que escreveu, e muito bem, sobre "Liberdade", veio-me à memória uma situação que me foi colocada há uns anos: Alguém tentou "impingir-me" a ideia que eu tinha de fazer umas orações pré-concebidas para ficar livre até de maldições ou pecados dos meus antepassados, coisas que não tinham sido tratadas. Graças a Deus não me senti intimidado e respondi e argumentei precisamente com o versículo que diz: "Se Cristo vos libertar, verdadeiramente sereis livres." Eu disse-lhe: Irmão, Cristo já me libertou, não tenho que me preocupar e muito menos com o que os meus antepassados fizeram.

Liberdade cristã, ou liberdade em Cristo, não é libertinagem.

Graças a Deus que em Cristo somos verdadeiramente LIVRES!

A Deus toda a Glória!

Abraços,

ML