O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



sábado, 13 de outubro de 2007

Quem é Hipócrita afinal?

"Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão." Mt 7:5


Tantos falam pra lá e pra cá, todos reclamam pra si um pouco de razão, todos acham que têm razão. Mas a quem é que Jesus chama de hipócrita? Se quero me importar com a opinião de alguém, então Jesus está acima de toda a opinião e seu pensamento é que me importa!

Se não achas importante a opinião de Cristo acerca de ti, convido-te a saires deste blogue. Ele não é para ti, por isso não percas tempo aqui!

No contexto podemos perceber rapidamente que Jesus estava a falar de pessoas que se comparavam com outras pessoas. Gente que se importa em demasia com os outros, que fala dos outros, com o propósito de se justificarem a si próprios.

Aqui posso adiantar que todas essas pessoas diferentes com opiniões diferentes só podem ser unidas pela verdade se ela for sobre todas e não sectarista. Com isto quero dizer que aqueles que expõem a verdade da Bíblia não expõem a sua verdade mas a verdade incorruptível de Deus, que as coloca como os primeiros errados confessos!

O outro caminho é a hipócrisia e o seu sub-produto, o ecumenismo. Este ecumenismo em voga nestes dias, é um assumir do velho ditado "não podes vence-los, junta-te a eles" que coloca um preço em cima de um valor. E os hipócritas podem tocar suas campaínhas após a esmola ecuménica do abraço fingido à diferença que no fundo se consideram mutuamente de asquerosas.

Reparamos que Jesus não se dirige àqueles que procuram a justiça e a rectidão bíblica, pois esta implica uma coordenada vertical que o ligue a Deus. Aqui Jesus mostra homens sem consciência diante de Deus, mas somente medindo-se uns aos outros horizontalmente.

Hipócrita é quem se importa mais com a opinião do homem do que a opinião de Deus. Quanto menos importância tem a sua vida para Deus mais hipócrita ele é.

Porque digo isto? Vamos ler o que está escrito no livro de Provérbios:

"O hipócrita com a boca destrói o seu próximo, mas os justos se libertam pelo conhecimento."

Eis o hipócrita: desnudando o seu próximo de modo a chamar atenção sobre a sua própria justiça! O justo viverá pela fé, ao ter consciência diante de Deus que suas boas obras são trapos de imundície e que sua vida é miserável e necessitada da graça divina.

Como pode um hipócrita tirar a trave que tem no seu olho se ele não olha para cima e somente atenta para invejar e cobiçar o seu próximo? Assim que ele disser "que tarefa impossível ao homem, a de tirar a trave de seu próprio olho", perguntará "Quem me ajudará?"

"Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado?" Pv 20:9

Quem é hipócrita, quem é? Eu sou um deles e por isso não posso negar minha necessidade de um Salvador e Redentor que só encontro na pessoa bendita do Senhor Jesus Cristo!

1 comentário:

Anónimo disse...

Amado,
Muito bem. Hipócrisia é de facto um sério problema que atinge muito "boa" gente...

É necessário uma grande dose de humildade diante de Deus e dos homens, para reconhecermos que somos nada sem a graça e misericóridia do Senhor. Estaremos sempre prontos a apontar do dedo. Ao fazê-lo estamos ignorar a "trave" que está no nosso olho. Que o Senhor tenha misericórdia de nós.

Com amizade,

Pastor Luzia