O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



sábado, 6 de outubro de 2007

Reavivamento, Avivalismos e Reforma

A Escritura afirma lá em Óseias "O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos."

É comum ser citada a primeira frase do verso, "o povo perece por falta de conhecimento" e por aí mesmo, isto é, por falta de conhecimento de qual conhecimento a Palavra refere, o entendimento míngua.

A Igreja é um corpo vivo, um santuário de pedras vivas onde o próprio Deus Todo-Poderoso habita por seu Espírito Santo. Deus é quem dá vida a esse corpo e quem o faz crescer. Nesse processo Deus usa de meios muito específicos e restritivos até. O recurso inesgotável da Palavra pelo Espírito de Deus é a fonte do conhecimento retratado em Óseias.

Então o que significa esses clamores por uma paixão contagiante que conduza a Igreja aos pés da cruz do Senhor? Onde esses clamores se distorcem em paixões sensuais e desagradáveis ao Espírito Santo? Como essas palavras têm sido mal interpretadas e mal dirigidas por aparentes movimentos piedosos?

Antes olhemos o que está escrito em provérbios muito semelhante ao verso dó profeta Óseias: "Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado." Provérbios 29:18

No fundo o que deveríamos buscar era a bem-aventurança que o Senhor Jesus ensinou a focar. Se como fica claro nestes dois trechos da Escritura, o guardar no coração a Palavra de Deus e não rejeitar ou esquecer jamais a Lei, podemos claramente começar a ver a necessidade que os próprios reformadores viram na Idade Média - o povo precisava aprender a Palavra de Deus à frente de qualquer outra medida!

Quando essa reforma no coração se estabelece pelo mover do Espírito de Deus, por meio da Escritura, então precisamos de manter a chama acesa pela lembrança contínua dessa mesma Palavra de Deus.

A Reforma é o caminho árduo a percorrer. Pensamos na reforma como um movimento ocorrido à muito tempo atrás e deixamos que a ilusão de que o trabalho já está feito nos deixe esmorecer e adormecer.

A Reforma foi uma grande limpeza feita por homens comprometidos e determinados em glorificar a Deus. Tal como todo o serviço de limpezas o trabalho nunca fica acabado, mas antes é preciso preservar o que foi conseguido com grande esforço.

Para usar uma ilustração bem mais bíblica, lembro-me do jardineiro e de sua operação diária com um jardim. Depois de um grande esforço de transformação de um antro de imundície em um lugar aprazível, seu trabalho é necessário para que o processo de decadência não torne seus esforços inglórios.

As igrejas que se querem colocar no presente com Deus olhando para o futuro e rejeitando o passado, fazem a maior das tolices à face da terra. A própria Escritura foi-nos dada para nos obrigar a olhar para trás, "considerai as veredas antigas", e aprender com a história sagrada de Deus!

Sem comentários: