O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



terça-feira, 30 de outubro de 2007

Nenhuma Condenação Há!

"PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito." Romanos 8:1


Antes de mais nada devemos prestar atenção que este capítulo começa como uma continuidade e com uma conclusão ao que estava sendo explicado nos capítulos anteriores.

Não há nehuma condenação para os que são justificados pela fé no Senhor Jesus Cristo. Aqui também entendemos que os que estão em Cristo não andam mais segundo a carne, mas segundo o Espírito. Somente aqueles que nasceram do Espírito de Deus podem andar no Espírito de Deus. Essa última parte é uma redundância, um sublinhar do estar em Cristo.

Em Cristo Jesus não existem duas raças: os da carne e os do Espírito, pois podemos ler no verso 9 "Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós." Isto é para os cristãos e exclusivamente para os cristãos como um todo. Os que andam na carne ainda estão em inimizade contra Deus e não se podem incluir como parte do concerto de Deus com o seu povo.

Romanos 6:22 "Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna."


Assim se o pendor do Espírito é vida e paz em contraste com o pendor da carne que dá para a morte, podemos entender que o cristão está claramente entre aqueles que recebem o pendor do Espírito abandonando gradativamente pela santificação de vida o antigo ditador pendor da carne que foi crucificado com as suas paixões e concupiscências (Gl 5:24) quando fomos transportados por Deus das trevas para a maravilhosa luz do Evangelho de Cristo Jesus (1ª Pd 2:9).

Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus! (Rm 8:1)

Sem comentários: