O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



sexta-feira, 19 de outubro de 2007

A Genuína Experiência Espiritual

O título acima é de um livro de Jonathan Edwards, da editora PES, pag. 56.

"Quando uma pessoa não salva tem essa segurança (da salvação) falsa, ela está livre das coisas que causam dúvidas ao verdadeiro cristão sobre a sua própria salvação:

1. O falso cristão não tem sentimento sobre a seriedade de seu destino eterno e quanto à infinita importância de construir no fundamento certo. Em contraste, o verdadeiro crente é humilde e cuidadoso; sente quão grandioso será estar perante Deus, o infinitamente santo Juiz. A falsa segurança ignora isso.

2. Um falso cristão não está consciente de quão cego e enganoso é o seu coração. Sua falsa segurança produz nele uma grande confiança em suas próprias opiniões. O verdadeiro crente, entretanto, tem uma modesta opinião sobre a sua própria sabedoria.

3. Satanás não ataca a falsa segurança. Ele ataca a segurança do verdadeiro cristão, pois a verdadeira segurança produz maior santidade. Por outro lado, satanás é o melhor amigo da falsa segurança, pois isso coloca o falso cristão totalmente em seu poder.

4. A falsa convicção cega a pessoa quanto è verdadeira extensão da sua pecaminosidade. O falso cristão parece limpo e claro a seus prórprios olhos. O verdadeiro cristão, ao contrário, conhece o seu próprio coração; sente que é um grande pecador. Fica pensando muitas vezes se uma pessoa verdadeiramente salva poderia ser tão grande pecador quanto ele é.

Existem dois tipos de falso cristão. Há aqueles que se julgam ser cristãos meramente por sua prática exterior de moralidade e religião. Essas pessoas muitas vezes não compreendem a doutrina da justificação unicamente pela fé. Existem também aqueles cuja a segurança procede de experiências religiosas falsas.

Os falsos cristão do último tipo são os piores. Sua segurança advém muitas vezes de supostas revelações. Chamam a essas revelações de "o testemunho do Espírito". "

Sem comentários: