O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

O Pensamento Tecnológico Carismático

São muitas as falácias doutrinárias dos carismáticos, as quais eu entendi por certas por dar crédito à prióri às celebridades do universo evangélico indicadas por meus irmãos e líderes espírituais que encontrei após a minha conversão a Cristo Jesus. Estes auto-denominados "carismáticos" são os que pretendem reinvidicar poderes sobrenaturais dispensados para sua gestão a bel-prazer. Estes pretensos dons, ou carismas, são no fundo a cortina de fumo do que realmente os separa da verdadeira fé cristã e são o fruto natural de suas mentes carnais e arminianas.
Gostaria de deixar escrito e bem claro que não me tenho por medida da verdade, mas que em dez anos do meu percurso fui crescendo na graça e no conhecimento do meu Senhor Jesus Cristo, o amado de minha alma. Sei como qualquer ímpio o que é ser anticristo e pensar que sou amigo do bem e como é preciso que a graça de Deus nos alcance e como é impossível que ea seja alcançada por nossas mentes limitadas e pecaminosas; sei bem como qualquer falso convertido o que é pensar que sou crente em Deus e não ter estima pela Palavra Santa do Senhor e não a entender em absoluto e como é necessário que Deus nos ilumine de forma tal que nunca venhamos a dizer "foi pela força de meu braço"; sei o que é ser crente e estar debaixo da autoridade humana errada por esta não ser obediente ao Deus da Escrituras mas sim aos seus pensamentos e anseios e como ainda assim experimentar o Senhorio sobremodo maior sobre nossas vidas e nos guiar por um caminho estreito e não permitir que meu pé resvalasse para as veredas largas e espaçosas que o inimigo sugeria em minha vida; sei o que é falar para muros caiados de branco mais surdos que uma parede e nunca ser percebido e nunca ser aceite mesmo que eu só quisesse que não aceitassem mais do que o que a voz de Deus na Escritura claramente indicava.
Tal como a sociedade do século 20, uma parte substancial da igreja cristã tornou-se tecnologicamente espirituosa e artificial. Não estou a falar das igrejas rudimentares e simples que se mantêm focadas no essencial e no importante da Palavra de Deus. Falo de igrejas onde os seus participantes têm um anseio estranho por novidades e surpresas imprevistas, como as crianças que cheias de brinquedos electrónicos rapidamente anseiam novos e mais caros a cada instante, enquanto seus pais ainda lembram o único brinquedo que os acompanhou em suas infâncias. Não almejam assim pela Palavra de Deus que como meninos deveriam querer, mas por comichão, por insatisfação com Cristo somente, por algo mais que parece lhes faltar...
Este artificialismo do fogo pirotécnico em seus cultos, este sempre ansiar por novos cd's, livros, pregadores, visões, arrepios, suores, euforias equiparam-se ao problema social das sociedades mundanas e nocturnas, gentios que buscam as mesmas coisas... "não será assim convosco" posso ouvir as palavras do meu Mestre. Este buscar em seus próprios corpos por prazeres sensuais, que negam a rigidez e a luta árdua e dificil do verdadeiro cristianismo. Outros, para despertarem "rushes" mais rápidos usam alucinogénicos como os rastas ou os ismaelitas com seus cachimbos.
Mas o que me indigna é o que fazem com Deus pois este Deus dos carismáticos é um simples mecanismo que se consegue manobrar com os "imputs" certos. Não estou a ser maldoso. Um pastor em 1998 explicou-me que a fé era algo como um interruptor que nós tínhamos o poder de o ligar ou desligar as bênçãos do céu. Isto é uma fé tecnológica e uma bênção electrónica!! Que soberania sobra a Deus assim? Este Deus dos carismáticos é um ídolo, um bezerro de ouro feito por mãos humanas, uma aberração.
A tecnologia está refazendo devagar a expressão verdadeira de Deus. Estas mentes não regeneradas estão à escala da esmagadora maioria no presente contra as excepções minoritárias do passado da igreja cristã. Igrejas que hoje batem no peito devido à bonança financeira ou expansão de seus associados. Enquanto antigamente surgiam no meio da igreja aberrações, hoje no meio das aberrações existem os fiéis.
Nestes tempos do celular, do digital, do poder da mão do homem eu mantenho a confiança que Satanás não irá prevalecer contra a igreja do Senhor e que Jesus voltará e achará fé na terra!

3 comentários:

Anónimo disse...

"Estes pretensos dons, ou carismas, são no fundo a cortina de fumo do que realmente os separa da verdadeira fé cristã e são o fruto natural de suas mentes carnais e arminianas" - Onde é que eu já ouvi isto... ah já sei, foi na oração do fariseu qdo apontava para o publicano. Ufa, ainda bem que tu (e todos os calvinistas claro!) não são assim tão heréticos. "separados da verdadeira fé cristã"?! "mentes carnais"?! Deixa-me adivinhar, tu não és de Paulo, nem de Apolo és de Cristo?!
Saudações pentecostais,

Mike

Nuno Pinheiro disse...

Mike, logo depois de nossa conversa tão amigável ao telefone não vou ser "durinho" contigo.

Fico agradado de veres realmente a questão essencial: esse bater no peito, cheio de vanglória do fariseu tão cheio de pretensos dons e talentos; e essa facção tão obstinada com os irmãos que mantêm a mesma doutrina do passado evangélico e que se colocam em bicos de pés dizendo que são como os mais poderosos apóstolos e pregadores, ou mesmo reinvindicando a promessa "fareis sinais maiores que estes" de uma forma comparativa em grau de importância visível com o que o Cristo do povo de Deus alcançou...

Que Deus te abençoe ricamente para que Ele seja engrandecido e louvado.
Nuno

Anónimo disse...

Vou-me manter fiel aos meus princípios: só comento o artigo e não o comentário do comentário! Já agora, como soubeste que era eu???
Mike