O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



sábado, 30 de agosto de 2008

A Santa Igreja do Senhor


Zacarias 2:8
"Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos: Depois da glória ele me enviou às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho."

Como existe a falsa igreja moderna, também existe pela graça de Deus a verdadeira igreja de Cristo como prova da Soberania de Deus em todas as épocas. A Santa Igreja tem unicamente santos na sua membrasia e verdadeiros pastores dados por Cristo à igreja. Estes eleitos do Pai Eterno cuidam com amor da igreja do Senhor, guardando-a do erro e da apóstasia e pecado.

Deus não deixa ninguém escapar ileso entre os que perseguem, atacam, injuriam, negligenciam, entregam e adulteram a sua igreja santa. A estes vemos porém e admiravelmente Deus usar em todas estas coisas porém para testar, preservar e fortalecer a fé dos fiéis.

Foi por esta igreja que Jesus verteu em exclusivo seu precioso sangue e a esta igreja lemos o que Pedro escreveu dizendo "que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver" e "purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro". Somos conduzidos pelo Espírito Santo não a uma loucura de emocionalismo, mas a uma obediência à verdade de Deus para que o amor que temos da parte de Deus não seja uma anedota dominical, mas uma realidade eterna em todas as situações.

Pedro também diz "sede santos, porque Eu (o Senhor) sou santo" e devemos notar que a igreja do Senhor é o que é porque o Senhor a faz ser. Agora predomina a mentalidade anabaptista que é individualista e não compreende a mente do Senhor e julga que o crente é santo à parte da igreja do Senhor. O crente só é santo porque faz parte de um povo especial que foi chamado pelo Senhor, e a sua santidade é no sentido da igreja, como a igreja é no sentido do Senhor.

A Santa Igreja do Senhor é um vaso nas mãos de Deus, bem cuidado e com um precioso tesouro dentro de si. Não há igreja sem o tesouro, não há igreja sem o candelabro aceso. Quão triste é vermos hoje igrejas se enchendo de tudo o que tem potência mas carece de verdadeiro poder: é música, é micro em salas de 50m2, é amplificador, é projector, é grupo de louvor, é banda com cd, é pregador que grita mas que nada tem para dizer. O Senhor retira o candelabro das igrejas que não têm o seu prazer na Lei do Senhor e nela meditam de dia e de noite, buscando reformar o culto e a pregação pelo princípio regulador (Escrituras).

Enquanto Paulo dizia "trazei-me os livros" estes falsos apóstolos da pós-modernidade exaltam sua falsa espiritualidade dizendo "a letra mata" para disfarçar mentes preguiçosas que não preparam o maná para o povo de Deus!

A Santa Igreja é uma igreja sempre em Reforma, não se conformando com o mundo presente mas reformando-se pela Palavra de Deus. Aqui mais uma vez a palavra é dirigida à Igreja e não ao crente individualista dos carnais anabaptistas. Tudo isto amplifica ainda mais a responsabilidade de cada indivíduo ao invés de o tornar passivo como acusam os opositores da igreja tantas vezes. Temos de ser santos por ser essa a nossa identidade corporativa em Cristo, pois somos dele e para ele e nada a não ser ele nos importa, mesmo que muitos chamem geladeira e a queiram aquecer com carnalidades e sensualidades mundanas para a suportar.

A Santa Igreja do Senhor ferve de prazer ao ouvir a Palavra do Senhor ser pregada pelo poder do Espírito de Deus! A Santa Congregação é apaixonada pela voz do seu amado e tudo o que se interpõe é para ela intolerável! O zelo pela casa do Senhor consome a Igreja pois ela não quer que o Senhor passe ao lado dela, mas que a habite por longos dias!!!

--------------------------------------------------------------------------------------------
Confissão Belga:
Artigo 27 - "Esta santa igreja também não está situada, fixada ou limitada em certo lugar, ou ligada a certas pessoas, mas ela está espalhada e dispersa pelo mundo inteiro. Contudo, está integrada e unida, de coração e vontade, no mesmo Espírito, pelo poder da fé"
Artigo 29 - "Cremos que se deve discernir diligentemente e com muito cuidado, pela Palavra de Deus, qual é a verdadeira igreja, visto que todas as seitas, que atualmente existem no mundo, se chamam igreja, mas sem razão. Não falamos aqui dos hipócritas que, na igreja, se acham entre os sinceros fiéis; contudo, não pertencem à igreja, embora sejam membros dela. Mas queremos dizer que se deve distinguir o corpo e a comunhão da verdadeira igreja, de todas as seitas que se dizem igreja. (...)As marcas para conhecer a verdadeira igreja são estas: ela mantém a pura pregação do Evangelho, a pura administração dos sacramentos como Cristo os instituiu, e o exercício da disciplina eclesiástica para castigar os pecados. Em resumo: ela se orienta segundo a pura Palavra de Deus, rejeitando todo o contrário a esta Palavra e reconhecendo Jesus Cristo como o único Cabeça. Assim, com certeza, se pode conhecer a verdadeira igreja; e a ninguém convém separar-se dela.
É fácil conhecer estas duas igrejas e distingui-las uma da outra."
-------------------------------------------------------------------------------------------
Confissão Escocesa (John Knox):
Cap.16 - "(...)Fora dessa Igreja não há nem vida nem felicidade eterna. Portanto, detestamos completamente a blasfêmia dos que sustentam que os homens que vivem segundo à equidade e a justiça serão salvos, não importando que religião professem. Pois, visto que sem Cristo não há vida nem salvação, ninguém terá parte nesta senão aquele que o Pai deu ao seu Filho, Jesus Cristo, e aqueles que no tempo oportuno a ele vierem, confessarem a sua doutrina e nele crerem (incluímos as crianças de pais crentes). Essa Igreja é invisível, conhecida só de Deus - que é o único a conhecer os que ele escolheu - e compreende, como já ficou dito, tanto os escolhidos que já partiram, e é chamada geralmente a “Igreja Triunfante”, como os que ainda vivem e lutam contra o pecado e Satanás, e os que viverem daqui por diante."

1 comentário:

Anónimo disse...

ola o me nome e luis e regrecei a portugal e gostaria imenso de poder comunicar com crentes pois nao conheco ninguem por estas partes. se lhe for possivel mande-me um email ra que eu possa entrar em contacto consigo afim de lhe perguntar algumas perguntas, isto se nao se importar. o meu email = lgomes_gomes@yahoo.co.uk obrigado pela sua ajuda.