O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



terça-feira, 12 de agosto de 2008

Doutrina Viva e Doutrinas Que Matam


Lucas 4:32
'E admiravam a sua doutrina porque a sua palavra era com autoridade.'

Cristo tem a Sua doutrina. Deus é a própria essência e sentido de toda a doutrina. Então quando um cristão cheio de si próprio se exibe como super-espiritual desprezando a doutrina, ele não está a fazer nada mais do que a rejeitar o próprio Deus que é a fonte da doutrina.

Mas contudo há doutrina e há doutrinas. Coloco doutrina no singular apenas para reforçar aquela luz única que em todos os seus espectros de distintas cores revelam a composição da sua origem e natureza - essa é a verdadeira doutrina, que 'habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno' (1 Tm 6:16).

Jesus disse que era a luz do mundo, Ele é aquele que é lâmpada para os pés do crente luz para o seu caminho. Quem segue Jesus não andará em trevas mas terá a luz da vida. Ou ainda como Isaías profetizou de Jesus dizendo, 'O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz' (Is 9:2).

Mas quando João escreveu que 'a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más' acrescentando depois que 'a luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai' parece estar a referir-se ao aviso de Deus que o povo perece por falta do conhecimento d'Ele como o único e verdadeiro Deus vivo.

O encontro com a doutrina de Deus é o encontro gracioso dos filhos da luz com o Pai das luzes.

Então quais as doutrinas que matam? Ora, à luz do que entendo e acabei de escrever, creio que todas as doutrinas e sem excepção de nenhuma delas que não têm origem em Deus e não revelam a natureza divina.

E agora podemos ver que a luz não aparece por esforço das trevas, por escolha e poder nas trevas. A luz tem de vir ao encontro das trevas de uma forma soberana e nenhuma porção de trevas pode resistir ao poder da luz. Assim, é Deus: Soberano em glória e majestade! Assim é a sua salvação!

Um exemplo de uma doutrina mortal é quando se diz que Deus fala connosco de muitas maneiras e não exclusivamente através da Bíblia. Resultado: uma porção de gente não querendo fazer o esforço tremendo de estudar arduamente as Sagradas Escrituras pois a caminho do trabalho numa situação ou até através da boca de um ímpio ele espera ouvir o recado de Deus.

Outro exemplo flagrante é quando colocamos Deus no plano dos nossos sentidos ou dizendo de outra forma tornamo-nos sensuais. Tantos hoje acham que experiência com Deus é sentir Deus e sentir de uma forma mística a presença de Deus num calafrio, numa sensação na barriga, numa emoção que coloca aquela criatura em espasmos incontroláveis ou com visões 'espirituais', etc. Resultado: uma porção de gente sem vida genuína, sem segurança e temperança, sem regularidade nem perseverança, sem carácter que revele a sua força no dia da angústia e tribulação. Paulo ao Romanos disse 'esperança na alegria, paciência na tribulação e perseverança na oração'.

Coloca Deus no centro das Escrituras e busca a Sua glória na Palavra e verás a Sua luz nas Escrituras.

Sem comentários: