O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



terça-feira, 19 de agosto de 2008

O Ridículo Exposto por Cristo


Mateus 6:7
"E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos"

O maravilhoso acerca da Sagrada Escritura é que ela é intemporal e sempre actual, pois ela é divinamente inspirada e assim em qualquer tempo ou cultura é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir e para instruir em justiça. No tempo de Jesus essa espada de dois gumes atingia mortalmente uma classe de religiosos super-orgulhosa que buscava impressionar os outros pela sua longa oração supérflua e sem verdadeiro sentido de adoração e humilhação. Seja em palavras ou em palrar sem sentido o aviso sério é de não usarmos de vãs repetições ou seremos achados por gentios ou incrédulos e estranhos em vez de povo de Deus.

Eu fico imaginando como seria estúpido se eu tivesse um amigo que cada vez que se dirigisse a mim começasse a gritar e a pular e a cantar (talvez até acharia piada à primeira vez e aos primeiros dois ou três minutos). Se cada vez que nós chegássemos à igreja que é o corpo de Cristo começássemos a cumprimentar uns aos outros com saltos e brados de vitória: "Ó como eu te amo meu irmão!! Seu mais do que vencedor!!" e a gritaria na rua se visse um irmão, "ó filho do Altíssimo, herdeiro das promessas da vida eterna"... Enfim, para piorar as coisas podia ainda imaginar que se o irmão estivesse com outro fulano descrente, "que parte tens tu com o ímpio, que é herdeiro do juízo e da ira de Deus? Vem cá mas é ao teu irmão e dá cá um ósculo santo!"

Ridículo? Eu acho muito menos ridículo do que a asneirada que se vê em tanta igrejinha pagã cujo o Deus é o dinheiro e a tolice, pois pelo menos assim esse ridículo quadro seria coerente.

É incrível que depois de 500 anos a batalharmos contra as vãs repetições dos papistas venham agora de dentro os papagaios cheios de espíritos estranhos recalcando o erro de vãs repetições!

Poderia acrescentar que vã é o que não acrescenta valia alguma nem a Deus nem ao irmão, ok?

Sem comentários: