O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Cacos Não Satisfazem


Isaías 30:14
"E ele o quebrará como se quebra o vaso do oleiro e, quebrando-o, não se compadecerá; de modo que não se achará entre os seus pedaços um caco para tomar fogo do lar, ou tirar água da poça."

Durante muito tempo tive de ouvir alguns que diziam-me que eu sonhava muito alto e no meu sonho criara uma utopia acerca de uma Igreja perfeita que não existe na terra. Em certo ponto esta afirmação está correcta, contudo não no teor da minha própria motivação. Não busquei nunca uma igreja que tivesse gente perfeita, porque ao contrário de muitos nunca busquei a igreja pelos homens e mulheres que lá se encontravam mas pela presença de Deus que nos congrega a todos os que cremos ao seu redor. Nunca busquei uma utopia, pois o que meu coração almejava e pelo que ardia era algo que eu sabia com uma certeza inabalável e apesar dos sobressaltos da jornada era o próprio Deus que avivava em mim essa chama que me fazia buscar...

O que dizer então? Encontrei algo de incomparável valor? Sim, encontrei. Encontrei nesta terra um vaso nas mãos do oleiro que não está em cacos nem permanece partido. Encontrei um lugar que ama e anuncia todo o conselho de Deus - a Sua Verdade - e não se contenta com um caco dela misturado com escória!

Se lermos com atenção este capítulo 30 de Isaías vemos nos versos que antecedem o exposto acima que os que são feitos em cacos dizem "Não profetizeis para nós o que é recto; dizei-nos coisas aprazíveis, e vede para nós enganos" e não amam a verdade nem podem ter de facto o Espírito da Verdade que Cristo prometeu à Sua igreja.

A igreja do Senhor não é aquela que tem um ou mais cacos da verdade. A igreja pela qual o Senhor se deu e derramou seu precioso sangue por ela é uma igreja que não terá trapos mas vestes, não será cacos mas vaso novo nas mãos do oleiro que cuidadosa e amorosamente lhe vai dando a forma que determinou.

A igreja local tem que desejar ouvir Deus, mesmo que por vezes essa verdade nos faça doer o coração, mesmo que essa verdade nos deixe sem compreensão, pois é essa mesma verdade que nos cura e nos esclarece.

Os cacos nunca me satisfizeram e graças a Deus por isso, pois não se pode beber por um caco de modo a sermos saciados de nossa sede pelo Deus Vivo e único Deus verdadeiro.

Sem comentários: