O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Uma Igreja Histórica Cheia de Vida

Pela primeira vez na minha vida e depois de 10 anos de crente evangélico, tive o prazer de celebrar a quadra natalícia com Hinos tradicionais e o Culto focalizado no nascimento do nosso bom Senhor Jesus Cristo.
Fiquei pensativo ao me lembrar de bons irmãos amigos que têm um certo pavor a uma liturgia tradicional... um pouco como aquela expressão "como o diabo foge da cruz".
Fui visitar uma igreja do presbitério e um irmão já bem avançado na idade, me encheu com as suas palavras cheias de vitalidade e esperança. Irmãos como estes, que para muitos já são só peso, são uma mais valia indispensável na igreja e até na sociedade. Toda a experiência com Deus que nos poderão encher de confiança no Senhor nosso Deus, não pode ser encontrada nos jovens entusiastas mas sem marcas e cicatrizes para a glória de Deus.
Muitos movimentos modernos de fé cristã desprezam o legado que lhes foi deixado com tanto sacrifício. A Bíblia dá uma mensagem clara a como todos são preciosos e indispensáveis no corpo de Cristo, inclusivé estes verdadeiros pais a quem devemos honra por mandamento mosaico.
Quantas vezes foi uma criança levada à igreja por uma vizinha, uma amiga, uma parente idosa que insistentemente levou semana após semana a aprender sobre o verdadeiro Deus numa igreja simples? Mais tarde poderá ser que esta criança se torne uma ingrata adulta que tem alergia à tradicional maneira de ser igreja... quem sabe se muitos dos fundadores de movimentos modernos não têm uma história similar?
Uma igreja que se mantém apegada à fé tradicional e ao amor tradicional é uma igreja cheia de vida. O cuidado a ter é manter a igreja com os seus membros bem nutridos na boa e sã doutrina da Palavra Escrita de nosso Deus!
Uma igreja cheia de vida é uma igreja cheia e abundante no conhecimento e na graça do nosso Senhor Jesus Cristo e não uma igreja com um determinado percentual de membros jovens, ou uma taxa de crescimento anual de x...
Neste natal que os palácios de algumas igrejas se lembrem que foi numa estrebaria que os homens avisados por Deus poderam encontrar o menino Jesus. Neste natal que possam lembrar-se que foi numa rude cruz que o Senhor alcançou a vitória e a salvação dos pecados do Seu povo e não num palácio com mesa posta com ouro e prata. Neste natal que todos possamos pensar em como Deus usou o bem e o mal dos homens para cumprir cada uma das profecias sobre o nascimento do seu Filho Amado.
Feliz Natal

1 comentário:

Anónimo disse...

Natal só com JESUS!

É maravilhoso quando celebramos a vinda do Messias, o Emanuel. A mensagem do Natal traz-nos tantas coisas à memória, promessa cumprida, Amor verdadeiro, salvação, promessa de vida eterna, vidas transformadas, enfim...
Louvado seja Deus!

Chamem-me antiquado, mas celebrar o Natal de Jesus ao som dos belos e antigos hinos de Natal, tem outro "sabor".

São músicas que nos ajudam a louvar a Deus, elevam-nos a alma.

ML