"Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro." 1 João 4:19
"Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." Romanos 5:8
Há quem entenda que João está a querer dizer que nós amamos Deus ao tomarmos conhecimento do Seu amor por nós. O segundo versículo foi escrito por Paulo à igreja de Roma, e mostra-nos como o amor de Deus foi um acto sacrificial do mais elevado que poderia haver: o Seu Unigénito foi morto sendo ainda nós pecadores. Esta prova do amor de Deus veio antes de nós o amarmos pois é o amor de Deus por nós e já em nós que resulta num amor nosso a Ele.
É claro que se "não há quem busque a Deus" e há uma igreja na terra, logicamente Deus tem buscado alguns para si. Nós o amamos porque o Seu amor está em nós, a Sua graça nos alcançou por que Ele nos amou primeiro.
Deus nos amou primeiro, não é só o primeiro a amar mas também o único amor verdadeiro que existe. Se quem ama é de Deus é porque este amor não é um amor humano, uma simpatia, uma acção humana, um sentimento humano. Este amor não é nosso de origem, este amor procede de Deus. Se entendermos toda a largura, altura e comprimento desse amor, sabemos que somos devedores porque temos algo em nós que não é de nossa procedência, não são trapos de imundicia, mas vestes esplêndidas e alvas vindas do céu para um povo que Deus amou primeiro!
1 comentário:
Gostei. Particularmente daquilo que escreveu:
"É claro que se "não há quem busque a Deus" e há uma igreja na terra, logicamente Deus tem buscado alguns para si. Nós o amamos porque o Seu amor está em nós, a Sua graça nos alcançou por que Ele nos amou primeiro."
Só a graça!
Em Cristo,
Pr. ML
Enviar um comentário