O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



sábado, 8 de março de 2008

A "Igreja" Moderna e seus Arraiais


Lá estou eu com uns títulos um pouco agressivos... Mas o que se vai fazer? Passou o Carnaval e vem aí a Páscoa, acho que posso falar um pouquinho do conceito de festa na igreja. Chamo a atenção dos mais sensíveis que o que eu escrevo aqui é muito circunstancial e susceptível de erro e correcção. Aliás, prezo muito se alguém me ajudar a entender um erro meu - chamarei a tal de amigo!

Mas o que vou falar é de um Carnaval semanal ocorrido em muitas igrejas que não são mais pelos padrões históricos consideradas "evangélicas". São clubes da alegria e da festança, que as pessoas encontram um ambiente amigável e refrescante. Não tenho nada contra iniciativas que ajudem as pessoas a se sentirem bem, não é isso o motivo do meu agressivo título. O que me mói é chamarem a isso de "igreja" e aos líderes de "pastores".

Eu também gosto de estar em casa e assistir a um bom "talk-show". No natal fui ao circo do meu trabalho. Vou com a minha família ao Oceanário e ao Zoo. No verão vamos à praia e piscinas. Gostamos de feiras e carrinhos de choque. Não é nada contra o rir e bem estar.

O problema é haverem pessoas distorcendo o que faz da Igreja um lugar especial. Essas pessoas estarem a viver às custas de uma deturpação e de uma mentira. Dizem alguns desses iluminados, "que mal faz as pessoas se divertirem na igreja?" ou "os tempos mudaram e a igreja precisa acompanhar (com entretenimento) os tempos", etc.

Eu hoje assistia ao programa do Parlamento da República Portuguesa e me perguntei, "onde estão os grafites em vez dos frescos, o Techno em vez do Hino Nacional, e a bagunça e desordem em vez da reverência e respeito"?

Será que esses pretensos líderes evangélicos diriam "ah, mas isso é um lugar de grandes importâncias" sem reconhecerem o Rei dos reis e Senhor dos senhores?

Quanto a mim, entraria mais "à vontade" na presença de um rei do que na presença do meu Deus! É lá que eu ouço a Palavra de Deus ser pregada com fidelidade! É lá no meio da congregação que Deus habita! Ali encontro os meus irmãos que estão já com vestes alvas como a neve dadas por Cristo! É ali que há um pronúncio das bodas do Cordeiro! É ali que nos vemos todos como iguais, sem rico nem pobre, sem sábio nem louco... todos pecadores redimidos pelo sangue de Cristo! Todos procurando, nesse dia tão particular, sermos para Ele e não para nosso prazer.

Sem comentários: