O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



quinta-feira, 27 de março de 2008

A Fé e a Prática

David era um homem de fé. A Bíblia até declara-o como um homem segundo o coração de Deus. Até sua bisavó era um exemplo tão grande de fé que é uma das poucas mulheres exaltadas pelo Antigo Testamento, mesmo sendo ela uma estrangeira.
A questão que eu quero realçar não é a fé em si mesma, mas o objecto da fé de David. Se a fé de David estivesse alicerçada em uma mentira, quanto valeria? Como podemos entender a fé genuína e diferenciá-la da fé vazia, se não for pelos resultados produzidos.


Reparemos que se David estivesse com uma fé em algo que só a sua imaginação a explicasse, que diríamos de um rapaz imaturo que avança num campo de batalha contra um forte soldado, bem armado e cruel q.b.? Ainda por cima levando na mão apenas uma funda e algumas pedras... Eu diria, se fosse amigo meu, que era um tolo. Nunca o deixaria avançar para o campo de batalha para ser moído e ferido de morte.


A diferença é que David não é como muitos de nós que hoje declaramos todo o tipo de sentenças, afirmamos tanto sobre Deus e sobre o mundo, sem saber realmente que se tivéssemos de avançar em direcção ao gigante com a nossa fé na mão, calaríamos as nossas bocas.


A fé de David era num Deus Verdadeiro, Santo, Poderoso. Por isso a sua iniciativa não deu tragédia. Ele avançou como testemunha (mártir) da verdadeira fé. Por isso ele venceu! Ele não foi incoerente entre o que dizia e o que seus actos mostravam. Ele não é como os falsários que se dizem de Cristo e apregoam um amor ao dinheiro. Ele não servia com os lábios a Cristo e com suas mãos a Mamon. Ele não se pôs em bicos de pés, buscando títulos de "apóstolo", "bispo", "papa", "profeta", "ungido", mas pôs os pés a marchar contra a blasfémia e afronta que o gigante do mundo ímpio levantava audaz contra o Único e Verdadeiro Deus!

Sem comentários: