O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



quinta-feira, 27 de março de 2008

Entendendo as Escrituras Sagradas

Pela manhã pude continuar a encontrar matéria valiosa no livro de Jonathan Edwards, "Genuína Experiência Espiritual". Quanto à forma como alguns tratam a Bíblia, tratando-a por "tu" e "eu", isto é, a forma como fazem de um texto o que lhes agrada diz o autor que "é um erro atribuir um novo significado à Escritura, o qual a própria Escritura condena em Provérbios 30:6 "Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso".

Há quem achegue a si as palavras que Deus dirigiu a alguém em algum tempo e em algum lugar... Lembra isto alguma coisa? Pois é verdade que hoje todos ouviram falar destas formas de "ouvir" Deus e assim entender que é o Espírito que lhes está revelando algo. Jonathan Edwards denúncia este erro "pentecostal" há 300 anos atrás!!!

Ele acrescenta que ouvir Deus é entender realmente o que Deus verdadeiramente falou em seu contexto verdadeiro e a isso Jonathan Edwards chama de conhecimento espiritual.

Ora cá vai um exemplo de boa exegese dada pelo Senhor:

Em Provérbios 30:4 está escrito assim:
"Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas numa roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome? E qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?"

Em João 3:13 lemos que Jesus responde assim:
"Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem."
A Escritura interpreta-se pela Escritura. A Bíblia tem as respostas e indica o caminho. O Espírito aplica as verdades aos corações dos homens.

Sem comentários: