O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Quando Eu Queria Agradar o Mundo


Existem duas formas de encarar a adoração e o culto a Deus: a)aquela que tem como fim o alcance dos perdidos e por isso a resposta dos incrédulos é importante; b)aquela que tem como fim supremo e único glorificar a Deus e gozá-lo para sempre e por isso a Sua instrução contida na Palavra de Deus é só o que importa.

Lembro-me de ler como o gospel afro-americano era admirado por todos aqueles que haviam deixado a tradição de seus pais de frequentarem a igreja aos Domingos, e pensar comigo mesmo "lá está um bom testemunho de que a tradição mata mas o espírito edifica". Lembro-me de tempos em que olhava para a inovação do dia e pensava "isto é o que o mundo quer e não tem por causa dos tradicionais que tal quais fariseus agarram-se às formas e aos hábitos antigos desprovidos de vida e de contexto".

Lembro-me de um professor falar com jactância que alguns viam a fé por uma janelinha, enquanto outros viam a fé sem limites e tornavam as suas mensagens carregadas de significado para as gerações de hoje. Claro que esta era uma forte acusação aos Confessionais. No entanto a forma "sem limites" da fé que advogava tal "mestre" só tem resultado em vergonha ao nome santo de Jesus Cristo, e por causa destes o nome do Senhor é blasfemado nos quatro cantos do mundo. As igrejas estão cheias de egípcios, assírios, babilónicos, gregos e romanos. As igrejas abarrotam de gente que dizem "Senhor, Senhor" e não fazem o que Deus manda. As igrejas estão cheias de gente que Jesus nunca conheceu e logo nunca as converteu!

Será que o arminianismo é a forma viva da fé ao passo que o calvinismo é a forma congelada de uma verdade que só esteve viva no período da reforma do século 16? Será que os adversários da igreja têm tido sucesso ao implementar as suas impressões sobre o cristianismo, levando a Religião de Cristo a tornar-se um camaleão indefinido em cada novo tempo e cultura?

Quando eu queria agradar o mundo, para o ganhar para Cristo, tudo eu justificava, tudo eu suportava, tudo eu admitia com vista a um bem mais alto e a uma causa mais justa. Quando eu queria agradar o mundo eu realmente estava de um modo muito particular desagradando a Deus. Creio que a correcção paterna foi o que me trouxe degrau a degrau à fé cristã genuína - a fé segundo as Escrituras!

Hoje poucos sabes o que Calvino queria dizer com "a forma de adoração e culto a Deus é mais importante do que a salvação das almas". Ninguém hoje sabe nem ouviu falar de Princípio Regulador nos círculos "main-stream" evangélicos, e mesmo no meio reformado parece que é algo teorético (uma mistura entre teórico e herético, uma vez que não passa à prática). Quando é que o povo acorda para a realidade que sem verdadeira adoração não existe verdadeira conversão? Daí a primeira ser mais importante do que a segunda, daí a primeira ser fundamental. A forma como Deus escreveu com seu próprio punho os 10 mandamentos, começando com um rigoroso e exigente apelo ao cuidado como Deus é adorado, é prova da indesmentível e vital importância do Princípio Regulador para todas as gerações de cristãos em qualquer contexto ou cultura!

Existe um princípio que nunca deve ser negligenciado: qualquer meio ou modo como cultuamos a Deus deve estar claramente expresso nas Escrituras Sagradas, para evitar que Deus seja adorado por invenções ou imaginações humanas nem por sugestões de Satanás! Deve existir uma clara distinção entre culto e entretenimento nas igrejas que são do Senhor, nas que são a verdadeira igreja. As igrejas do Senhor cultuam-No e as Sinagogas de Satanás entretêm-se.

Sabemos que o mundo só quer o louvor do homem e devemos preocuparmo-nos quando este louva a igreja ao invés de persegui-la.

1 comentário:

Célio R. disse...

MUITO BOM ESTE TEXTO VOU COPIA-LO PARA MEU BLOG...EXCENTE...