O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



sábado, 3 de janeiro de 2009

A Bíblia é Hiper Calvinista ou Calvino é Hiper Bíblico?


No sentido teológico do termo, o Hiper-Calvinismo é uma heresia que surge por um descuido equilibrado da doutrina de Deus. Sem dúvida que quando um erro nos faz romper com certas verdades da Bíblia, nos leva a cometer maiores e piores erros.

Contudo, gostaria de começar o ano desejando a todos um Hiper-Cristianismo! Um Ultra-Cristianismo! Um Mega-Cristianismo!

Um ano em que a Bíblia tenha o domínio sobre a mente de todos os que se chamam pelo nome do Senhor. Um ano em que as heresias denominacionais possam cair por terra. Em que os ídolos possam ser arrancados dos corações. Em que o misticismo seja trocado por uma revelação fresca vinda directamente de Deus (Bíblia).

E se ser bíblico nestes dias é equivalente a ser Hiper, Ultra, Mega calvinista que eu seja um dos que tem uma Hiper, Ultra e Mega paixão por cada palavra do nosso Senhor que eu oiço no meu coração como correntes de águas vivas, cada vez que leio as Sagradas Letras.

Será que Calvino era calvinista? Claro que não. Ele era bíblico e suportou alcunhas bem piores dos hereges romanos. Calvino era alguém que se aniquilou de tal maneira a ponto de só referir a Bíblia como ela é! Isto é o seu exemplo! A Bíblia é um livro que no seu amplo entendimento foi resgatada pelos reformadores entre os quais o injuriado Calvino. Sou tão hiper-calvinista, quanto hiper-luteranista, ou hiper-agostianista.

Homens para quê? Simplesmente têm o apreço de todos os fiéis pelo exemplo de fé que nos foram. Queriam que eu fosse o quê? Hiper-Grahamista? Hiper-Hinnista? Hiper-Papista?

Agora a sério e deixando a loucura das palavras: nada somos a não ser uns pobres pecadores que Deus poderosamente e unilateralmente resgatou pela morte do Seu amado Filho antes da fundação do mundo.

A Bíblia é Hiper-Cristo, a Palavra Viva. E Calvino apenas um fiel servo que nos deixou uma tremenda responsabilidade por herança.

Soli Deo Glória!!

1 comentário:

Pastor Manuel Luzia (Ministro Presbiteriano) disse...

Amado Nuno,

Gostei deste seu post, de facto João Calvino não era calvinista mas sim um cristão que amava a Palavra de Deus, alguém que na soberania de Deus foi usado para "sacudir" a Igreja e fazê-la olhar para a Escritura duma forma simples e fiel.

Neste "jogo" de palavras, também não me importo dos rotulos que muitas vezes são colocados naqueles que, ainda que de forma imperfeita, procuram pela graça de Deus serem achados fieis. Se ser hiper calvinista é amar a Palavra, reconhecer a Soberania do Senhor em tudo - então também sou.
Soli Deo Glória!
ML