O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



terça-feira, 13 de novembro de 2007

O Pecado de Ser Cristão Tradicional

"perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas" Jeremias 6:16

Nestes tempos da pós-modernidade, tempos que entraram no tempo da igreja do tempo presente, um irmão olha para outro irmão... de alto para baixo. Perguntas como "és renovado?" ou "estás na visão?" tornaram-se mais importantes do que a simplicidade de Cristo numa vida pia de arrependimento, humildade, oração, meditação profunda na Palavra de Deus e santidade com fruto perfeito do Espírito Santo.
Perguntas que deveriam ser orações pelos irmãos pois o amor não suspeita mal. E questionar a fé de um crente com um motivo único de justificar a si mesmo tal qual o fermento que tem operado em todo o fariseu que busca se gloriar nas suas obras vãs.
Temo por algo mais grave, que quando alguém teme as veredas antigas e quer andar em novidades (não em novidade de vida), está a evitar o silêncio de seu quarto onde o Deus Eterno observa atento e nos dá a bênção em secreto relacionamento.
E atrevo-me a considerar que tal como foi feito com Estevão, muitos rangendo os dentes procuram matar a voz de Deus nos corações dos seus amados e cheios de medo de se encontrarem frente a frente com o Deus que instituiu a igreja que muitos loucos procuram evitar a instituição do modelo de adoração e de culto indicado pelo mesmo Deus que dizem seguir.
Não fora a misericórdia e todos seríamos consumidos, mas ai dos que tocam na menina dos olhos de Deus. A Bíblia já nos deu muitos e variados exemplos de como se acende a ira do Soberano Senhor Deus contra os que tentam alterar os seus estatutos e as suas determinações para a Sua Casa.

Mesmo que muitos pensem que é um pecado ser tradicional, porque o mundo já não é o que era eu me regozijo a cada dia mais ao descobrir na simplicidade e na obediência ao Senhor do culto que é o mesmo ontem, hoje e eternamente.

Amigo, se julgas que Deus vai entrar pela congregação a dentro pela frenética música e pelos prazeres sensuais do som, da dança, do ritmo, da alegria em se alegrar... estás enganado! Deus busca em toda a terra corações que o adorem em Espírito e em Verdade. A Palavra de Deus é o nosso gozo, no arrependimento e no coração contrito está o verdadeiro regozijo.
Quero anunciar ao mundo a alegria de poder crescer no conhecimento do Senhor Jesus Cristo como não encontro paralelo no passado, pois "os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar." Isaías 58:12

1 comentário:

Anónimo disse...

Irmão,

No meu tempo de militar era costume dizer-se: "a velhice é um posto". Isto para reconhecer alguma maturidade e respeito aos mais antigos na vida militar. Mal comparado, mas é isso, parece que há muita gente com tremendos receios de andar pelas veredas antigas, porém é a Palavra que diz que a Igreja andava no ensinamento dos Apóstolos, quer isto dizer que hoje a Igreja precisa andar nesses mesmos ensinamentos - precisa ser firme e fiel à Palavra, e não ir atrás de todo o vento de doutrina. É novidade? Deve ser bom, e vá de experimentar.

Deus nos livre de procurarmos "novidades" em vez de andar em novidade de vida e apegados às antigas doutrinas da graça.

Um abraço meu Irmão.

Pr. Luzia