O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



quarta-feira, 28 de novembro de 2007

IGREJA HÍBRIDA

Quando me converti em 1997, procurei conselhos de um primo que era Pastor aposentado da Igreja do Nazareno que eu bem conhecia sua integridade e testemunho precioso.

Ele disse-me que procurasse uma igreja que pregasse o Evangelho em toda a sua largura, comprimento e profundidade, mas que também vivesse o que pregava.

Na altura senti-me perdido, mas tem sido uma ajuda preciosa em encruzilhadas meditar nessas palavras.

A Igreja Evangélica actualmente está doente e carente de arrependimento. É uma igreja híbrida, com muita mistura de verdade e de erro, de graça e de negócio, de crentes genuínos e de pretensos crentes... O inferno está abrindo sua boca para tragar tantas almas enganadas em fileiras de bancos de igrejas animadas, aparentemente crentes no Senhor Jesus (João 2:23) mas aos quais Jesus não se confia (João 2:24).

Arrependimento do pecado de não crerem na Palavra de Deus, mas antes de a manipularem a seu bel-prazer. Pecado maior do que crer num deus imaginário ou seja num ídolo é pregar o erro - e que juizo muito maior receberá aquele que prega e conduz os outros ao erro e perdição eterna.

Se sem arrependimento ninguém se pode apropriar de Cristo, se sem santidade ninguém verá a Deus, porquê ser condescendentes e tolerantes com doutrinas e práticas estranhas à Escritura? Se algum amor temos por essas pessoas, então o indicado será avisá-las do perigo, mesmo que sejamos desprezados e vexados por isso.

"Um espírito indiferente entre a verdade e o erro, bem e mal, pode ser chamado caridoso e manso, mas não é agradável a Cristo. Nosso Salvador subjuga esta amável recomendação ao seu severo aviso ameaçador, para tornar o conselho mais eficaz" (Mathew Henry).

Pode ser que hoje o cristão não seja mais ensinado a viver para Cristo e sim o ensinem que Cristo vive para ele, ensinam como se fosse vindo de Deus que o cristão se deve tornar um íman de riquezas quando Cristo ensina a não colocarmos o nosso coração nelas ou que é mais fácil passar um camelo no buraco de uma agulha do que um rico no Reino dos céus.
É bom que não seja tido por consensual o entender por parte de alguns miúpes que precisam de lavar seus olhos com colírio (Apocalipse 3:18), que tratam de apresentar o Senhor Deus Soberano da terra e dos céus como que de um autómato se trate. Para estes, que queira Deus já não se encontrem desqualificados, Deus é um reagente e não um Regente...

Sem comentários: