O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

John Knox, e a Vondade de Deus Para com os Pecadores (III)


Afirmação Anabaptista 3:
'Deus não deseja a morte de nenhuma criatura'


Resposta de Knox:
'O profeta não disse 'Eu não quero a morte de nenhuma criatura' mas disse 'Eu não quero a morte do pecador'[xi] 'Que Deus não se deleitava, nem queria a morte do ímpio. Mas de qual ímpio? Daquele, certamente, que verdadeiramente se arrepende, nessa sua morte, Deus não quis, nem nunca quererá se deleitar. Mas Ele deleitou-se em ser conhecido por um Deus que mostrou misericórdia, graça e favor aos tais que eficazmente chamou para o mesmo, apesar de quão gravosas possam ter sido as suas ofensas anteriormente. Mas aos tais que continuam obstinados na sua impiedade, não têm a porção destas promessas. Porque a esses Deus matará, a esses Deus destruirá, e a esses Deus confiará, pelo poder da Sua Palavra, no fogo que nunca se apagará.'[xii]
xi Knox J. `On Predestination' Knox Works Vol. 5 SWRB Edmonton N.D. p.408
xii ibid. p.410
Traduzido do site da Evangelical Presbyterian Church (Austrália), http://www.epc.org.au//doctrinal/john-knox-and-gods-will-concerning-sinners.html

3 comentários:

Daniel M.S. disse...

Eu imagino as tuas lutas neste momento. Mas é isso aí. Vida de seminarista. Quando tudo isso acabar,você vai sentir falta da reflexão e tempo para ler. Se você for pastor outras "leituras'vão surgir.

Um abraço forte e reformado

Nuno Pinheiro disse...

Querido pastor,

sei que pode ter ficado com a impressão errada das "minhas lutas" pois as verdadeiras lutas que enfrento vêm do dia em que conheci Jesus Cristo.

Minha luta não é com teologias ou posições doutrinárias ambíguas, como quem busca uma identidade ou até mesmo uma definição para a vida futura. Minha busca não é de seminarista, nem é algo fugaz e temporal. Minha luta nunca vai ter fim nesta terra, pois eu sei qual foi o chamado de Cristo sobre minha vida.

Minha "vida de seminarista" é feita atafulhadamente entre o meu trabalho num emprego sem horário, minha família que fica de mim privada, meus projectos numa rádio, minha igreja que busco honrar e ser fiel, minhas traduções que acumulam a cada dia e meus pais e irmãos que eu não vejo...

A pressão a que estou sujeito desde que me propus a examinar o meu chamado, não me deixa outra certeza que não seja que estarei preparado muito acima do que hoje posso imaginar para alcançar os exigentes requisitos que um ministro tem de Deus sobre sua vida.

Se eu for pastor um dia, talvez tenha que recusar vez após vez, dia após dia a pressão e tentação de vir a sucumbir à atratividade de agradar aos que me escutam e ser verdadeiramente alguém disposto a sofrer pela causa de Cristo, como não resta alternativa a quem abraça esse compromisso com Deus.

No entanto, só uma coisa me anima: é saber que é Ele quem capacita e apesar do homem Ele faz a obra.

Obrigado pela oportunidade que me deu de refletir um pouco e abrir meu coração.

Soli Deo Glória

Anónimo disse...

Desculpe-me, mas (e não quero entrar no mérito da questão) não entendi o porquê nem compreendi uma só frase das considireações do irmão Daniel M.S.
Gerson