O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



sábado, 21 de fevereiro de 2009

John Knox, e a Vondade de Deus Para com os Pecadores (IV)


Afirmação Anabaptista 4:
'Deus irá ser requerido de todos, Ele ordena a todos os homens em todo o lugar que se arrependam, e oferece fé a todos os homens'


Resposta de Knox:
'É Verdade que Deus é misericordioso, gentil, liberal, Protector, Refúgio e vida para todos. Mas para que todos? Para aqueles que odeiam a iniquidade, amam a virtude, lamentam pelos seus pecados passados, chamam pelo Seu nome em verdade, e buscam em sinceridade pelo Seu socorro no dia da sua angústia. Destes sem dúvida, Ele vai ser requerido, apesar de quão perversos e ingratos tenham sido anteriormente. Mas pelo contrário, Ele irá destruir todos os que falam mentiras. Ele odeia todos os que praticam iniquidade. E por isso eu digo, vós nunca sereis capazes de provar que Deus será requerido de todos, excepto se refutarem o Espírito Santo, e o façam retratar estes e outros inumeráveis lugares.'[xiii]


Samuel Rutherford põe assim, 'Ele veio para chamar os seus próprios pecadores somente, não todos os pecadores.'[xiv]


O que é enfatizado por Knox, Rutherford and Gillespie é que os pecadores que são chamados para o perdão pelo Espírito de Cristo são aqueles pecadores convencidos de que são pecadores. Não pecadores que são justos aos seus olhos e negam o facto da sua pecaminosidade. E esta distinção está em completa concordância com a afirmação de Cristo que Ele veio não para chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento.


Agora é aqui que esta doutrina de Knox, Rutherford and Gillespie é atacada por alguns que preferem um evangelho mais ‘gracioso’. Tais modernos acusam John Knox de hiper-calvinismo. Eles defendem que para Knox, a mensagem do evangelho é ‘praticamente’ pregada aos eleitos somente. Mas aqui atiram poeira para os olhos. Começando pelo chamado pela perspectiva de Deus (o chamado interno), eles imediatamente equivalem este à pregação do evangelho geral (o chamado externo e interno). Se a questão deles fosse que o evangelho é eficazmente pregado somente aos eleitos, todos os calvinistas de qualquer persuasão confessariam isto como verdade. Pelo contrário, eles asseveram que igrejas e ministros da persuasão de Knox conscientemente confinam a sua pregação aos eleitos somente. A história missionária da Igreja da Escócia mostra que esta acusação não é baseada em factos. A multidão de almas que buscaram e encontraram salvação dentro da Igreja da Escócia também mostra esta acusação como infundada. E uma sequencial comparação dos sermões pregados nos dias de Knox com aqueles pregados mais tarde no século 17 (por homens como William Guthrie, Richard Cameron and Donald Cargill[xv]), demonstram uma real e profunda preocupação de despertar os não convertidos das suas congregações e de os conduzir à vida eterna.



xiii ibid. pp.403,4
xiv Rutherford, S. A Modest Survey of Antinomianism with a brief refutation (Originally 1648) p.145
xv Kerr J. Sermons by Martyrs-Peden Shields Cameron Guthrie and others Edin 1860

Traduzido do site da Evangelical Presbyterian Church (Austrália), http://www.epc.org.au//doctrinal/john-knox-and-gods-will-concerning-sinners.html

2 comentários:

Anónimo disse...

Se ser hiper-calvinista é pregar o evangelho como Know pregou, para sermos bíblicos, devemos ser, necessariamente, hiper-calvinistas.
Gerson.

Anónimo disse...

Desculpe-me, onde Know, leia-se:_ Knox.
Gerson.