O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



segunda-feira, 8 de setembro de 2008

A Roda dos Escarnecedores


Todo o cristão já se deliciou com as doces e confortantes palavras deste Salmo primeiro. Este Salmo começa com as palavras idênticas às que o Senhor Jesus usou em sua pregação mais universalmente conhecida quando dizia "bem-aventurados os (ou aqueles)" no sermão do monte. Este primeiro Salmo também começa por distinguir o bem-aventurado dos restantes pecadores que andam aconselhando impiamente, seguindo um caminho pecaminoso e se assentando em rodas de escárnio e mal-dizer.

Hoje o cristão é ensinado dos púlpitos a não discernir mais entre a sua identidade divergente da do mundo, quando os pregadores falam que para Deus são todos bem-aventurados, são todos desejados por Deus para a salvação, são todos potencialmente destinados por Deus para a salvação e vida eterna, são todos amados por Deus. Esta pregação provida de desejo de honrar o homem em vez de Deus, de agradar à criatura em vez do Criador, faz malefícios terríveis ao povo que Deus tem separado do mundo tão radicalmente como a luz é separada das trevas!

Este Salmo primeiro começa como muitos não gostam de começar nestes dias: pela negativa! Bem-aventurado o homem que NÃO anda atrás das opiniões de ímpios, que NEM perde tempo com caminhos que trazem dano à sua alma, que NEM se senta com aqueles que conspiram contra tudo o que é bom, puro, de boa fama e agradável a Deus! Este poderoso Salmo risca um traço de contraste entre o eleito e o réprobo.

Cristão, tu és criado para o prazer de Deus! E após a negativa vem a palavra ANTES para introduzir em oposição absoluta a natureza celestial do crente que se compraz nas coisas de cima, as coisas do alto, as coisas celestiais. Como fica simples ler que simplesmente temos um grande sinal de nossa salvação quando temos um prazer imenso nas Sagradas Escrituras, a ponto de não nos conseguirmos afastar delas nem de dia nem de noite. Isso mesmo!!! Como é tremendo que o sol que ilumina o incrédulo para este se divertir com os prazeres de uma manhã de verão, é para o crente a luz que lhe trás a frescura para buscar mais na Palavra de Deus. E como é incompreensível que a noite que o ladrão usa para roubar na escuridão, não afasta o crente da contemplação e meditação da Lei do seu Deus que palpita em seu coração!

Nós como crentes devemos olhar para estas palavras com temor e tremor diante de Deus, pois sabemos que somos ímpios de natureza e perversos de coração. Não somos em nós mesmos nem um pouco diferentes dos mais vis pecadores e contudo pela graça de Deus somos salvos! Pois é por essa graça que pela vontade de Deus unicamente nos alcançou que agora temos um tão grande contraste com aquele que perecerá em seus pecados e deleites.

Esse tremor e temor deveria fazer-nos indagar se a roda dos escarnecedores se tem tornado o nosso prazer, se temos passado horas sentados em frente da televisão para vermos e ouvirmos "divertidos" shows que moldam maus costumes em nós.

Com certeza que como cristão a Bíblia é para ti uma frescura como ribeiros de águas e a tua folhagem verdejante de vigor e saúde interior que te leva a produzir frutos de justiça diante do teu Deus! Coloca-te à beira do manancial da Palavra de Deus e começa a ver que a água da Palavra Viva vai abrir um sulco e rasgando a tua terra, separando-te em profundo contraste da outra margem de impiedade.

Somente para a glória e agrado do Pai Eterno!

4 comentários:

Anónimo disse...

"Cristão, tu és criado para o prazer de Deus!"

Gostei desta meditação. De facto o fim principal do homem é: glorificar a Deus e gozá-Lo para sempre. Creio que um dos graves problemas que a Igreja enfrenta é precisamente este - tem-se esquecido que existe para glorificar a Deus. Vivemos mais preocupados em ter um bom reionamento com todos, crentes e impios; queremos agradar a gregos e troianos, ou seja, um pé na Igreja e outro no mundo. Simplesmente NÃO dá. A Palavra é bem clara.
Sejamos pois bem.aventurados por não nos encontrarmos na roda dos escarnecedores, por não nos conformarmos com este mundo, e tudo para glória de Deus

Um abraço

Pr. Manuel Luzia

Daniel M.S. disse...

Exactamente! E hoje mais do que nunca precisamos de uma igreja que faça a diferença, isto é,particularmente os jovens, que brilhem,que sejam sal neste mundo sem gosto, sem ser preciso recorrer aos modelos deste mundo.Muito do que se vê hoje nas igrejas é fruto dessas "rodas". Um dos problemas é que o liberalismo e relativimo achou algumas frechas na Igreja de Cristo e tem afectado a muitos. É preciso determinação e disciplina para manter a igreja pura e santa.Pois essa é uma das marcas da veradeira igreja de Cristo. "Não vos conformeis...".

Lara disse...

Olá Nuno,
Obrigada pelo simpático comentário que me deixou no meu blogue. Também tenho espreitado este e tenho gostado muito pois é muito bom aprender a cada dia mais e mais sobre a Palavra de Deus.
Quanto ao ensino doméstico, fico à espera de notícias no vosso novo blogue. É muito importante a partilha de experiências e para mim é muito bom encontrar um casal cristão que também tenha tomado esta opção. É fácil encontrá-los no estrangeiro mas não tão fácil no nosso país. Embora a nossa experiência seja ainda curtinha, se precisarem de alguma coisa, contem connosco.
Que Deus vos abençoe
Lara

Anónimo disse...

Olá Nuno, como vai você?. Procurando um esclarecimento maior sobre "A Roda dos Escarnecedores", me deparei com sua linda mensagem, e olha que já foi postada ha algum tempo
atrás, ainda bem que a encontrei. Parabéns, continue assim e que Deus te ilumine.
muita Paz.
Sergio Paolillo
sergio@sergiopaolillo.com.br