O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



segunda-feira, 29 de setembro de 2008

A Diápora dos Evangélicos


Deuteronômio 28:25
O SENHOR te fará cair diante dos teus inimigos; por um caminho sairás contra eles, e por sete caminhos fugirás de diante deles, e serás espalhado por todos os reinos da terra.

Lemos no capítulo 28 de Deuteronómio, que o Senhor promete algumas coisas desagradáveis ao seu povo quando este deixar de prestar atenção à Sua Palavra (v.14). Será engraçado notar que muito é falado do verso 13 de sermos por cabeça e não por cauda e tão pouco é realçado a condição de obedecermos aos mandamentos.

Os evangélicos de hoje são fragmentos do que foram outrora espalhados pelos montes, como ovelhas sem pastor. Já não distinguem a direita da esquerda (v.14) e seguem atrás de outros deuses servindo a mentira de sua imaginação em vez de amarem a verdade de seus pais. Por isso também podemos ver como a verdade está fragmentada e já não há quem acredite numa igreja que seja o "baluarte", "esteio" ou "coluna da verdade" que Paulo afirmou ser o seu principal dever!

É por isso que se têm tornado em clubes de gospel music, show de variedades, um verdadeiro circo montado para entreter com rabiscos da Palavra de Deus. Tem de tudo e para todos os gostos. Os mais incrédulos gozam com a igreja chamando-a de "o franshising protestante" concorrendo com o "monopólio católico-romano".

E os mais diversos "profetas" brindam a este sucesso milionário em nome de umas supostas novas conversões que semana a semana levantam o braço, vão à frente e se expõem ao meticuloso ardil da técnica do convencimento.

Que poderemos dizer se não estiver em nós a mesma verdade pela qual Spurgeon pregou, Calvino lutou e Agostinho morreu? Eu não quero que alguém concorde comigo, mas que entenda quem concorda com ele entre todas as referências da igreja cristã? Será estranho no mínimo se nenhum dos grandes nomes do cristianismo estiver em acordo connosco em questão de doutrina, certo? Quem podes ver ao teu lado no que se refere à verdade de Deus? Faz uma lista de cinco bons nomes de cada século... se não conseguires facilidades à medida que recuas no tempo... que dizer? Evolução da doutrina que nos foi dada pode ser contrária à sua origem?

É preciso dizer basta! Não foi isto que estava em mente dos que deram a vida e não foi para isto que Cristo se entregou em amor de um povo especial. É preciso cinza e saco, choro e pranto, arrependimento e perdão... Pois apesar de tudo isto Deus tem, como tinha no povo de Israel em exílio um remanescente que sofre e ora por socorro. Todas as coisas contribuem para o bem dos eleitos de Deus, que amam a Escritura e vivem de acordo com essa bendita Palavra! Voltemos ao marcos antigos como nos exorta o Deus eterno.

Deuteronômio 30:3
Então o SENHOR teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o SENHOR teu Deus.

1 comentário:

Daniel M.S. disse...

Se existem palavras fora de moda, "Renúncia" é uma delas. Talvez por isso sejam as mais importantes a serem ditas nos dias de hoje. Esta época em que vivemos cheia de ofertas, de produtos para todos e gostos, de tentações e apelos à carne, de futilidades que se gastam e se perdem com o tempo - coloca-nos na retaguarda. Não estamos vivendo uma "vida em abundância", paralela à mente de Cristo", mas convivendo ao lado deste mundo, absorvendo muito de suas idéias, suas expectativas, correndo atrás da satisfação imediata, dos prazeres e conforto deste século.
Renunciar a tantas coisas que nos atrai e nos alegra mesmo que por um instante, é extremamente difícil nos dias de hoje. Contudo, experimentar "a perfeita e agradável vontade de Deus" em nossas vidas passa por rejeitar uma porção dessas coisas. Compete a nós, na travessia deste deserto, onde somos moldados e forjados por Deus, baixarmos os braços, nos rendendo a Ele e assim deixarmo-nos refazer do jeito que Ele quer. Pode levar quarenta anos, porém, Ele completará essa obra que Ele mesmo prometeu em sua Palavra.(Fl1:6)

Um abraço forte