O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



terça-feira, 16 de setembro de 2008

Hoje a Resposta é REFORMA!


Que fazer quando tudo parece sem solução?

Que dizer onde tudo se fala sem razão?

Que cantar como adoração ao nosso Deus?

Que responder ao saber dos que tudo sabem?
Como proceder numa realidade evangélica sem identidade nem verdade?

Cá em Portugal temos um problema de identidade evangélica, pois nos finais do século 19 várias correntes foram entrando na sociedade portuguesa e como uma salada formando uma síntese de fragmentos de fé sem a profundidade para que o edifício pudesse ser levantado em estrutura sólida.

- Por isso vemos que em terras lusas nem se coloca o problema levantado em Inglaterra por uma denominação estatal e comprometida desde sua raiz com a verdade bíblica do sacerdócio feminino. Homens são ordenados na Casa de Deus para o ministério sem o mínimo de preparação por gente que para seus filhos escolhem a melhor formação, outros são escolhidos para os ofícios da igreja mais pelo que são aos olhos dos homens do que pelo que são aos olhos de Deus como expresso na Escritura, mulheres são "pastoras", "diaconizas", "presbíteras", "mestras", etc no meio daqueles que batendo no peito exibem a Deus as obras de suas mãos como dizimistas, espirituais, curandeiros, justos, dignos, etc... tal fariseu que contrastava com o publicano!?

Não quero minimizar as vidas daqueles que Deus usou para pregar o evangelho a esta nação misticista e obscura debaixo do poder de Roma. Graças a Deus por cada missionário que pregou as Boas Novas da Salvação somente pela fé em Jesus. Contudo, o trabalho está à vista e o remanescente nunca teve a instrução de todo o Conselho do Deus da Aliança que resultasse numa força geracional.

A resposta para hoje é a mesma que à de um século atrás e a resposta de Deus em qualquer tempo, desde os tempos de Joás e Ezequias - Restauração e Reforma!

Eu gosto de ler o famoso versículo de Romanos 12 da seguinte maneira "não vos conformeis... mas reformai-vos" pela Escritura somente, aprendendo que só Cristo salva, só a fé salva, só a graça de Deus é suficiente para a glória de Deus somente!

A Fé Reformada não é uma opção é uma obrigação e não tem alternativa!! Só o plano e a táctica de Deus vence batalhas e promete vida eterna aos nossos próprios filhos. Outros modelos são fruto de mentes sintéticas que buscam unir o que Deus separou - o povo de Deus e o mundo. Em 2 Coríntios 6 Paulo escreve precisamente à igreja daquela cidade esclarecendo que não há modo de unir o que Deus em Génesis 3 designou por Sua vontade colocar em inimizade - a semente da mulher seria inimiga da semente da serpente e vice-versa. Clarificando, a semente da mulher é Cristo e seu povo internacional eleito e adquirido antes da fundação do mundo e a semente de Satanás é o répobro que tal como Esaú é odiado por Deus desde o ventre.

A Fé e a Igreja Reformada não é uma possibilidade entre muitas! É a única designada por Deus nas Escrituras Sagradas. Ou Deus é tudo e faz e governa sobre tudo ou Deus é reduzido a um produto da imaginação humana que caiba nos limites da compreensão e faculdades finitas da criatura. Sei que parece bem ao estilo do "nós é que sabemos", mas estou a apontar algo que é desafiante para mim próprio em meu viver particular, minha família e minha própria igreja - Deus é Omnipotente principalmente na salvação do homem!

Não fico mais espantado com as notícias escandalosas de determinados grupos evangélicos, pois não me espanta que quem corre e quem quer fazer a sua vontade não vai longe no caminho estreito de Deus contido exclusivamente na Bíblia. Não há verdade alguma fora de Cristo! Não há ciência alguma fora de Cristo! Não há graça fora de Cristo! Por isso, não temo errar ao afirmar convictamente que arminianismo não é uma forma de leitura da fé cristã, mas é uma aberração apóstata que à semelhança do reino de Israel na Velha Dispensação tenta recriar uma outra cidade capital (Samaria) com outro templo e outro altar, resultando fatalmente na adoração a um outro deus!

Assim, só posso dizer que só uma Igreja que se reforma à luz da Palavra de Deus está sendo governada graciosamente pelo Espírito Santo. Estar cheio do Espírito Santo, como vemos no que o Espírito de Deus diz às 7 igrejas no Apocalipse, é assentar seus fundamentos na Sagrada Escritura, é administrar correctamente os Sacramentos que Cristo instituiu na Nova Aliança e é também aplicar a Disciplina Eclesiástica aos seus membros não admitindo que o pecado entorpeça a vida dos santos!

Uma igreja Reformada não é um modelo humano entre outros, mas é o único modelo de Deus exclusivamente para sua igreja entre tantos modelos falsos criados pelos homens. Este modelo não assenta sobre as tradições humanas mas alicerça-se sobre as tradições da verdade eterna da Sagrada Palavra de Deus e único fundamento da fé cristã. Examine-se como os altos em Judá foram sendo deixados por gerações sucessivas de Reis amados por Deus, mas Deus não deixou de referir esse pecado em cada um deles até que o rei Ezequias os destruiu.

À Lei e ao Testemunho! Voltemos e declaremos as velhas palavras que lábios de santos em todas as eras repetiram incansavelmente: -Só a Ti Senhor, só ao teu nome a glória!

Sem comentários: