O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



segunda-feira, 7 de abril de 2008

Todos São Todos!


"Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade." 1 Tm 2:4

"O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo." 1 Tm 2:6

Li no site de uma igreja bem histórica, mas já longe da sua história que "acerca da predestinação não se pode entendê-la a não ser que Deus predestinou todos para a salvação" e colocava 1 Tm 2:4 como referência de base a esta afirmação. Que dirão os cristãos reformados acerca disto? Estamos surpreendidos por um texto como este que sempre esteve na Bíblia? Ficaremos perplexos sem saber como lidar com esta carta de Paulo a Timóteo?

Antes de mais nada, basta reflectirmos um pouco acerca de como Satanás faz as suas afirmações e tira as suas erróneas conclusões. Quando Satanás desafiou Jesus no deserto ele sempre fazia uma referência bíblica que parece tão correcta como qualquer uma destas heresias do evangelicalismo moderno. A resposta do Senhor Jesus a Satanás era "também está escrito" numa situação em que era desafiado a saltar pois havia uma promessa. Às vezes um erro não é tão grosseiro como "se prostrado me adorares" e é algo bem mais subtil como "se és o Filho de Deus..."

Assim, acerca deste texto, crendo que Paulo não era alguém que ora dizia uma coisa ora dizia outra, podemos responder como nos ensinou Jesus "também está escrito" para entendermos tudo acerca desta difícil passagem.

Primeiro é de realçar que este texto não nos fala de predestinação nem de eleição. Não é o caso aqui descrito. Está a falar sobre oração e sobre o dever de Timóteo orar por todas as autoridades. Neste caso seria difícil, extremamente difícil e um verdadeiro desafio para o cristão da época orar pelas autoridades que os perseguiam, os caluniavam, os acusavam e os matavam. Homens ímpios que tinham o poder dos estados onde o cristianismo emergia lentamente ou rapidamente, conforme os lugares.

No verso 2 diz assim o texto "pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade" falando de oração. Logo, aqui vemos como o apóstolo procura motivar o seu amado Timóteo a orar por todos os homens, mesmo aqueles que não pareciam ser dignos dessa oração, intercessão, súplicas e acções de graças. Deus tem um povo santo que deve estar na terra orando a favor de todos, pois é por este amor e bondade que nós condenamos o mundo e suas más obras contra nós.

Ao contrário dos islâmicos e Católicos Romanos, o caminho da violência não é uma alternativa possível a qualquer um que diga ser cristão genuíno. A Deus pertence a vingança. Quanto a nós cabe orar "em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda"(v8), pois em todas as camadas sociais Deus tem escolhidos, pois Ele não faz acepção de pessoas, nem mesmo dos ricos!

E se no primeiro verso isto é verdade muito mais no segundo! Reparem o que será alguém dizer que Jesus foi preço de redenção por todos (cabeça por cabeça) os homens??? Isto é a heresia do universalismo que defende que Jesus salvou todos os homens e é essa a boa nova que a igreja tem para dar ao mundo - queiram ou não, estão todos salvos! Esta bobagem não seria aceite por grande parte dos que conhecem o mínimo da Escritura pois não?

Qual é a alternativa? É obviamente que estes "todos" são todos os estratos sociais, políticos, ideológicos, religiosos, económicos, geográficos, linguísticos e rácicos! Entre todos estes Deus tem povo Seu!

Vamos procurá-los?
Soli Deo Glória!

2 comentários:

Aislan Vilalba disse...

Olha eu aqui lendo mais um artigo de meu amado irmão Nuno!

Graça e Paz da parte de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Tenho que admitir que é um tanto complicado pra mim me deparar com a afirmação que Wesleyanos são filhos de Satanás, pois só posso pensar nisso quando eu li o trecho de seu artigo se referindo ao momento que Jesus é tentado no deserto.

Admito também que você está quando diz que Paulo está ensinando a Timóteo a orar pelos que perseguiam a Igreja. Porém nobre irmão, é um desrespeito o que faz, quando tira do texto um entendimento que foge do contexto.

Paulo em toda primeira carta está ensinando bem-estar espiritual, influências corrompedoras na igreja, as habilitações para servir e as diversas necessidades da igreja.

Uma das grandes necessidades da igreja é a oração sim de modo que alguns venham a se converter de seus maus caminhos renunciados suas vidas e recebendo a de Cristo.

Cristo veio para os Eleitos (Judeus) e eles o rejeitaram! Hoje, todos quantos recebem as boas novas de Cristo são feitos povo santo e raça eleita.

Em Cristo,

Nuno Pinheiro disse...

"é um tanto complicado pra mim me deparar com a afirmação que Wesleyanos são filhos de Satanás"

Ailan, tenha paciência e leia o meu txto de novo... como é possível???....

Outra confusão: os eleitos não são Judeus! O povo judeu foi o povo eleito e isto é diferente. Os eleitos estão dentro do povo judeu principalmente (no AT) e por todos os povos indiscriminadamente (veja o exemplo de Raabe no AT) e no NT o povo eleito deixa de existir como povo rácico e passa a existir quanto à fé em Cristo.

Cmpts.