O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



quarta-feira, 30 de abril de 2008

Entrevista a Augustus Toplady


Cá segue mais uma entrevista feita com base nos escritos deixados pelos ilustres homens que conduziram a igreja da Reforma a ser uma igreja sempre em reforma.

Soberana Graça: Que bom podermos atentar ao que o Reverendo Augustos tem para nos dizer hoje, à igreja do século XXI. A primeira questão que coloco é se não é fútil e inútil termos esta discussão entre Calvinistas e Arminianos, se pelo que se diz nos meios evangélicos temos o mesmo Deus?

Rev. Augustos Toplady: Mui diferente é a ideia que as Escrituras nos dão, do sempre bendito Deus, da daqueles falsos deuses adorados pelos pagãos; e dessa degradante representação do verdadeiro Deus, que o Arminianismo deseja manipular sobre a humanidade.

SG: Como assim, manipular?

AT: nossa possibilidade de escolha nos diz que Deus não faz o que Lhe apraz; que há um grande número de coisas que Deus desejaria fazer, e tenta e Se esforça para fazer, e, todavia não pode trazer à execução....É o deus deles o Deus da Bíblia? Certamente não.

SG: Como é que podemos dizer a outros evangélicos que não temos o mesmo Deus?

AT: O deus deles “se submete” à dificuldades que ele “não pode ajudar” a si mesmo sair, e se esforça para fazer ele mesmo “fácil” sob milhões e milhões de inextricáveis embaraços, desconfortáveis decepções e derrotas mortificantes....

SG: Com qual propósito?

AT: Este esquema supracitado ascende, na escada da blasfémia, ao topo da montanha do ateísmo; e então se arremessa deste precipício, no abismo da necessidade cega, adamantina, para provar os agentes livres da humanidade!

SG: Mas qual é a razão da controvérsia afinal?

AT: ...Uma grande controvérsia entre a religião do Arminianismo, e a religião de Cristo é: a quem será conferido o louvor e glória na salvação de um pecador?

SG: Bem, para terminar resuma seu ponto de vista numa frase apenas.

AT: A conversão decide este ponto imediatamente; porque eu penso que, sem qualquer imputação de falta de caridade, me aventuro a dizer que cada pessoa verdadeiramente despertada, pelo menos quando ela está sob o brilho da face de Deus sobre a sua alma, cairá sob seus joelhos, com este hino de louvor ascendendo de seu coração: “Não a mim, Senhor, não a mim, mas ao teu nome dá glória; não sou salvo por minha justiça, mas por tua misericórdia e por causa da tua verdade”.

SG: É sempre bom ouvir as palavras daqueles que marcaram a história da igreja do Senhor.


Nota: Estas palavras de Augustus Toplady encontram-se na íntegra em http://www.monergismo.com/textos/arminianismo/deus_arminianismo.htm

Sem comentários: