O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



segunda-feira, 21 de abril de 2008

Arca da Aliança ou Caixa de Pandorra?


Vivendo em tempos trabalhosos, onde os muitos trabalhos se amontoam procurando abafar a fé, vejo contudo uma ilusão maior em quem pensa estar melhor. Tal como os países ricos que parecem não olhar para o crescimento dos pobres dentro e fora de portas, tal como os condomínios de luxo procuram não olhar para lá dos muros cada vez mais curtos que os separa do mundo real, tal como as estatísticas cegas que procuram esconder o real valor de um 9º ano hoje em dia, tal como um mundo que vai olhando com esperança para Marte e não se importa com um rio tão perto que já não tem peixes, assim também vemos uma igreja no século 21 que irrompe por fronteiras, atinge orçamentos elevadíssimos, divulga estatísticas animadoras, promove métodos multiplicadores, e se apresenta como digna, preparada, ornada... contudo é tudo em capas de revistas, cd's de músicas ridículas, cultos estranhos e mensagens ocas. Não tendo porém a Lei de Deus escrita ou gravada no centro de sua vida.

A igreja tem vindo a ser assolada por muitos falsos e perigosos ensinos, que se mascaram e disfarçam de cristandade bíblica. Uma grande parte da igreja não sabe mais fundamentar unicamente na Palavra da Escritura as suas crenças e sua fé. Como me disse alguém à pouco tempo atrás já não há pentecostais, carismáticos ou tradicionais, pois todos são um pouco de tudo. Infelizmente essa é uma verdade transversal no meio de quase a totalidade do cristianismo genuíno. Será que podemos continuar então a falar de uma verdade, de um caminho e de uma vida?

Dizia eu a outra pessoa que o que importa para muitos hoje não é mais se mulher pode ou não ser ordenada para o ministério pastoral, nem se é Deus ou o homem a determinar o destino final, nem se o governo de igreja deve ser representativo ou directo em assembleia. Hoje as questões são mais superficiais, hoje não há tempo para limpar armas, nem para identificar uniformes. A grande confusão instalou-se! És nascido de novo tornou-se secundário, e ser baptizado tornou-se terciário. Se baptizamos logo ou se fazemos uma preparação para o baptismo deixou de preocupar realmente a igreja. O que interessa é para alguns se "estamos na visão" ou se "somos falantes de línguas estranhas".

A partir daí, não importa se cremos ou não num Deus trino. Quantos evangélicos não têm cd's e vídeos de tantos pregadores "cheios de visão" que não crêem na Trindade? Um dos mais queridos é o pregador de massas, que até encontramos tantas vezes num programa de uma tal de Opra, ou algo do género, chamado T. D. Jakes, que por sinal até tenho dois vídeos oferecidos por um irmão com um endosso positivo...

Que será que tinha a Arca da Aliança de sumo valor? Pandora significa "a que possui todos os dons", e na mitologia grega, pagã, ela é a fonte da força, da dignidade e da beleza. Tem quem se diga cristão e se ache com o exclusivo do Espírito Santo, um monopólio de sua denominação, um oligopólio de uma casta espiritual que reina com títulos apostólicos e proféticos. Lá dentro que têm eles, a Lei ou a ilusão de um poder infinito?

Sei que nunca vai ser fácil ser cristão neste mundo e encoraja-me saber que apesar dos tempos trabalhosos, não é algo que a verdadeira igreja universal e invisível não vá suportar. A verdade irá permanecer, pois o inferno todo junto não pode mais do que o Deus do Universo! A caixa de pandorra é uma maldição ilusória, a Arca da Aliança contém o verdadeiro teor do pacto de Deus com o Seu povo - a Escritura!

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois...

Mal comparado, faz-me lembrar a tal história do Partido político - tinha muita organização, mas botas não!

"Há igrejas que parece terem tudo:
assim também vemos uma igreja no século 21 que irrompe por fronteiras, atinge orçamentos elevadíssimos, divulga estatísticas animadoras, promove métodos multiplicadores, e se apresenta como digna, preparada, ornada... contudo é tudo em capas de revistas, cd's de músicas ridículas, cultos estranhos e mensagens ocas. Não tendo porém a Lei de Deus escrita ou gravada no centro de sua vida."


Falta o tal "jarro" para regar com graça.

Que a Palavra esteja no centro da nossa vida e que seja a prioridade.

Irmão Nuno, continue a surpreender-me. Seja firme, sempre abundante na Obra do Senhor.

No sempre amor de Cristo, Pastor Manuel Luzia

Anónimo disse...

Quando seu corpo é uma Prisão.Sua vida muda num Piscar de olhos.Sua imaginação o liberta.