O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Santificação - Uma Obra da Graça Soberana!

Podemos ler de Pedro "porquanto está escrito: sede santos porque eu sou santo" referindo-se ao texto do livro de Moisés que diz "Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o SENHOR vosso Deus" (Levítico 20:7) e por causa da linguagem usada por Deus para o Seu povo eleito, muitos têm-se arrogado a pensar que uma vez que nos é ordenado, está em nosso poder sê-lo.
Existem muitos livros que falam sobre santidade, pois todo o cristão tem entendimento da crucial importância deste tema. A preocupação é portanto relevante e legítima. Não haver preocupação com santidade é não haver preocupação com Deus em si mesmo, pois Deus é Santo!
Olhando para a Palavra que Deus falou pela boca e escrita de Moisés, vemos no entanto que no capítulo anterior Deus dissera "Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo" (Lv 19:2) e ainda "Porque eu sou o SENHOR vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo" (Lv 11:44), reparamos que Deus aponta para si mesmo como a fonte de santidade!
Por Deus ter uma natureza santa, só Ele pode santificar. Digamos que considerando Efésios 5:3 temos por santidade uma purificação que nos indica precisamente o oposto da nossa natureza completamente depravada e cheia de toda a sorte de imundícia. Logo a questão a qualquer um é como pode umas mãos sujas limpar uma outra parte do corpo? Mas Deus não nos manda limparmo-nos?
Repare-se em Colossenses 1:12 "Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz" para podermos começar a entender que devemos apenas responder em gratidão não por uma parte da obra que foi feita por Ele que não conseguíamos, nem por uma obra nossa com recursos vindos de Deus, mas de uma obra de Deus com os seus próprios recursos poderosos!
Logo Deus nos diz para sermos santos, uma vez que Ele confia unicamente no Seu próprio poder para o realizar. Ele nos ordena, como outrora ordenou às estrelas e constelações para virem à existência. Ele nos manda como mandou as árvores nascerem da terra e gerarem frutos e sementes. Esse mesmo Deus imutável nos intima ainda, para podermos participar ao reconhecermos o que para nós é impossível realizar e o que Deus através do Seu agir faz em nós.
"Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade" Hebreus 12:10
Deus nos santifica pela sua Palavra santa...

Sem comentários: