O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



sábado, 25 de abril de 2009

Calvino 500 - E a Revolução dos Cravos


Portugal conheceu a liberdade no dia 25 de Abril de 1975, com a Revolução dos Cravos. Esta é a mais triste noção de liberdade que uma Nação pode ter e se orgulhar. A maior liberdade contínua por aparecer no horizonte lusitano, a liberdade que Cristo dá àqueles que Ele liberta do cativeiro do pecado e da ignorância.

Jesus disse "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". Esta afirmação de Cristo é dirigida sem condicionalismos àqueles que de antemão Ele escolheu para conhecerem a verdade. Esta verdade é pura e viva, vinda do próprio Deus. Esta verdade é Graça de um Pai de amor para os seus filhos que entram para o gozo da sua herança.

Cravos diferentes tinha Jesus nas mãos e nos pés. Cravos vermelhos também mas com o sangue que lhe escorria das feridas feitas pelo duro ferro. Calvino revolucionou o mundo com os cravos de Cristo pela Reforma Protestante tão mais necessária para o homem do que o pão ou a água. O homem foi sempre transformado quando exposto aos cravos da cruz, de dentro para fora, contudo sem linguagem, sem fala, sem militares, sem blindados, fazem ouvir verdadeiramente as suas vozes!

Portugal venha a ser ainda uma Nação bem-aventurada cujo Deus é Jeová e saia na sua história uma nova página onde dos cravos brotem águas-vivas vindas do Deus Omnipotente. A igreja se levante e brilhe. Saia a luz de Cristo em nós de debaixo do alqueire. Que o nosso sal seja para salgar, temperar e irritar até os homens e faça-se jus ao nome de Deus nesta terra desolada por séculos de devastação espiritual.

Meu Deus, tem misericórdia deste povo que andam conforme lhes parece bem aos seus olhos, como tiveste outrora de Nínive nos tempos de Jonas.

Não tenhamos revolução por ideal mas reforma espiritual pela Sagrada Escritura.

3 comentários:

Daniel M.S. disse...

Nesse dia,entretanto, alguém compôs um letra e música:

Oh vinde vós os povos de todas as nações, erguei-vos e cantai com alegria; fazei soar nos ares a linda melodia, que Jesus Cristo traz libertação.

É tempo de romper a vil escravidão que em nós produzem homens ou idéias,é tempo de dizer, que só Deus pode ser,ó único Senhor da humanidade.

A verdade vos libertará sereis em Cristo verdadeiramente livres,vinde todos sim ou vinde já e celebrai com Cristo a vossas libertação.

E vós os explorados e vós os oprimidos,e vós os que viveis em agonia; e vós os cegos coxos, vós cativos sós, sabeis que em breve virá um novo Dia.Um dia de verdade, um dia de justiça, um dia em que haverá na terra a paz, em que será vencida a morte pela vida, enfim a escravidão acabará.

Creio que foi um grupo de jovens de uma igreja evangélica que saiu numa rua de lisboa cantando com grande entusiasmo.

Um abraço reformado

Pastor Manuel Luzia (Ministro Presbiteriano) disse...

De facto se Cristo nos libertar, verdadeiramente seremos livres. E pela graça de Deus os que creem em Cristo como seu único e suficiente Salvador - são e estão verdadeiramente livres da condenação do inferno.

No amor de Cristo ressurrecto,
Pr. ManueL Luzia

Nuno Fonseca disse...

Fiquei cheio de ânimo. O Senhor faz brotar o fruto espiritual do encorajamento neste blogue.

§

SDG