O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



quarta-feira, 29 de abril de 2009

Calvino 500 - E o Baptismo da Semente do Pacto


"Mas que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, chegando- se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na vinha. Ele respondeu: Sim, senhor; mas não foi. Chegando-se, então, ao segundo, falou-lhe de igual modo; respondeu-lhe este: Não quero; mas depois, arrependendo-se, foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram eles: O segundo. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus." Mateus 21:28-31

Depois de entrar no templo e expulsar à chibatada os que compravam e vendiam naquele lugar consagrado a Deus, o Senhor Jesus entra no Templo e começa a ensinar o povo, e a curar os cegos e os coxos que tinham vindo a Ele. Jesus mostra que não se conforma com o que os homens fazem da Casa de Seu Pai Celestial, e como reformador volta a apontar para o intuito e propósito de Deus para todas as coisas e em especial para com a Sua casa. O zelo pela Casa de Deus o consumia e não tinha em conta o que o homem podia e queria fazer de mal contra Ele.

Mas quando Jesus começa a ensinar no Templo, a verdade que procedia da Sua boca e destilava de Seus lábios era demasiadamente pura para que não fizesse seus efeitos: no meio do povo que ouvindo aprendia do próprio Deus a Lei, surgia oposição dos anciãos e sacerdotes pondo em causa a autoridade de Cristo sobre o que fazia e quem lhe dera autoridade. A questão dos sacramentos tem tudo haver com autoridade - quem nos dá autoridade sobre a forma e o ensino de nossa Ceia e de nosso Baptismo enquanto presbiterianos? Se esta autoridade não vier do Senhor, não somos hereges? Calvino não é autoridade se não estiver sujeito e debaixo do escrutínio da Sagrada Escritura. Calvino só terá autoridade enquanto estiver debaixo da autoridade única e verdadeira das Escrituras.

O Baptismo dos crentes e de seus filhos, como semente santa do pacto, vem com dupla responsabilidade: primeiro devemos apresentar ao sacramento do Baptismo os nossos filhos, diante do povo de Deus esta ordenança de Deus do sinal e marca da aliança de Deus com o Seu povo (que inclui todos os filhos como geração marcada pelo sinal da graça) que vem desde Abraão e a antiga circuncisão. Mas juntamente com este acto feito por um ministro do evangelho, vem uma promessa que os pais são desafiados a fazer, de ensinar e treinar os seus filhos na sã doutrina de Cristo, de forma a estes poderem vir a alcançar todos os benefícios da aliança.

Alguns não cumprindo o mandamento, por um outro entendimento desta doutrina sacramental, podem como vemos acima serem mais louváveis na obediência da natureza do sacramento de ensinar seus filhos nos caminhos do Senhor. Não devemos desprezar o Baptismo de nossas casas, mas devemos acima de tudo dar mais atenção ao cumprimento das promessas que são intrínsecas a ele. Só assim, poderemos ser fieis dispenseiros de nossos lares e como Elcana e Ana, no meio de uma geração perversa, sermos fiéis e vermos Deus fazer de nossos filhos verdadeiros ramos de sua casa frutífera.

Enquanto a Ceia do Senhor é repetida regularmente, o Baptismo é visto como algo único no tempo e não repetível. Contudo devemos entender que o Baptismo envolve toda uma vida de obediência sem intervalo. Ambos os sacramentos envolvem-nos no lembrar contínuo de sermos sempre de Deus e não de nós mesmos. São meios de graça da parte de Deus exactamente por não serem estáticos, mas nos envolverem em tudo o que somos e tudo o que fazemos. Para que o nosso testemunho seja aceite com respeito, devemos levar em conta as nossas crianças como o dever a cada dia Deus nos dá hoje, no levantar, no caminhar e no deitar!

Que a Casa do Senhor seja sempre aprazível aos seus filhos!

Sem comentários: