O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



domingo, 19 de abril de 2009

Calvino 500 - Rute a Confessional!


A bisavó de David chamada Rute era uma mulher reformada pela Palavra de Deus e sua fé era Confessional. Ela confessou que jamais iria regressar ao ídolos de seus pais mas seguir para sempre o Deus de Israel e o povo de Deus. Rute declarou "onde quer que fores irei eu e onde quer que pousares à noite pousarei eu". E como crente reformada confessional ela cumpriu de coração estas promessas diante de Deus e de sua sogra Noémi.


Rute chegou a um povo que tinha tido a Palavra de Deus desde infância, mas ela não tinha experimentado essa bênção. Rute amava ter tido os privilégios do povo eleito mais do que tudo na vida. Esta mulher exemplo de fé é para mim um modelo de como um cristão deve amar e acarinhar a fé reformada e confessional que já existe antes de nós termos nascido e contudo muitos chegaram de longe para esta fé de perto dos filhos de Deus.


Como ela era uma eleita de Deus cheia de fome pela Palavra do Senhor, ouvia atentamente tudo o que a sua sogra lhe instruía e fazia mais do que as moças israelitas de nascença faziam pela sua fidelidade ao Senhor.


Boaz reparou nesta virtuosa mulher e viu nela a bênção do Senhor a tal ponto que tudo fez para remir e casar com ela. Profeticamente os anciãos do povo disseram a Boaz que esta mulher seria uma bênção para a Casa de Israel edificando-a sobre a rocha e anteveram a bênção do Salvador através dela (Rt. 4:11).


O que eu mais gosto na história de Rute é o seu apego à doçura que vinha do trono de Deus no meio do Seu povo e que resultava em bênção para ser alento para a alma de Noémi que havia perdido tudo na vida - marido, filhos e bens.


A igreja deve ser assim hoje: fiel, confessional, praticante e destemida na sua vocação e no cumprimento do seu chamado: pregar o evangelho do Senhor Jesus Cristo apaixonadamente, entregando suas crianças ao cuidado do que os antigos prepararam pelos catecismos e gerando frutos dignos de arrependimento.


Quando o povo estiver sendo abençoado com o trigo e cevada da Palavra de Deus e não mais haver fome na terra, o povo eleito espalhado ainda pelas terras de Moab virão para colher e comer da ceara do Senhor Jesus.


Quem tem ouvidos que ouça!

Sem comentários: