O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Jesus é Esperança Firme


"Mas este (Jesus), porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo. Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles." Hebreus 7:24-25

A verdadeira fé cristã ao longo dos séculos tem mantido que os pecadores são salvos pela graça de Deus e por esta mesma graça mantidos nessa fé até ao fim de suas vidas terrenas. Esta doutrina veio a ser conhecida nos tempos de maturidade da reforma protestante como a doutrina da perseverança dos santos.

Como podemos alimentar nossos corações pela Palavra de Deus (Bíblia) e receber instrução e correcção, tomemos atenção a este texto na Epístola aos Hebreus, escrita por um santo não identificado. Vemos aqui os nossos olhos encherem-se de gozo e esperança ao olhar para Jesus pela fé, aquele que é o autor e consumador da nossa fé.

Jesus é eterno, o Seu sacerdócio é perpétuo. (A língua portuguesa é tão rica que exige dos seus falantes muito trabalho para aproveitá-la o melhor possível.) Eterno ou eternidade é um atributo não comunicável de Deus, logo é algo restrito ao Ser de Deus. Jesus, sendo Deus é eterno. O Sacerdócio de Jesus tendo tido início e não tendo fim é perpétuo. A criação tendo tido um começo e aguardando um fim é temporal. Todos os sacerdotes que precederam Jesus foram temporais porque não podiam permanecer para sempre, mas Jesus, sendo o próprio Deus pode e permanecerá! Esta é a primeira afirmação que encontramos aqui. Jesus é ímpar, Jesus é único, Jesus tem um ministério exclusivo e que só Ele pode cumprir - um sacerdócio perpétuo!

Assim, nós inconstantes criaturas fustigadas pelo pecado e pelas adversidades da vida podemos ter esperança olhando para Jesus, o Autor e Consumador da nossa fé!

A conclusão é óbvia: não precisamos andar temerosos ou indagantes sobre o que será de nós ou como nós estaremos amanhã, pois a verdade é maior e encontra-se em Cristo! Se Deus é por nós, quem será contra nós? Jesus está exercendo Seu ofício de sacerdote, profeta e rei enquanto escrevo e enquanto você lê estas palavras!

A segunda afirmação do Espírito Santo é que Jesus pode também salvar perfeitamente! Não depende de nós (graças a Deus)! Todo o discurso que encontramos é focado na obra perfeita que este maravilhoso Deus está operando nos seus filhos!

Aqui o "pode" não é condicional, mas uma palavra que deve encorajar os crentes indicando que Deus VAI fazê-lo!

A terceira afirmação é para mim a mais perplexa: "vivendo sempre para interceder por eles"... como vemos nestas palavras o amor de Deus ser derramado em nossos corações! Jesus vivendo sempre, o Eterno vivendo sempre, o nosso salvador vivendo sempre para interceder por nós!!!

Jesus não se eclipsa, nem as trevas suportarão a Sua luz. Ao crente cabe continuar pela graça de Deus olhando, contemplando e apreciando o Autor e Consumador da nossa fé.

NP

Sem comentários: