O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



quinta-feira, 19 de julho de 2012

PREGAI... O EVANGELHO!

"Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém." 1ª Carta de S. Pedro 4:11

Estamos hoje num mundo cheio de vozes, cheio de ideias, cheio de novidades, cheio de modelos, cheio de conceitos, tão cheios e tão atribulados e tão sem paz. Neste mundo existe no entanto uma falta, uma fome, um vazio, um certo e invulgar elo perdido na corrente da vida da alma humana.

Como o texto acima dá a entender, as palavras que são ordenadas para serem faladas pelas bocas de ungidos servos consagrados, são as de Deus... e onde estão elas? onde podemos encontrá-las? será assim tão difícil para o homem sossegar sua mente e inundá-la de outra fonte de outro mundo?

Muitas vezes sinto a frustração de tentar expressar ideias que não são minhas e faltam-me as palavras. Mas desconfio que o meu problema seja o mesmo de uma criança que procura fazer-se entender com as poucas palavras que ainda fala. Mas sei que não ouvirão se Deus não lhes der ouvidos para ouvir. E como dará Deus ouvidos para ouvir se as palavras que estiverem a ser faladas não forem as Suas?

"Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus"! É isto que Pedro como apóstolo, um servo enviado por Cristo com autoridade de um verdadeiro embaixador tem ordenado que os ministros do Evangelho façam! Falem as palavras de Deus e não as vossas! Isto é mais ainda o que o Espírito de Cristo ordena aos seus enviados - Falem segundo as palavras de Deus!

Os púlpitos nunca se esvaziam de sermões, mas hoje muito raramente se vê um púlpito que seja uma fonte de água viva da Palavra de Deus. Pregador, humilhe-se e pregue a Palavra de Deus por favor!

O "se alguém falar" não está a referir-se a uma qualquer pessoa num qualquer lugar, mas refere-se na igreja de Cristo como um pastor deve pregar usando as palavras de Deus ao invés das suas. Usar as palavras de Deus requer um exercício espiritual, uma actividade espiritual, uma preparação espiritual, uma luta interior espiritual, ao contrário de usar as próprias palavras, as suas ideias que são naturais, humanas e carnais.

Pregando expositivamente, é no sentido lato uma e única acção própria de um coração chamado para o ministério (servitério) da Palavra de Deus. Quer o arranjo seja temático ou expositivo do texto, o conteúdo só pode ser um: as palavras de Deus devem ser faladas de forma que o Espírito Santo trabalhe com elas os corações dos crentes.

Todos os que pregam serão tentados ao ler estas minhas palavras a pensar "ainda bem que eu falo aos meus irmãos que Deus me tem dado para cuidar as palavras de Deus... sim, isso já eu cumpro desde a minha meninice!"

Só uma coisa te falta: fala as palavras de Deus conforme a Palavra de Deus!

Soli Deo Glória, Amém!

1 comentário:

Adson disse...

Adson Rodrigues Costa Graça e paz meu irmão. A questão de hoje é que temos muitos bons pregadores em nossos púlpitos, mas pucos são os homens de Deus ou aqueles que tem compromisso com sua palavra. Mas graças a Deus que tem levantado pessoas como o irmão que tem enchergado este problema e tem falado. fique na paz