O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Como Encontrar a Igreja Certa?

Se há coisa hoje em dia difícil de alcançar é encontrar uma igreja fiel onde possamos adorar a Deus verdadeiramente e de consciência pura. Será talvez mais fácil encontrar ouro no chão, diamantes ou rubis, mas como a água que outrora jorrava pura das rochas e hoje está contaminada pelo ar e solos poluídos, assim as igrejas estão cada vez mais polutas de mãos e mente humana.
Mas, há esperança! Jesus prometeu que guardaria a Sua igreja até ao fim dos tempos! Logo, se este meu texto está a ser lido por alguém, é porque os tempos ainda não findaram e ele pode orar, buscar, bater e encontrar uma igreja fiel.
Eu coloco à priori a necessidade de você se examinar a si mesmo antes de procurar examinar os outros ou uma igreja. Veja você mesmo se realmente crê no Deus verdadeiro. Veja se realmente conhece-O!
Como fazê-lo? Pelas Escrituras, certamente! Mas como saber se estou lendo de acordo com a interpretação apropriada e correcta, sem correr o risco de ser mais uma cabeça e mais uma sentença? Obviamente, comparando Escritura com Escritura?
Como saber se realmente estou comparando da forma correcta, ou se não estou fazendo como a maioria dos religiosos que todos "piamente" acreditam que estão comparando Escritura com Escritura? E ainda, sendo a Bíblia um livro, ou conjunto de livros, tão extenso como devo lê-lo e que sequência tomar?
Todas estas perguntas são legítimas e se estas apoquentam a sua alma você é um verdadeiro explorador a caminho do céu!
3 Passos:
1º - Leia o Credo Apostólico e confira a sua fé. Você concorda com esse credo ecuménico? Você consegue localizar textos da Palavra de Deus que justifiquem cada um dos 12 artigos ali contidos?
2º - Leia o Credo de Atanásio, confira sua fé e localize Escrituras de suporte às doutrinas expostas.
3º - Leia o Catecismo de Heidelberg, confira a sua fé verificando se concorda que cada um dos textos-prova das Escrituras Sagradas estão em harmonia e completo acordo com esse credo.
Se fizer isto e estudar a Palavra primeiramente através destas ferramentas históricas e chegar ao fim com maior entendimento sobre o que é o Cristianismo verdadeiro, o seu coração já não suportará mais a solidão do seu lar e procurará uma igreja onde esteja o próprio Deus dessa Palavra e desse ensino!
Parabéns, a sua busca nunca será frustrada - você tendo a fé, jamais murchará.
- Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida e ninguém irá ao Pai a não ser por e através dEle!
NP

2 comentários:

Anónimo disse...

Alinho com o exposto e reafirmo: de facto não será frustrado quem assim proceder.

Gerson Júnior

Nuno Pinheiro disse...

Gerson, espero que se entenda que quem seguir esses três passos estará examinando TODA a Escritura!

Poderia reformular os passos, colocando o Credo Niceno em 3º e depois um exame final com o Catecismo de Heidelberg - ficaria mais MASSA, kkkk!!!

Abraço amigão!