O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



terça-feira, 31 de março de 2009

Calvino & Darwin


Neste ano de 2009 celebram-se dois aniversários distintos por dois mundos antagónicos. Calvino por um lado é celebrado por fazer este ano 500 primaveras (1509) e Darwin é celebrado por fazer 200 primaveras (1809).

Calvino, no entanto, escreveu sobre as "origens das espécies" muito antes de Darwin ter nascido, e a sua vida reflectiu também frutos bem diferentes. Calvino defendeu a origem em Deus de toda a criação e particularmente do homem. Darwin defendeu a origem de todas as coisas de outras coisas, de uma forma mecânica.

Calvino defendeu que o homem já tinha sido melhor, bem melhor, incomparavelmente melhor. Darwin defendeu que o homem já tinha sido pior, bem pior, comparavelmente pior.
Calvino defendeu que o homem precisava criticamente da graça de Deus para o desafio da morte, que o iria colocar diante de um escrutínio e juízo que não teria como suportar. Darwin defendeu que o homem precisava morrer para que a espécie continuasse a melhorar até à perfeição. A morte era algo mau para Calvino e algo bom para Darwin...

Ambos eram teólogos! A igreja de Cristo celebra Calvino e a sua teologia, a igreja do Homem celebra Darwin e a sua filosofia teológica.

Após a estruturação social motivada pelas reformas empreendidas por Calvino o mundo floriu, a ciência avançou e a moral atingiu os mais elevados níveis. Após a estruturação social motivada pelas ideias de Darwin o mundo tossiu, a ciência já avançava e a moral atingiu os mais baixos níveis.

A questão deve ser colocada: Onde estão estes dois homens agora? Calvino terá encontrado seu Soberano Deus e dependido de Sua graça somente? Estará no paraíso com Cristo, como o ladrão que recebeu perdão? E Darwin, como estará ele que ensinou uma nova doutrina, que nega o poder de Deus e que pela Palavra desse Deus não passa de um tolo, que agora já tarde, saberá com certeza que Deus existe, mas nada pode lhe dar para se livrar da condenação e castigos eternos no inferno.

Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Todos são filhos de Adão, a menos que creiam no nome de Jesus Cristo e o tenham como a expiação pelos seus pecados, quando foi à cruz e morreu pelos pecados dos seus eleitos... do seu mundo!

Crês tu no Filho de Deus? Crê em Jesus e serás salvo! Vai a Cristo em busca de auxílio. Ele nunca rejeitou quem lhe pediu e deixa uma promessa: "Todo aqele que o Pai me dá virá a mim e aquele que vem a mim, de maneira nenhuma o lançarei fora!"

2 comentários:

Nuno Fonseca disse...

Parabéns pelo blogue. Respondi à sua questão pertinente, Nuno, e adicionei o devido link.

Calvino é uma vítima da pós-modernidade, essa que tolera toda a perspectiva em nome da diversidade, desde que não contrarie a pós-modernidade. Ainda hoje defendi-o numa aula de História e Cultura Inglesa, onde ouvi que ele defendia que a Igreja devia ser encabeçada por líderes seculares, que ele ensinava que a certeza da salvação era impossível senão pelo trabalho laboral árduo, e que ter cortinas em casa era pecado.

Bonita caricatura, hem?
Agora, falemos de macacos...

Anónimo disse...

Nuno,

excelente reflexão sobre duas personagens importantes para a história, mas com histórias e destinos completamente diferentes.
Gerson.