O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



sexta-feira, 13 de março de 2009

Verdades Vitais – Esperar Saúde, Riqueza e Felicidade?



Devem os cristãos esperar saúde, riqueza e felicidade nesta vida? É isto que Deus lhes promete?


Essa é a maneira como alguns professos cristãos falam. Mas não é verdade na Bíblia ou na prática.


Certamente, Deus dá aos crentes uma salvação completa em Cristo Jesus do pecado e da maldição, e uma herança eterna de alegria no céu (1Pedro 1:4, Apo.21:3-4). Ele também lhes promete guardá-los pelo seu poder, através da fé, de maneira que eles entrem nessa herança (1Pedro 1:5, João 10:28). Isto permite-lhes viver numa alegre expectação de uma felicidade futura, mesmo que no entanto gemam debaixo de muitas penas desta vida (1Pedro 1:6).


Mas Deus não promete a seus filhos imunidade de problemas e sofrimento – não nesta vida. Antes, Deus guia-os pelas penas que são comuns a todos os homens, e mais aquelas que são únicas dos cristãos (veja Salmo 73). E Ele explica muito bem porque isto é necessário, “…ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo” e outra vez, “toda a correcção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela” (Heb. 12:10-11) e ainda, “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente” 2 Cor 4:17).


Para os crentes, o sofrimento é como um fogo de refinaria que Deus usa para purificar a sua fé e carácter cirstão; e desse modo prepará-los para o seu lugar único no céu. O sofrimento está adaptado para fazer isso de uma maneira que mais nada pode. O sofrimento opera para os crentes e não contra eles. É uma bênção e não uma maldição.


Não, os crentes não devem esperar uma vida livre de problemas neste mundo.
Os crentes precisam de estar dispostos a seguir Jesus Cristo através do sofrimento para a glória (Rom. 8:17-18). Eles precisam fazer isto pela fé, “sabendo que todas as coisas” – mesmo as coisas desesperadoramente difíceis e tristes – “contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rom. 8:28).


Rev. C. J. Connors

Traduzido por Nuno Pinheiro

http://www.epc.org.au//evangelical/vital-truths-expect-health-wealth-happiness.html

2 comentários:

Pastor Manuel Luzia (Ministro Presbiteriano) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pastor Manuel Luzia (Ministro Presbiteriano) disse...

... mas afinal ser crente não é sinónimo de saúde e properidade?

Pois é, eu penso que muito "boa gente" não lê as Escrituras. Por aquilo que pregam e ensinam, levam muitos ao erro.

O Senhor nunca nos prometeu vida boa, folgada, isenta de problemas. Ante pelo contrário - "no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo". São tantos os textos das Sagradas Escrituras que nos mostram as lutas do crente.

"Vender" saúde, prosperidade, isenção de problemas a pretesto de que Deus não quer que ninguém sofra, antes tenha mais e mais; só pode ser com um objectivo: "inchar" templos. Porque o Evangelho puro não oferece uma vida fácil.

Fico por aqui, o que escrevi é uma gota de água, sim, porque muito mais há para dizer sobre o assunto.

Que o Senhor tenha misericórdia de nós.

A Ele toda a glória!

Pr. Manuel Luzia