O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



sábado, 1 de novembro de 2008

Acordar o Dragão Puxando Seus Bigodes


Ia começar com um versículo da Escritura, mas acho bem melhor usar vários ao longo desta confissão. Falando em confissão, é engraçado que não haja mais quem confesse coisa nenhuma e vá gerindo sua fé pelos caminhos negociáveis do compromisso e do conveniente.

Ao longo dos últimos três anos tenho escrito, o que hoje vejo ser um percurso de fé evangélica normal, acerca de tudo um pouco do nada que é hoje a expressão evangélica, que se descreve como um "estilo de vida com Jesus". Eu acho que realmente não poderá haver visão mais cega e miserável das infinitas riquezas da graça de Cristo do que se resumir a glória de Deus a este chavão imprestável e polifónico.

Há três anos comecei na minha inocência a compartilhar em tom de email-diário, o que achava ser um descuido ou uma distracção que seria prontamente corrigida aos pés da cruz e aos pés da Escritura. O quanto me enganei! Igualmente, à dez anos atrás quando me converti, todas as noites levava a minha Bíblia para a roda dos meus amigos, certo de que veriam e compreenderiam rapidamente a verdade...

Mas quem é louco para acordar um dragão puxando os seus Bigodes?

Quantos conheci que se dizem crentes mas "não o são, mas são a sinagoga de Satanás"? (Ap. 2:9) Que melhor do que o Pentecostalismo com todo o seu poderio se levantando como que do meio do mar, qual Besta, para ilustrar o drama da situação? Estarão com certeza na linha da frente da apostasia contemporânea e da heresia mais profunda desde a tentação de Cristo no deserto pelo próprio Satanás!

Com esta, nunca posso aspirar a vir a ser galardoado para grandes aspirações politico-evangeliquices e job ou tachos for the boys ... great!

Puxar os bigodes ao dragão, é afirmar hoje em dia que qualquer semelhança desta igreja moderna com a igreja protestante da história é pura coincidência. Qual dos pastores de hoje leva a sério o chamado de contender pela verdade? Pouquíssimos!

1 Timóteo 2:7 Para o que (digo a verdade em Cristo, não minto) fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios na e na verdade.

Para alguns a fé nem combina com verdade e para outros só o amor resolve este "mistério" que parece existir na incapacidade de conciliar amor com verdade nas suas mentes preversas e ímpias.

Puxar os bigodes ao dragão é não ter medo de perder o mundo e o que este carrocel evangélico tem para dar. Se eu quisesse tal coisa, melhor seria ter ficado com a minha popularidade, minha vidinha de pecado, meu livre arbítrio humanista quando andava carregado com o peso do meu pecado. Mas desde aquela noite, sozinho no meu quarto da residência dos estudantes, que eu tenho um inimigo que não me odeia menos do que eu ódeio a ele e a tudo o que ele representa e influencia. Satanás é um aliado de todos os que afrouxam rédeas e procuram o prémio de balaão.

Termino arrancando mais um pelo do focinho do dragão, lembrando o Salmo 100, que parece não dizer nada a muita gente que diz seguir a Cristo.

"Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto."

Não parece o texto claramente mostrar que a natureza de Deus se entende claramente por ser ele e não nós a ser o agente activo? Jesus reforça no capítulo 15 de S. João, dizendo que não foram os discípulos que o haviam escolhido mas tinha sido Ele quem escolheu cada um deles e os nomeou!

Negar a autoria da salvação como completa e suficiente em Deus, é negar o próprio Deus! Não acham?

Para quem julga isto esquisito na vida de um cristão, deveria ler O Peregrino e ver que nada de estranho pode ser achado em muitas lutas, quer dentro quer fora, pois não é fácil entender nada desta peregrinação se não houver entendimento do que Paulo disse confortando os nossos irmãos daquele tempo, "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus" acrescentando que estes que amam a Deus amam porque "são chamados segundo o seu propósito". (Rm 8:28)

1 comentário:

Pastor Manuel Luzia (Ministro Presbiteriano) disse...

Bom dia Irmão.

Mas que belo puxão de bigodes... De facto muitos se têm acomudado e vão fazendo concessões, cedendo aqui; cedendo ali para agradar a gregos e troianos. Paulo, o servo do Senhor, chamado para ser Apóstolo pelo próprio Senhor Jesus (não foi ele, no seu zelo religioso que um dia se decidiu pelo apostolado, mas o Senhor o separou), não praticava esse provérbio. Ele viveu para agradar a Deus. Pregava para agradar a Deus e fazer a vontade de Deus.

Um "slogan" muito interessante diz: "IGREJA REFORMADA, SEMPRE REFORMANDO". A Igreja sempre retornando às Escrituras Sagradas.

Um abraço Reformado!