O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



quinta-feira, 29 de maio de 2008

Deus Não Se Confina a 4 Paredes

Creio que Deus é Omnipotente, isto é, Todo Poderoso. Sempre cri nisso, desde minha conversão e sempre hei-de crer por ser revelação do próprio Deus para a sua criação através da natureza e especialmente ao seu povo pela Sagrada Escritura.

Hoje, as palavras da oração de Salomão na dedicação do Templo ainda fazem mais sentido quando disse "eis que o céu e o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que tenho edificado?"

Nestes dias de denominação reclamando a exclusividade da presença de Deus sobre outra denominação, em que uns parecem ter mais fé do que outros por evidência de barulho, improviso e ousadia em proferirem pregações e orações desafiadoras a Deus, é tempo de Deus!!!

Creio que Deus, esse mesmo Deus que humilhou o rei Salomão a reconhecer que toda a sabedoria humana não poderia impressionar ao Deus Criador dos céus e da terra, vai em breve humilhar os soberbos e exaltar os humildes e contritos de coração que esperam no poder e no tempo de Deus.

Eu conheci a minha insignificância quando pude contemplar a majestade de Deus em Cristo, quando a Escritura se abriu para mim e me fez pedir a sua presença em minha vida por receber a Cristo em minha vida, em meu quotidiano. Receber o que é eterno em minha limitada existência. Já passaram dez anos, e a cada ano que passa vou conhecendo cada vez mais a Sua grandeza e a grandeza da Sua salvação.

Creio hoje mais do que cria à 1 ano ou à 6 anos atrás. Creio mais hoje, porque me vejo mais pequeno nas mãos de um Deus maior e cada vez maior. Quanto mais o conheço mais me apercebo de quão indigno e imerecido sou de Seu amor na cruz do calvário, do sangue vertido, do castigo que Jesus tomou para me salvar.

Ele tem todo o poder e ainda hoje pode e faz como quer, então não será cada vez mais firme a nossa confissão e não será cada vez mais segura a nossa fé em que Ele que não poupou o Seu único Filho, também não nos acode e cuida de todas as nossas necessidades?

Mas reclamar, exigir, reivindicar, adquirir pela fé à parte de uma humilhação a um rei soberano é apenas confinar Deus a 4 paredes e é ser muito tolo, pois Deus não habita em templo feito por mãos humanas ou como diz noutra parte quem é que primeiro lhe deu para que Ele o recompense?

1 comentário:

Anónimo disse...

Amado,

Quão boas são sempre as suas postagens.

Essa de alguns, pelo seu orgulho, jactância se julgam alguém. Depois vai daí, procuram por meios que só eles sabem, manipular Deus com as suas exigências e até limitarem a actuação do Soberano Deus. Simples loucura.
Como o Irmão disse e muito bem; Deus não habita em templos feitos pelas mãos do homem.

Louvado seja o Senhor pela grandeza do Seu poder e Soberania.

Como disse João Baptista: "Importa que Ele cresça e que diminua eu".

Que o Senhor o continue a abençoar e fortalecer na fé que um dia foi dada aos santos.

Seu Amigo e Irmão,

Manuel Luzia