O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



domingo, 26 de junho de 2011

Saul e a Feiticeira


1Sm 28:7-14
"Aqui, Saul procura por uma feiticeira, 1Sa_28:7. Quando Deus não lhe responde, se ele houvera se humilhado com arrependimento e perseverado em buscar a Deus, quem sabe o que poderia ter acontecido se ele tivesse suplicado por ele? Mas, uma vez que ele não consegue discernir consolo nem no céu nem na terra (Isa_8:21, Isa_8:22), ele resolve bater aos portões do inferno e ver se alguém ali o auxilia e lhe dá conselho: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, 1Sa_28:7. (...)"

Verso 13: "Oh, diz a mulher, Vejo deuses (isto é, um espírito) que sobem da terra; eles chamavam aos anjos deuses, por serem seres espirituais. Pobres deuses que sobem da terra! Mas ela fala a linguagem dos pagãos, que tinham as suas divindades infernais em veneração. (...) mas o interesse era na alma de Samuel que no entanto se se tornasse visível era esperado parecer-se à semelhança do seu corpo; e Deus permitiu ao diabo, responder à ideia, de colocar a forma de Samuel, para que aqueles que não recebem o amor à verdade pudessem ser entregues a fortes enganos e acreditarem na mentira. Que não pode ser a alma do próprio Samuel eles poderiam facilmente entender quando ascendeu de dentro da terra, porque o espírito do homem, muito mais de um homem bom, vai para cima, Ec_3:21. Mas, se as pessoas querem ser enganadas, é justo Deus dizer, “que sejam enganadas.” Que o diabo, com a divina permissão, fosse capaz de personificar Samuel não é estranho uma vez que ele pode até mesmo se transformar num anjo de luz! Nem é estranho que lhe fosse permitido fazê-lo nesta ocasião, para que Saul pudesse ser levado ao desespero, por inquirir ao diabo, uma vez que ele não iria de forma correcta inquirir a Deus, de quem ele poderia ter tido consolo. Saul, sendo dito de deuses subindo, estava ansioso por saber a forma desta divindade e como se parecia, tão longe estava ele de conceber qualquer horror disso, tendo o seu coração endurecido pelo engano do pecado. Saul, assim parece, não teve permissão nenhuma forma ou semelhança por si mesmo, mas ele precisa ter em conta a palavra da mulher, que ela via um homem velho coberto com um manto, um robe, uma toga de um juiz que Samuel algumas vezes usara, e que alguns acham que era por causa disto que ela chamara a aparição de Elohim, um deus ou deuses; porque assim os magistrados são designados, Salmo_82:1. 6. Saul, percebendo pela descrição da mulher que era Samuel, lançou seu rosto na terra, sendo, como geralmente aceite, em reverência a Samuel, apesar de não o ter visto, ou porventura para ouvir à suave e grave voz que ele agora esperava ouvir (porque aqueles que tinham espíritos em si chilreiam e murmuram, Isa_8:19); e pode ter pode parecer que Saus se tenha encurvado (provavelmente por indicação da feiticeira) para que pudesse ouvir o que era sussurrado e ouvir cuidadosamente; porque a voz de uma feiticeira é dito vir de debaixo do chão, e sussurrado por debaixo do pó, Isa_29:4. Ele se inclinaria a isso mas não se inclinaria à palavra de Deus."

Matthew Henry

Sem comentários: