O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

John Wesley e a Apostasia Metodista

"É manifesta que a adoração pública da Igreja Católica está inteiramente degenerada da natureza do Reino de Cristo," assim declarou John Wesley. Ele protestou contra as doutrinas de tradição de Roma, sete sacramentos, transubstanciação ("disparate, absurdo e auto-contradição," disse ele), peregrinações, purgatório, indulgências (que "atingem na raiz de toda a religião"), veneração de relíquias, adoração de imagens ("grosseira, aberta, idolatria palpável"), a intercessão da Virgem Maria, orações aos santos, supremacia papal, celibato do clero, mérito humano, etc. Ainda ele chamou Roma "aquela igreja apóstata" e a "mãe de todas as abominações" cheia de "superstição," "engano" e "corrupção." Poucos púlpitos Metodistas ecoam com denúncias semelhantes da idolatria de Roma nos nossos dias. Para além disso, apesar de Wesley ter ensinado a infabilidade, clareza e suficiência da Sagrada Escritura, o Metodismo Irlandês de Edgehill College inculca a alta crítica da Bíblia.

No entanto, Wesley era também um grande admirador de Francis de Sales, um líder Contra-Reformador, e de místicos Católicos Romanos em geral. Ele também fez outras afirmações ecuménicas não bíblicas acerca de Roma. Como um teólogo Metodista coloca, Wesley era "um homem bastante complexo."

A inconsistência de análise de Wesley a Roma surge da sua comum heresia capital, livre-arbítrio. Quer Wesley, quer Roma acreditam num amor de Deus por todos os homens e numa expiação ineficaz de Cristo dependente do livre-arbítrio do pecador. Ainda Wesley considerou a predestinação de Deus como "blasfémia" (contrariamente ao artigo 17 dos 39 Artigos que ele jurara respeitar). Será pouco dizer que ele era menos do que claro acerca da verdade da justificação pela fé somente.

Wesley ensinou muitos outros erros incluindo a graça resistível, o cair da graça de verdadeiros crentes, perfeição impecável, pregação leiga e pregação feminina (outra vez contrariamente aos 39 Artigos). Como um que reclamou curas milagrosas e sonhos, e encorajou gritarias e desmaios nas suas reuniões, Wesley é justamente visto como um pioneiro do aberrante movimento carismático.

Apesar do Metodismo ido mais além do que o seu fundador, as suas sementes destrutivas estavam já encontradas no ensino do próprio Wesley.

Rev. Angus Stewart

13 comentários:

Daniel M.S. disse...

Na verdade Nuno, em todas as denominações históricas podemos encontrar esse desvirtuamento ou distanciamento teológico - deixamos de contar a história da Igreja, de nossos antepassados e de nós mesmos.

Um abraço e muito bom o blog!
Tenho um novo blog "Protestantes Esquecidos", passa lá.

Anónimo disse...

Seria absurdo acreditar que Deus, em uma Graça maravilhosa, poderia predestinar um pai a jogar sua propria filha do 8° andar de seu edificio. Dificil acreditar que um DEUS de Soberana Graça, poderia predestinar um pai a manter cativa e relações sexuais com sua propria filha durante 21 anos, ou predestinar homens a estrupar bebes de dias de nascimento. Acreditar na predestinação divina é tirar as responsabilidades do homem e coloca-las em Deus. Sendo assim Wesley não errou quando criticou a predestinação. Ja imaginou a póssiblidade de Deus ter te predestinado para o inferno???? Pense nessa possibilidade. Já pensou se ouvesse um estupro de um familiar querido, será que foi Deus quem arquitetou isso???? Deus é tão justo, que cria o homem dá a ele o livre arbitrio e ainda respeita suas decisões

ingridays disse...

Concordo com o cara acima

Nuno Pinheiro disse...

Responder a um anónimo é tão estranho para mim que sou cristão e creio que fomos chamados para viver e ser da luz, como contraditório. Mas enfim, vou tentar falar com seriedade com alguém de cara tapada e que tem algum problema em se expor:

- Caro anónimo, Deus predestinou-o a não crer no que não crê e a crer no que escreve.

- Caro anónimo, Deus predestinou na eternidade tudo quanto vai acontecendo no tempo, incluindo o estrupo, assassinato e todas as injustiças que os ímpios fazem, pois guardou as boas obras para aqueles a quem Ele escolheu derramar de Sua maravilhosa e soberana e exclusiva graça - Seus filhos amados.

- Caro anónimo, Deus predestinou a queda dos anjos e sustentou aqueles a quem Ele escolheu que permanecessem na graça e na luz de Cristo.

- Caro anónimo, Deus não domina somente sobre onde e quando o raio cai do céu, mas em toda a Sua Criação o Seu domínio é completo.

- Caro anónimo, Deus predestinou revelar esse maravilhoso plano que expõe o mal e magnifica a Sua glória e justiça em toda a Sua santidade, para que o homem o tema e fuja do mal - óbvio que este meio somente é útil para aqueles a quem Deus escolheu como vasos de justiça!

Caro anónimo, seu problema não é comigo, nem com o texto escrito pelo Pr. Angus Stewart, ou com Calvino, Spurgeon, Lutero, Whitefield, Agostinho, Jonatan Edwards, nem mesmo com o Apóstolo S. Paulo... SEU PROBLEMA É COM DEUS E COM A GRANDE PARTE DA BÍBLIA QUE DERRAMA ESTE ENSINO CELESTIAL.

Nuno Pinheiro disse...

Ingridays (?), não tem problema em concordar com o erro desde que saiba que está muito errada mesmo!

Normalmente, um cego guia outro cego e se você gosta de trevas apenas está demonstrando o quão cego também é.

Não mude não que a queda é certa!

Aislan Vilalba disse...

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

Quem é o maior? Wesleyanos ou Calvinistas? Nenhum dos dois! O Amor é o maior!

Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho para QUE TODO AQUELE QUE NELE CREIA não pereça mas tenha a vida eterna.

Não importa se é predestinação ou livre-arbitrio, o que importa é que Deus amou e ama o pecador, pois de Adão até volta do Senhor Jesus Cristo, o que se pode ver aqui nessa terra são pecadores!

Considere-se um pecador e confie no Senhor Jesus. Descançe nEle e o mais Ele fará!

No VT voce ve um povo que foi eleito e no NT voce um mundo que foi remido e resgatado.

George Whitefield (Calvinista) e John Wesley (Wesleyano) tinham suas diferenças doutrinárias, porém sabiam que tinham sido comprados pelo Sangue de Jesus.

Precisamos de irmãos e não de acusadores. Irmãos estimulam um ao outro, enquanto acusadores reprimem e desconstroem.

Dizendo sábios, tornam-se loucos pois todos pecaram e estão destituidos de Deus. Não existe eleito, o que existe são aqueles que Jesus resgatou por um alto preço, pois o resgate foi de todos quantos o recebem para viver uma vida cristã. Renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga a Jesus para se tornar digno dEle.

Sem renuncia e cruz, não existe vida cristã.

Em Cristo,

Aislan Vilalba
Phobeumenos Thon Theon

Nuno Pinheiro disse...

Caro Aislan,

Todos os grandes hereges pegaram na fórmula do amor contra todos os males para encobrir o outro lado da moeda e você não foge à regra. Parabéns!

Quanto ao absurdo que escreve tenho a responder que sua lógica é desconexa, seu argumento ridículo e seu amor cristão um zero.

"Precisamos de irmãos e não de acusadores. Irmãos estimulam um ao outro, enquanto acusadores reprimem e desconstroem." QUEM FALOU QUE ESTOU FALANDO AQUI COM IRMÃOS? DE RESTO ESTOU DE ACORDO!

SDG,
NP

Aislan Vilalba disse...

Conhece um tal de Nuno Pinheiro?
Olha a descrição pessoal do cara!
Posso dizer por experiência própria que Cristo "justifica o ímpio". Creio que o Senhor Jesus jamais recusará um pecador arrependido que procura conforto em seus BRAÇOS DE AMOR. O meu blogue tem por objectivo ajudar outros a encontrar o mesmo o que um dia achei - o Deus único e verdadeiro. "Que eu diminua e Ele cresça" Soli Deo Glória!!!

Será mesmo que ele acredita em braços de amor? A final de contas todos os grandes hereges pregaram o amor e não mostraram o outro lado da moeda!

Não tenho intenção de menosprezar sua capacidade intelectual como fez comigo, porém deixo uma advertência pelo modo aspero e grosseiro que me respondeu!

Arrependa-se nobre pecador de linguas afiadas e lembre-se de seu estado original de pecado se é que algum dia você já pecou, pois pela forma como se coloca, parece ser detentor de grande saber teológico, portanto está seguro que herdará os céus.

Jesus vem da tribo de Judá certo? Mas é Judá casado com quem? Voce deveria saber, pois é um grande exegeta pelo que parece!Porém vou te ajudar nisso Nuno! Leia Genesis 38 e faça a exegese de todo o capitulo! Isso é uma base bíblica irrefutável no Velho Testamento sobre a graça de Deus que alcança todos os povos, linguas e nações, e não somente os eleitos. Você precisa é estudar as escrituras com o autor Espirito Santo e não ficar estudando com os olhos e mente de calvino ou de spurgeon!
Agora desate esse nó nobre eleito!
“A vontade de Deus é que todos os homens sejam salvos e venham ao pleno conhecimento da verdade” I Timóteo 2:4
Sala Scriptura

Nuno Pinheiro disse...

Caro Aislan, de facto tem razão e falta de paciência é pecado e confesso que já me vai faltando a paciência...

Vou explicar que não pretendi e não pretendo nunca nem jamais atacar a inteligência de ninguém, mas sim a falsa espiritualidade. Heresia não é falta de inteligência mas excesso muitas vezes... Um herege não é um pecador ignorante mas um conhecedor das Escrituras e distorcedor constante delas, entende?

No seu caso, eu passo logo a tratar alguém que afirma ter conhecimento de bons comentários tradicionais (entenderei reformados caso contrário serão maus comentários antigos) e que os considera sem valor, preferindo a escória pentecostal!

A razão da minha fé não é gnóstica nem se baseia em nada que eu tenha de minhas habilidades ou capacidades, mas minha fé vem pela Palavra de Deus que é meu pão e minha única regra de fé e prática, coisa que não é para nenhum pentecostal consciente que eu conheça.

Você confunde o termo eleitos conforme revelada pela Escritura e uma vez que tem tantos comentários bíblicos tradicionais, aconselho a lê-los com mais atenção e não irei chover no molhado, nem irei explicar Génesis 38.

Quanto ao seu texto prova em I Tm 2, deixo aqui um artigo em que uso esse mesmo texto se quiser e tiver interesse em ler: http://soberanagraca.blogspot.pt/2008/04/todos-so-todos.html

Este blog é de acesso livre e não o imponho a ninguém, e muito menos espero que seja popular ou seja essa a minha motivação em escrevê-lo, mas um testemunho da verdade sem parcialidades!

Está convidado a escrever o seu e prometo que não irei lá perder meu tempo.

Passar bem.
NP

P.S. Sempre que quiser procurar alguma ajuda sincera e debater honestamente por amor à verdade conte com meu amor e paciência. De momento resta-me orar para que Deus abra seus olhos e o faça enxergar o quão longe está de Cristo!

Nuno Pinheiro disse...

Ah, Aislan! Se quiser pode ler o que penso sobre o amor de Deus aqui: http://soberanagraca.blogspot.pt/2009/09/o-amor-biblico-de-deus.html

Aislan Vilalba disse...

Vou te chamar de irmão ainda que você acredite que eu não seja um.

Não preciso ficar entrando em blogs e ficar postando mensagens, porém algumas coisas me chamam atenção, e o que você postou chamou minha atenção.

Fico triste em ver alguem como você que acredita estar conversando com pentecostais e nem ao menos se deu o trabalho de ser humilde e perguntar qual minha cosmovisão de Deus.

Jà que você disse que posso contar com seu amor e paciencia, então peço ajuda pra você abrir meus olhos espirituais, pra que eu possa contemplar o verdadeiro amor de Cristo por mim, que sou pecador.

Eu realmente tenho muito a aprender, sou um estudante das escrituras. Um estudante que gosta muito de aprender não somente com outros irmãos, mas principalmente com o Espirito Santo.

Me perdoe se te fiz sair da linha e acabei dispertando em você um sentimento faccioso. Não milito bandeira alguma no meio evangelico, somente a bandeira de Jesus, o Cristo, Senhor e Salvador.

Eu sei quem fui e onde estou em Cristo. Rejeito qualquer crença em Batalha Espiritual, Prosperidade, Cura e Libertação e por vai...

Vejo que faz tempo que você não jejua, pois sua carne está bem forte para contender de forma aspera e grosseira. Isso é ruim pra quem diz já viver com Cristo. Pedro precisou ouvir o galo cantar tres vezes pra entrar em desespero pelo que tinha falado a Cristo. Talvez seja hora de você se prostrar e ser mais humilde e menos contencioso.

Se para sua tristeza ou alegria, vou continuar a postar comentários. E quanto sua sugestão de leituras, vou ler e depois comenta-las.

Acredito que talvez eu esteja pegando você em um periodo ruim de sua vida e se estiver precisando de ajuda estou disposo a ajudar.

Na Paz do Senhor Jesus Cristo,

(Ichtys)

Gilberto Fontana disse...

Caros irmãos em Cristo, entrei por acaso nesta página. Não sou teólogo, não tenho pretensão nenhuma de fazê-los mudar seu conceito nem suas verdades. O que quero dizer é que enquanto discutimos isso ou aquilo, milhares de pessoas morrem sem conhecer o evangelho, inclusive posso arriscar dizer que próximos aos senhores também há pessoas que vivem dessa forma sem conhecer a salvação que procede de Cristo Jesus.
Assim sendo, pediria encarecidamente a todos, cumpram o mandamento que Cristo deixou a vocês: Marcos 16:15, façam sua parte para tornar diferente este mundo.

Deus abençoe vocês e abra seus olhos para uma realidade alarmante de pessoas que hoje vivem sem Cristo.

Gilberto Fontana

Anónimo disse...

o chamado é pregar o evangelho.
se liga e pensa quantas almas se renderam hoje.