O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



domingo, 19 de dezembro de 2010

Carta a um Pastor Pentecostal


Caro Pastor,

Minha escrita de umas tantas "teses" contra o pentecostalismo, é no sentido puro e simples de levantar o véu e não tem, como no caso de Martinho Lutero, nenhuma categoria teológica.

Minhas "teses" estão à distância de anos luz da qualidade tanto das outras teses a que faz "jogo de palavras" como eu estou do autor das mesmas.

É brutal, chocante e impressionante como Martinho Lutero conseguiu abalar o mundo com simples teses que deveriam "estar na cara" de qualquer terráquio com olhos entre a cana do nariz!?!?!

Mas, atentando ao seu comentário, peço simplesmente que não me tome por Nietzsche, que criticando uma religião a tomava pela sua prática corrompida dos exemplos que quis tomar de prova. Eu não confundo nem pretendo jamais confundir predicados de uma determinada visão cristã com a sua prática num determinado tempo.

Eu creio na Igreja Universal (católica), no sentido em que os reformadores definiram como igreja invisível e visível, e não creio que o PENTECOSTALISMO pertença à primeira categoria, mas apenas se limita à segunda: a da visibilidade, das coisas que não são mas se vêm!

Não pretendo, nem me atrevo a fazer papel de juiz das almas pois não vejo nem os corações nem os pensamentos dos homens e suas inclinações; por isso não julgo as partes pelo todo.

O problema não está a meu ver nos pentecostais (não personalizarei em ninguém mais a não ser no diabo), mas sim no pentecostalismo:

Defino Pentecostalismo como uma adulteração plena, completa e absoluta do sistema de verdade cristã dada pelo Espírito nas Sagradas Escrituras.

O Pentecostalismo não depende dos autores ou actores que em determinado momento envergam a sua camisola - é totalmente corrupto em si mesmo na linha de suas afirmações contradizentes para com o VERDADEIRO EVANGELHO que Paulo fala para guardar fielmente até mesmo se um pregador for um anjo cheio de aparência celestial!

Portanto, apesar de concordar comigo em parte, eu não concordo com as suas palavras em nada, pois estão inversamente proporcionais ao meu sentido no texto.

Meu papel jamais deverá ser confundido como crente e como membro do corpo de Cristo, nem me permitirei pela graça de Deus à menor cedência num só ponto da verdade e tornar-me o que a Bíblia me proíbe. Não me cabe por isso separar o trigo do joio, nem sequer me importar com isso.

O que porém a Bíblia pede aos que estão com responsabilidade na igreja do Senhor, é batalhar pela fé e pela verdade que uma vez foi dada aos santos; sofrer por ela; estar pronto a perder tudo neste mundo até ao amigo mais próximo pela pérola, jóia e tesouro que é doutro mundo - o verdadeiro mundo que é eterno!

Se o senhor é pentecostal e ainda respira, arrependa-se e creia no Cristo das Escrituras e não na réplica imaginária e fraudulenta que traz desonra a Deus e juízo a quem o prega.

Coloque-se como quem não julga já saber alguma coisa, mas como quem pretende ser ensinado e continuar aprendendo!

Que fique claro que eu não tenho nada contra nenhum pentecostal pessoalmente e não os considero inferiores a ninguém, porém estão no erro e o drama é que estão tão longe que não precisam de uma reforma, mas de uma refundação pois seus fundamentos estão TODOS errados.

Com muito respeito, mas no dever de abrir o coração com quem está disposto a ouvir, deixo aqui palavras que eu mesmo agradeceria se um dia alguém mas tivesse dito.

Seu em Cristo,
NP

2 comentários:

Anónimo disse...

Tanta preocupação com os pentecostais. Estava a espera de ler uma mensagem sobre o Natal, mas no entanto, nada... Faça um favor, mude o título do seu blog. Ponha: Anti-pentecostal... porque o nome actual não tem nada haver com o conteúdo.

Graça e Paz

Nuno Pinheiro disse...

Caro anónimo,

Agradeço seu apontamento e fico grato a Deus de ter permitido que a minha preocupação é grande mas nunca demais.

Como o Sr. Anónimo deve entender não é fácil falar com gente que não olha nos olhos e não tira suas máscaras, mas se isso lhe dá mais coragem para dizer a verdade pode comentar sempre que quiser neste blog que eu cá me adapto à situação caricata mas não nova.

Suas expectativas são reveladoras que nem tudo o que se espera se encontra. No natal, a verdade e os problemas persistem... que estava à espera mesmo?

Faça um favor, não visite este blog, se não vê utilidade nele, mas não peça alteração de conteúdo pois eu não sou pentecostal nem neo-pentecostal para andar à procura do que os outros gostam e esperam para os satisfazer.

Ainda assim, tal sugestão de título é de louvar, pois é o que a igreja está a precisar nestes dias. Que o Senhor o ouça e levante alguém capaz de fazer um óptimo blog ante-pentecostal, que eu colocaria nos meus favoritos!!!

O nome Soberana Graça tem tudo haver com o conteúdo deste site, porém não é dado a todos conhecer a graça e logo o conteúdo deste site. Ore para que Deus lhe abra os olhos e possa ver algo mais além, pois a graça começa com a constatação do péssimo estado em que alguém se encontra e no meio do desespero das más notícias e do impossível lamaçal de corrupção do homem eis que surge a luz de Cristo brilhando com a boa nova do evangelho!

Estranho que o senhor Anónimo não veja isso e oro para que Deus o faça ver se assim for do agrado do Soberano Deus.

Eis aqui nesta resposta o seu conto de natal.

Que Cristo nasça na estrebaria de seu imundo coração e raie a sua luz de graça gerando-o de novo para uma viva esperança arreigada na pura e celestial verdade ao invés de suas próprias e peçonhentas ideias terrenas, humanas e diabólicas.

Feliz Natal!