O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



domingo, 31 de outubro de 2010

As 95 Teses Contra o Pentecostalismo

Hoje é o dia 31 de Outubro de 2010 e faz 493 anos que um monge desconhecido da Saxonia chamado Martinho Lutero afixou na porta de uma igreja na cidade de Vitemberga 95 teses contra a prática das indulgências da igreja de Roma.

Isso foi no ano de 1517 e muita água já correu por baixo da ponte desde então, embora continuem a estar na água todos os tipos de peixes e quando lançadas as redes vêm sem indiscrição com todos eles, os bons e os maus peixes.

Eu não faço acepção de falsas igrejas e muito menos dos pentecostais como uma outra religião que se baseia nos sentidos e nas suas sensações como meio infalível de atingir a verdade.

1. O Pentecostalismo promove em toda a linha o regresso à putrefacção da doutrina da igreja e a degeneração da alma do cristão.

2. O Pentecostalismo, tal como Roma, é uma religião aparentemente cristã, enchendo a boca de louvores a Deus, mas não reconhecendo o seu Senhorio e logo não fazendo o que Jesus ordena.

3. O Pentecostalismo é herético em toda a linha, não havendo nada que se aproveite como absolutamente válido.

4. O Pentecostalismo ganha o mundo, enchendo igrejas e consagrando carreiras e nomes famosos, porém perdendo a sua alma e a de seus ouvintes.

5. O Pentecostalismo ofende o Espírito Santo, quando o manipula e o blasfema tentando reproduzir o Senhor da Igreja sem o mínimo amor à Verdade que Ele mesmo revelou.

6. O Pentecostalismo denigre o Senhor Jesus ao representá-lo não numa cruz em forma de imagem e crucifixo, mas espiritualmente o tratando como uma marioneta ao sabor da manipulação de supostos "ungidos".

7. O Pentecostalismo não reconhece a autoridade suprema das Escrituras nem se submete a qualquer parte delas que rebaixe o homem e exalte a Deus.

8. O Pentecostalismo é impotente em sua doutrina e prática, prometendo como o comunismo revestir um homem velho com roupas novas, mas não lhe garantindo o poder do evangelho de Cristo no interior do coração do homem.

9. O Pentecostalismo é miserável ao ignorar qualquer uma das doutrinas básicas cristãs.

10. O Pentecostalismo é lamentável ao desconhecer qualquer sequência histórica anterior a si e que lhe seja exemplo.

11. O Pentecostalismo diz pra si e para os outros "serei como Deus".

12. O Pentecostalismo afirma aos seus discípulos " convém que eu cresça e Ele diminua".

13. O Pentecostalismo é infanticida pois mata qualquer um que seja persuadido a seguir a religião cristã, quer seja ainda nesta vida, seja na porvir.

14. O Pentecostalismo é abortivo pois antes do bebé ver a alva já ficou escandalizado.

15. O Pentecostalismo é uma prostituta de luxo que se revende a cada lavagem.

16. O Pentecostalismo é uma meretriz de estrada quando a troco de nada abre a mão a tudo.

17. O Pentecostalismo é interessante a qualquer tolo que vai atrás da sua sedução como boi para o matadouro.

18. O Pentecostalismo não precisa de mestres, qualquer papagaio é doutor por lá.

19. O Pentecostalismo não civiliza nem o seu culto quanto mais uma sociedade.

20. O Pentecostalismo não gosta de estudar pois esse não é um dom do Espírito Santo para eles e que levou outros como Daniel, José, Samuel, Moisés, David, Salomão, Paulo, Pedro (e todos os outros de Abel a Estevão em diante) a serem reconhecidos pela sua sabedoria espiritual e divina!

21. O Pentecostalismo só precisa de um instrumento para resultar: mesa de som.

22. O Pentecostalismo não precisa de Bíblia, pois fica ou aquém ou vai além.

23. O Pentecostalismo é entusiasmante pois promete sempre dar o que ainda não aconteceu.

24. O Pentecostalismo é inebriante e quando não é começa-se a fazer como se fosse.

25. O Pentecostalismo é hilariante pois não dá para levar nada daquilo a sério.
26. O Pentecostalismo é uma anedota cujo o sangue de todos que ali riem está sobre as suas cabeças.

27. O Pentecostalismo produz salvação quando a pessoa esquece o pregador ali e lê a Bíblia.

28. O Pentecostalismo é uma bênção como o lamaçal para o porco.

29. O Pentecostalismo aponta para o céu como quando se aponta para um tornado que vem destruir dizendo "olha lá, vamos ver mais de perto?"

30. O Pentecostalismo prega Cristo... com pregos de aço.

31. O Pentecostalismo é aceite pelos cristãos mais maduros pois nunca apodreceram ali.

32. O Pentecostalismo é ofensivo para o mundo porque lhe faz concorrência para encher o inferno.

LEIA ISTO 3 VEZES ANTES DE ENTRAR NUMA IGREJA PENTECOSTAL E SUBTRAIA UMA E TEM AÍ AS 95 TESES, QUE EU NÃO TENHO A PACHORRA DE LUTERO POIS PENTECOSTALISMO NEM INSTITUIÇÃO É NEM EU SEI ESCREVER LATIM.

Soli Deo Glória
Nuno Pinheiro

4 comentários:

Pastor Marcos Ribeiro disse...

Concordo em parte com sua tese sobre o Pentecostalismo.
Sou pentecostal, porém nem todos se dobraram a baal.
O problema não é o Pentecostalismo, mas sim muitos que se dizem "pentecostais", pessoas que não nasceram de novo, não se converteram mas se convenceram do Evangelho, é o joio no meio do trigo.

Nuno Pinheiro disse...

Caro Pastor Marcos Ribeiro,

Minha escrita de umas tantas "teses" contra o pentecostalismo, é no sentido puro e simples de levantar o véu e não tem, como no caso de Martinho Lutero, nenhuma categoria teológica.

Minhas "teses" estão à distância de anos luz da qualidade tanto das outras teses a que faz "jogo de palavras" como eu estou do autor das mesmas.

É brutal, chocante e impressionante como Martinho Lutero conseguiu abalar o mundo com simples teses que deveriam "estar na cara" de qualquer terráquio com olhos entre a cana do nariz!?!?!

Mas, atentando ao seu comentário, peço simplesmente que não me tome por Nietzsche, que criticando uma religião a tomava pela sua prática corrompida dos exemplos que quis tomar de prova. Eu não confundo nem pretendo jamais confundir predicados de uma determinada visão cristã com a sua prática num determinado tempo.

Eu creio na Igreja Universal (católica), no sentido em que os reformadores definiram como igreja invisível e visível, e não creio que o PENTECOSTALISMO pertença à primeira categoria, mas apenas se limita à segunda: a da visibilidade, das coisas que não são mas se vêm!

Não pretendo, nem me atrevo a fazer papel de juiz das almas pois não vejo nem os corações nem os pensamentos dos homens e suas inclinações; por isso não julgo as partes pelo todo.

O problema não está a meu ver nos pentecostais (não personalizarei em ninguém mais a não ser no diabo), mas sim no pentecostalismo:

Defino Pentecostalismo como uma adulteração plena, completa e absoluta do sistema de verdade cristã dada pelo Espírito nas Sagradas Escrituras.

O Pentecostalismo não depende dos autores ou actores que em determinado momento envergam a sua camisola - é totalmente corrupto em si mesmo na linha de suas afirmações contradizentes para com o VERDADEIRO EVANGELHO que Paulo fala para guardar fielmente até mesmo se um pregador for um anjo cheio de aparência celestial!

Portanto, apesar de concordar comigo em parte, eu não concordo com as suas palavras em nada, pois estão inversamente proporcionais ao meu sentido no texto.

Meu papel jamais deverá ser confundido como crente e como membro do corpo de Cristo, nem me permitirei pela graça de Deus à menor cedência num só ponto da verdade e tornar-me o que a Bíblia me proíbe. Não me cabe por isso separar o trigo do joio, nem sequer me importar com isso.

O que porém a Bíblia pede aos que estão com responsabilidade na igreja do Senhor, é batalhar pela fé e pela verdade que uma vez foi dada aos santos; sofrer por ela; estar pronto a perder tudo neste mundo até ao amigo mais próximo pela pérola, jóia e tesouro que é doutro mundo - o verdadeiro mundo que é eterno!

Se o senhor é pentecostal e ainda respira, arrependa-se e creia no Cristo das Escrituras e não na réplica imaginária e fraudulenta que traz desonra a Deus e juízo a quem o prega.

Coloque-se como quem não julga já saber alguma coisa, mas como quem pretende ser ensinado e continuar aprendendo!

Que fique claro que eu não tenho nada contra nenhum pentecostal pessoalmente e não os considero inferiores a ninguém, porém estão no erro e o drama é que estão tão longe que não precisam de uma reforma, mas de uma refundação pois seus fundamentos estão TODOS errados.

Com muito respeito, mas no dever de abrir o coração com quem está disposto a ouvir, deixo aqui palavras que eu mesmo agradeceria se um dia alguém mas tivesse dito.

Seu em Cristo,
NP

Anónimo disse...

1- Os pentecostais são os que mais conhecem, bíblias de estudo aparentemente ligadas a tradicionais, não explicam nada, tenho uma bíblia de estudo pentecostal, de Donald Stamps e explica muita coisa.
2- Para que teologias que não edificam fé, não transformam caráter de ninguém e só produzem questões de coisas, que só Deus absolutamente sabe?
3- A igreja pentecostal é a que mais recupera pessoas no mundo.
4- Quer ver desmascarar muita gente que se diz cristã? É haver manifestações espirituais diante dela, ela faz calúnia, injúria, detratação e talvez violência, coisas que a bíblia proíbe.
5- O termo "últimos dias" que Joel aplica e aparece em Atos 2:17, significa toda a era da igreja até a volta de Cristo, o derramamento do Espírito.
obs. Estou assinando como anônimo porque não tenho conta do google.

Nuno Pinheiro disse...

Caro Anónimo (que coisa simples de resolver colocando o nome no fim!),

Seu comentário é irrefutável. Parabéns pelas suas biblias de estudo pentecostais. Faça bom proveito delas.

Fiquei só com uma dúvida: o senhor enganou-se no texto ou não o leu?

Isto aqui não é sobre quem sabe mais ou que bíblias são melhores ou piores comentadas, até porque sou contra Bíblias Comentadas também! Isso é só uma ajuda que não é o melhor procedimento que passaria por um comentário bíblico sério e profundo.

Mas ainda sobre o que escreveu eu posso esclarecer que o que me importa não é se o carro do seu pai é melhor do que o do meu, mas a verdade que é algo que é uma terra estranha para o movimento pentecostal!

Soli Deo Glória!,

P.S. Eu não advogo o tradicionalismo idem...