O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



terça-feira, 17 de novembro de 2009

A Gangrena Preterista - Parte I (por Martyn McGeown)


Conteúdo:
I. Introdução
II. Diagnóstico: Gangrena!
III. Prognóstico
IV. Cura
V. Conclusão

I. Introdução


O Apóstolo Paulo alerta em II Timóteo 2:17-18 acerca de dois falsos mestres na igreja em Éfeso. Estes dois heréticos, Himeneu e Fileto, eram preteristas. Eles ensinavam que o grande evento escatológico da ressurreição dos mortos já tinha acontecido. Ao fazer isto eles perverteram a fé de alguns na igreja (v. 18). Paulo avisa Timóteo que a heresia, e esta heresia preterista em particular, iria roer “como um canker” (v. 17). A palavra "canker" significa gangrena. O aviso é claro. A heresia alastra-se. Alastra-se como uma gangrena, a morte de tecidos mortos resultando em carne negra, putrefacta e mal-cheirosa. A gangrena sem tratamento espalha-se ao longo do membro afectado e leva à morte do corpo. Normalmente o único remédio é o amputar da área morta.

O preterismo é a heresia que sustenta que grande parte ou todos os eventos escatológicos profetizados na Escritura foram já realizados no passado. Pós-milenistas, que vislumbram uma "Era Dourada" para a Igreja na qual o mundo é Cristianizado, relegam as profecias do Novo Testamento a respeito da Grande Tribulação e perseguição da Igreja, a ameaçadora e generalizada apostasia da verdade, e o aparecimento do Anticristo ao passado. Estes eventos foram cumpridos, dizem os pós-milenistas, em 70 dc, quando Jerusalém e o Templo foram destruídos pelos romanos. Alguns são preteristas moderados, parciais e inconsistentes. Completos, extremistas, consistentes ou hiper-preteristas relegam não só aquelas profecias ao passado, mas também ensinam que todas as profecias do Novo Testamento, incluindo a ressurreição dos mortos (que eles, como Himeneu e Fileto, espiritualizam), o julgamento final e até a Segundo Advento de Jesus Cristo ocorreu em 70 DC. Não há portanto nenhuma futura vinda de Cristo no fim do mundo. Nós estamos já nos novos céus e na nova terra na qual os justos habitam (2 Pedro 3:13). Este mundo irá provavelmente existir para sempre, ou, se não durar eternamente, a Bíblia não tem nada a nos dizer acerca do futuro.

Como o preterismo e a gangrena estão relacionados? Este texto irá expor o preterismo dos modernos pós-milenistas, especialmente os reconstrucionistas. Vamos concentrar nossa atenção no movimento Reconstrucionista porque os homens desse movimento são os autores mais prolíficos no campo do Pós-milenismo e os maiores opositores do Amilenismo Reformado, que eles ridicularizam como escatologia pessimista ou "pessimilenialismo". Figuras representativas nesse movimento são Gary North, Gary DeMar, Kenneth L. Gentry, Jr., e David Chilton. Este artigo vai argumentar que o seu preterismo está se espalhando como uma gangrena através do corpo da verdade Reformada, devorando doutrinas vitais e textos-chave, levando eventualmente e, inexoravelmente, a um explosivo hiper-preterismo. Por agora os pós-milenistas modernos estão resistindo ao hiper-preterismo, mas este texto irá defender que eventualmente o seu sistema deve entrar em colapso sob a sua própria inconsistência. Ele deve sucumbir à gangrena da heresia de Fileto e Himeneu.

4 comentários:

rodrigo disse...

Qualquer leitor atual das escrituras ao deparar-se com as afirmações dos apóstolos Pedro, Paulo e João, necessariamente se tornará preterista, porquanto de outro modo terá com certeza a idéia de que os prefalados apóstolos estavam completamente enganados, haja vista que, Paulo afirma aos coríntios em sua primeira carta que tudo o que havia sobrevindo aos judeus da antiga aliança fora escrito para aviso deles (os crentes do 1º século), para quem já era chegado o fim dos séculos 1ª Co. 10:11. Caso idêntico se dá com Pedro quando em sua primeira epístola dirigida aos estrangeiros de seus dias (judeus dispersos) no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, afirma enfaticamente: "E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto, sede sóbrios e vigiai em oração. etc. Oras, para qual propósito tal exortação seria levada a efeito se o fim não estava próximo? Igualmente João em sua primeira epístola deixa claro aos seus primitivos leitores o seguinte: "Filhinhos, é já a última ora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também AGORA (no tempo de João e seus leitores) muitos se têm feito anticristos; POR ONDE CONHECEMOS QUE É JÁ A ÚLTIMA HORA. 1ª João 2:18. Eles sabiam que estavam vivendo os últimos dias. Hoje, após mais de meio século de vida, e, tendo laborado em erro pregando um futurismo antiescriturístico, olho para o passado e vejo a verdade, olho para o futuro e vejo a eternidade de Deus, e, olhando para o presente deparo-me com o ocaso do cristianismo apoiado no entendimento humano.

Unknown disse...

Para quem aguarda o fim do mundo uma leitura inspiradora será o que Salomão homem que recebeu sua sabedoria diretamente de Deus deixou explícito em seus escritos, haja vista o que segue; “Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra permanece para sempre. Ecl. 1:4 ss.” Eu sei que tudo o que Deus faz durará eternamente. Ecl.3:14-a. Pedro também era preterista, porquanto firmou em sua 2ª epístola que o mundo da época de Noé acabou, findou, pereceu, chegou ao seu termo, coberto pela águas do dilúvio. Ora, o mundo acabou? A TERRA FOI DESTRUIDA? OS CÉUS FORAM DESTRUIDOS? Claro que não, lógico que não. Está faltando entendimento nas afirmações de heresias preteristas, está faltando tudo, até pelo fato de que a palavra mundo nas escrituras tem dezenas de significados. Antes de acusar vamos entender OK!

Nuno Pinheiro disse...

Tenho andado um pouco ocupado com muitas outras tarefas, mas prometo continuar a traduzir este excelente estudo crítico ao movimento preterista.

Quando tudo estiver exposto, com certeza irão entender melhor os erros deste aparente bem disposto pensamento irróneo.

Continuem a ler, as objecções são claras e esclarecedoras...

rodrigo disse...

Prezado; fale sobre o câncer pré-milenista futurista em suas variegadas formas, porquanto é impossível crer nas escrituras e não vê-las cumpridas.