O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Pregação Expositiva ou Profanação Maldita


Muito se fala ultimamente de pregação expositiva como uma alternativa e um modelo sugerido pela Escritura Sagrada, ao invés de, a única forma prescrita pelas Sagradas Letras para a pregação bíblica nos cultos reservados a Deus. Gosto muito de ser edificado por livros que instruem nas verdades de Deus, porém, ao mesmo tempo a tristeza atinge-me poderosamente pela falta de verticalidade, coragem, ousadia, compromisso e fidelidade que neste tempo presente evidenciam os que têm a responsabilidade da guarida do rebanho do Senhor.

Nunca deve ter havido um tempo com tão poucos pregadores em comparação com os muitos religiosos palradores que contaminam os seus ouvintes com fétidos discursos idólatras. Muitos são jovens apóstatas e heréges num tempo em que ninguém é chamado apóstata e herége mais...

O que é idolatria? Num sentido mais amplo podemos dizer que é tudo aquilo que é feito para agradar a Deus à sua própria maneira e não levando em consideração o que o próprio Deus tem a dizer sobre tal matéria.

Deus nos livre desta geração perversa que multiplica a nulidade da sua imaginação por um expoente igual ao número de pensamentos por segundo de cada uma dessas cabeças enfermas, e divide pela inexistente responsabilidade para com Deus e para com os homens, e em especial para com a igreja.

É verdade que a pregação da Palavra de Deus é um meio da graça entre outros, mas é um mais elevado e central de todos. Esta pregação só pode ser expositiva, para ser submissa à Escritura Sagrada e ser sujeita ao julgamento dos que a ouvem. De outro modo como poderíamos julgar a pregação? Como poderíamos imitar os berianos? Como poderíamos expor os falsos ministros? Como a igreja poderia condenar a heresia proferida por alguém, defender a igreja do mau testemunho de tantos e proteger os fieis daqueles que falam a imaginação do seu coração e não a Lei, nem o Testemunho ou a Palavra dos lábios de Deus?

Profanar o Templo é o que fazem todos os que sobem aos púlpitos e abrem os seus lábios em mentira diante do Deus Vivo, anunciando um Deus imaginário, indicando um caminho outro além de Cristo (pensem no caminho da prosperidade, dos dons e poder, das conquistas terrenas, do controlo do seu próprio destino, etc.).

É certo que dá incomparavelmente mais trabalho e canseira o pregar a Cristo! É claro que dá menos palmas e mais perseguição. É lógico que a oposição se manifesta contra o ungido do Senhor e ao seu povo... Mas não há alternativa! Pregar a Cristo é vida para os mortos, é luz para os cegos, é ouro para os pobres, é água para os sedentos, é pão para os famintos, e é GLÓRIA PARA DEUS.

Para pregar a Bíblia Sagrada é preciso estar e ser instruído nas Sagradas Letras, pois a boca fala do que o coração está cheio.

Enche-nos ó Pai do teu celeste ensino, enche a nossa boca dos tesouros da tua Palavra. Tem misericórdia do teu povo e livra-os dos lobos difamadores que ameaçam o teu rebanho.

9 comentários:

Luan Marçal disse...

Caro Nunito,

Teus pensamentos são tão profundos. Sempre que entro no teu blog e leio, fico surpreendido com os seus artigos. Saio do seu blog mais elevado espiritualmente LOL

“O que é idolatria? Num sentido mais amplo podemos dizer que é tudo aquilo que é feito para agradar a Deus à sua própria maneira e não levando em consideração o que o próprio Deus tem a dizer sobre tal matéria”

Muito bom, isso que o irmão escreveu! Vou até colocar no meu caderno de citações massas LOL

Eu tentei encontrar alguma coisa para discordar contigo, mas não encontrei nada LOL

Um abraço reformado

Soli deo Glorioa

Luan Marçal disse...

Depois coloca o vídeo da conferencia da nossa igreja no teu blog. Massa!

Luan Marçal disse...

A Igreja Lusitana (anglicana) aqui ao lado de casa tem um pulpito como esse.

Grande pulpito.

Nuno Fonseca disse...

Nuno: Graças a Deus que na minha igreja só temos pregação expositiva. Nada de sermões tópicos. O púlpito é para a prédica do Senhor; não para a opinião de engravatados.

Luan: Pelo que conheço da Igreja Lusitana actual, a arquitectura ainda tem que ser o único elemento ortodoxo que resta. Digo-o com pena.

§

Queria tomar um cafezito ambos. Seria interessante conhecer calvinistas portugueses doutras denominações. E depois queria convencer o Luan a deixar de ser nacionalista, que só lhe fica mal. Não é a política Reformada histórica - muito pelo contrário. Queria um dia explicar devidamente.

Fica o repto.

Luan Marçal disse...

Caro Nuno Fonseca,

Eu gosto muito de arquitectura, obras de artes… Uma das igrejas mais bonitas que eu conheço em Portugal é a Igreja Lusitana, é mesmo linda! Infelizmente a igreja lusitana tem desviado da sã doutrina, e a situação vai piorar a cada dia mais. Mas em comparação com as outras igrejas da comunhão anglicana a igreja lusitana é “bíblica”. Em Portugal ainda não aceitam aborto, nem homossexualismo, nem mulheres no ministério… o problema é que são ecuménicos. Se eu não fosse membro da Igreja Presbiteriana com certeza estaria na Igreja Lusitana. Eu ACHO que acredito na sucessão apostólica, defendo os 39 artigos da religião, e gosto muito do livro de oração comum (liturgia da igreja anglicana).

Temos que nos encontrar, para eu te mostrar que o nacionalismo é a única solução para a política actual. Já que somos cristãos, devemos defender um partido que defende a democracia cristã e que preze pela pátria.

Além de tudo, eu não creio que a minha ideologia política contradiz a Palavra de Deus.

Já agora, quero te convidar para ir na conferência fiel, onde eu vou estar, o Ir. Nuno e alguns pastores presbiterianos. Com certeza na conferência fiel eu vou ter a oportunidade de te convencer que o nacionalismo é a solução e de te convencer que o pos-milenismo e baptismo de adultos são heresias LOOOL

Um abraço Irmão Nuno Fonseca

Nuno Fonseca disse...

Enquanto o Nuno não responde ao repto, fica o convite, Luan. E o da Conferência Fiel, idem. Se bem que ainda não conheço a data.

Adianto que és um presbiteriano muito invulgar. Não só por seres nacionalista, mas por creres na sucessão apostólica.

Vou tomar as tuas acusações de heresia como humoradas. Só podem ser. Por um lado, temos demasiados relatos de baptismos de adultos no Livro de Actos; por outro, temos a escatologia de vitória de Calvino nas Institutas e no endereço ao Rei francês. E a dos puritanos. E até a dos presbiterianos reconstrucionistas de há 20 anos para cá.

Mas pronto. It's all good.

Luan Marçal disse...

Caro Nuno Fonseca,

A conferência será no dia 26 a 29 de Outubro. Serio muito bom que o Nuno fosse, você vai gostar muito. Vale a pena.

Eu tenho dúvidas em relação a sucessão apostólica, até o que sei, acho muito interessante. Ainda não tenho uma opinião formada sobre o assunto.

Em relação aos 39 artigos da religião, creio que aquilo é quase tudo calvinista.

Em relação ao baptismo, da mesma maneira que tu achas o baptismo de crianças heresia, eu acho o baptismo de adultos. Mas eu estava brincando contigo, não fique chateado.

Nuno Fonseca, me conta lá, o que você tanto tem contra o nacionalismo?

Se porventura o nacionalismo contradiz a palavra de Deus, me diz que eu vou mudar me retratar.

Luan Marçal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nuno Fonseca disse...

Caro Luan,

A Igreja Anglicana histórica é um misto de tradições, pois ao dispor duma eclesiologia magisterial e erastionista foi sempre vítima dos caprichos e interesses diplomáticos do monarca e da casa real. Daí, convém sublinhar, que todas as igrejas reformadas magisteriais tenham caído no liberalismo.

Quanto ao infantobaptismo - não, não o considero heresia. Penso que devemos ter temor dessa palavra e há que demonstrar discernimento no que devemos considerar apóstata. Nem toda a divergência é razão para dissenção, Luan. Os reformadores deram um testemunho mais poderoso no quanto os unia, apesar de as diferenças existirem claramente. As confissões, catecismos, sínodos representaram consensos globais, sensíveis a questões secundárias, sem excluir todas as perspectivas (ex: supralapsarianismo vs infralapsarianismo, teonomia vs lei natural, etc).

Quanto ao nacionalismo, o meu maior problema é que contradiz o modelo de sociedade que vemos no Israel de Deus e no governo da igreja primitiva. Todos os países onde o calvinismo proliferou, singraram as primeiras repúblicas federais, de governo limitado e representativo (Suíça, norte da Alemanha, Holanda, Reino Unido, EUA). Calvino foi o primeiro a separar os poderes no ocidente: autonomizou a Igreja, o governo civil, a universidade, o comércio, o matrimónio, as artes, - enfim, todas as esferas da vida. Ao governo, só cabia o policiamento das instituições e o poder juridicativo. O Estado não era totalitário sobre a Igreja, nem sobre a educação, nem sobre a economia, nem sobre qualquer outra instituição. Na república cristã, não há hieraraquia: há governação horizontal. Contudo, todas as esferas sociais estão sob a soberania de Deus e devem honrar a Palavra. Esta estrutura tem directo paralelo com o governo da Igreja: o povo elege os seus representantes (tal como a congregação os seus anciãos), que se reúnem num parlamento (sínodo/convenção), supervisionados por ministros (pastores/presbíteros). Contudo, todas as esferas sociais estão sob a soberania de Deus e devem honrar a Palavra.

O nacionalismo reflecte a cosmovisão naturalista e ateísta da Alemanha do séc XIX, que se alimentou da laicíssima Revolução Francesa. Funde as instituições e subjuga-as sob o ditador ou assembleia vertical e é esmagadoramente hierárquico (algo que fede a romanismo e a papismo). Para ser franco, não sei como um calvinista pode depositar a confiança de toda uma nação num só homem caído. Calvino opôs-se ferozmente às monarquias por esta mesma razão. E como disse o primeiro-ministro holandês, Abraham Kuyper, 'onde grassou o calvinismo, proliferou a liberdade'.

Há muitas outras leituras que te poderei aconselhar. Recebi o mail do Nuno. Trataremos então disso.