O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O Livre Arbítrio Refém


"Ninguém pode roubar os bens do valente, entrando-lhe em sua casa, se primeiro não manietar o valente; e então roubará a sua casa."
Marcos 3:27

O Diabo, ensinou o Senhor Jesus Cristo, só veio para matar, para roubar e para destruir enquanto Deus-Filho veio para dar vida e dar vida em abundância.

Tanto na passagem acima em Marcos como no capítulo referente a João 10:10, Jesus é acusado de ter demónio, blasfemando assim imperdoavelmente contra Deus. Ainda hoje, a mesma fúria possui os farisaicos religiosos quando confrontados com a verdade da eleição particular e soberania de Deus. Todo o homem é perverso totalmente e adverso a tudo o que expõe com verdade e realidade o Senhor Deus Forte e Poderoso em completa santidade e inacessível luz de glória eterna.

O homem está verdadeiramente refém de sua natureza pervertida pelo pecado. Sua casa é roubada pelo reino de Satanás. O homem gosta de disfarçar sua ruína e assim se cobre com trapos de imundícia. Imaginem, aparecer diante de vós um homem com manias de realeza, mas que o cheiro, as roupas imundas, as palavras ébrias e o andar cambaleante não condizem com suas afirmações.

Na verdade o homem foi manietado e não é livre a menos que Cristo o liberte. Está amarrado pelos seus pecados que nascem como mosquitos num charco de lodo. É preciso mover as águas paradas de sua alma, é preciso que Cristo os liberte e lhes dê vida e vida abundante, é preciso nascerem de novo espiritualmente pelo poder do Espírito Santo.

Enquanto isso, são reféns dentro de seus próprios corpos. Escravos de acções odiosas, pensamentos imundos, sentimentos indomáveis! Querem ser livres, mas enquanto não reconhecerem sua perdição, sentirem sua incapacidade, iludirem-se na sua liberdade e poder próprio, não serão jamais libertados do jugo do pecado e do ferrão da morte.

Por causa disto é que é detestável a pregação dos hipócritas farisaicos dos "evangélicos" modernos. Alimentam as moscas do lamaçal e lixeira dos corações dos irregenerados. Engordam as almas destes corações orgulhosamente perversos. Enquanto eles se enrolam, os farisaicos dão-lhes cordas para os atar ainda mais numa ilusão que conduz à perdição eterna.

Sem Cristo estais perdidos! Clamai a Deus que vos liberte! E se ouvirdes a Sua voz, sereis certamente ovelhas do Seu aprisco (João 10:16).

Vós portais, cabeças erguei,
Entradas eternas do Rei,
E entrará o Rei da Glória.
Quem é este Rei da Glória?
É o Deus forte, Rei dos Céus,
Poderoso na guerra é Deus!

(Saltério de Genebra, Salmo 24)

5 comentários:

Nuno Fonseca disse...

Moscas! Lixeira! Rebolar na lama!
Estou convencidíssimo! Argumentum ad insultum! Tratar ovelhas como lobos! Responder ao louco segundo a sua estultícia! Iupí!

Aiai, Nuno. És um agente-duplo dos arminianos. Não nos enganas. Falas com a linguagem carregada e anti-intelectual dos fundamentalistas Southern Baptists. Nada que pareça com o idioma académico e superiormente educado dos reformadores - tudo homens com pedigree universitário.

E sim, Lutero ofendia. Mas não como um marinheiro. Era mais como um poeta encervejado:

'If it were art to overcome heresy with fire, the executioners would be the most learned doctors on earth.'--
To the Christian Nobility of the German States (1520)

Larga a tocha! Vive pela fé!

Nuno Pinheiro disse...

Nuno, Nuno...

Deste mesmo para embirrar, e ainda por cima descer o nível ao ponto mais baixo...

Olha, deverias ler a introdução de Lutero no livro Nascido Escravo, quando se dirige a Erasmo dizendo "quem sou eu para argumentar contigo?"

Olha, como já acusastes "teus irmãos" neo-pentecostais no post anterior e agora acusas e denigres "teus irmãos fundamentalistas", eu nem percebo já onde vais acabar...

Fico abismado com a tua argumentação procurando ofender, mas não atingindo minimamente o pretendido. Se para ti o intelectualismo é que é louvável e o académico tem superioridade sobre os irmãos que sejam mais "tapadinhos" e simples na fé, então tens problemas muito graves para resolver de complexos com "pedigree" elevadíssimos.

Hehehe - Lutero ofendia como um poeta encervejado, HUAHUAHUA, mas não como um marinheiro (espero que nenhum irmão marinheiro veja o preconceito que tens dessa nobre classe, que por sinal até foi o que de melhor Portugal fez no mundo!).

Nuno: não quero que continues nesta onda e por favor fica na tua e deixa lá teus irascismos para lá e combate o bom combate, sê corajoso, não te ires, não te ensoberbeças!

E lê a Bíblia e talvez venhas a descobrir que o que começas por desdenhar é figuras de estilo bíblicas para lidar com pecado, falsa doutrina e juizo.

Fica aqui um texto para "apetiser":
Isaías 57:20 "Mas os ímpios são como o mar bravo, porque não se pode aquietar, e as suas águas lançam de si lama e lodo."

Agente duplo dos arminianos... sabes ler Nuno?

Vai lá pôr mais um video clip de musica com pedigree como a daquele moço que anda lá a cantar coisas elevadíssimas acerca de uma freira!

Santa paciência!
NP

Nuno Fonseca disse...

Eheh. Tás a ganhar-lhe o jeito. Assim já gosto. Acho que percebeste a ironia desta minha representação. Mas foi só desta, descansa.

Mas olha, 'tapadismo' não é para ser confundido com os irmãos que simplesmente não têm como vocação o estudo. Por acaso, muitos destes compreendem o que é ser justificado pela fé - e isto é dizer muito nos dias de hoje. Aprecio a tentativa de seres populista, mas não resulta depois do que tens discursado neste blogue.

E sim, critico o 'tapadismo' dos fundamentalistas sulistas, até porque era o mesmo 'tapadismo' que se escutava dos romanistas. Estes não conseguiram lutar contra a excelência dos reformadores - academica e doutrinariamente - o que ditou o retiro de Roma para o misticismo e amor pelos paradoxos e irracionalidades afins. Mas repara: não digo que os fundamentalistas sulistas pregam um falso evangelho (desde que não sejam legalistas) e muito menos que morrerão nas suas heresias. Vês a diferença?

Sobre a chamada linguagem profética: sim, conheço as 'fraldas menstruais' de Isaías, as 'prostituições da virgem' de Jeremias, do 'estrume' das obras da Lei por Paulo, e pela 'raça de víboras' que Cristo acusava serem aqueles fariseus. E sim, o evangelicalismo cor-de-rosa finge que estas elocuções não existem, e lidam de forma dócil com os lobos.

Que fique claro que até creio que esta linguagem é legítima e até deve ser incentivada; porém, há que contextualizar as instâncias em que são aplicadas. Nomeadamente, e volto a dizer, é uma linguagem que se aplica a lobos e não a ovelhas; a falsos professores e não a crentes ludibriados. Insisto em afirmar que se é para as ovelhas em exílio dos pentecostais, não é assim que chegarás lá, até como já percebeste pelos comentários dos que até te leram e consideraram.

Não queres persuadi-los? Força. Mas ouve o que Lutero diz ali em cima. Faz com arte; larga a tocha. Melhor do que refutar uma suposta heresia é refutá-la em verso. Com ou sem rima.

Vá, não te chateio mais. E espero que entendas o intento por trás do que digo aqui.

Nuno Fonseca disse...

Caso contrário, castigo-te com mais Lutero. E isto é uma imprecação fraterna.

Nuno Pinheiro disse...

Nuno Fonseca,

Fica descansado que não consegues me atingir minimamente. Apenas lamento não conseguir descobrir um caminho edificante de dialogar com alguém como tu. E descansa não és o único. Já me aconteceu e vai acontecer mais vezes mesmo.

Para me castigares terias de ser capaz de me colocar a pensar e nem chegas perto.

Lamento dizer-te mas depois de me chamares o que me chamaste já nestes teus comentários verborreicos fico consciente de teu velhaquismo que já tenho aprendido a encontrar nesta jornada.

Quanto à mais recente tirada de eu querer ser populista em alguma coisa, só de quem não me conhece mesmo nada. Repara, eu falo aqui com total indiferença para quem de fora possa ler e opinar, pois estou a falar CONTIGO e diante de DEUS - isto me basta para escrever o que escrevo. Tu é que pareces sempre muito importado com a honra dos homens, como está escrito...

Parabéns por chamares raposas de ovelhas e as amares a ponto de dares de bandeja o Cristo da Bíblia a troco de umas trinta moedas de prata de lisonja humana por um Cristo mais simpático para eles.

Vai lá - dá-lhe o beijinho na face e estende a mão aos cães que gostas de estar "como que amando pecadores". É pena Nuno, é pena...

Eu não quero persuadir ninguém a qualquer custo. E fica descansado que teus comentários aqui não ajudam nessa senda também.

Como dizia o outro: "deixa-me trabalhar". Só estou com quem me quer e enquanto me quiser! No entanto pela graça de Deus tenho mais do que mostrar diante dos que me conhecem do que dizeres... entendes? Para mim importa-me mais os que de perto me conhecem e esses ouço sim, mas enquanto estiverem submissos à Palavra de Cristo!

Importas-te de começar a entrar mais em debate de ideias? Mas não me masses com infantilidades.

NP

NP