O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O Samaritano do Pentecostal


"Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem." João 4:21,22

O Senhor Jesus estava a falar com uma mulher que não o conhecia, não reconhecia o Filho de Deus, não vivia piedosamente, acreditava que no engano de sua vida e até tinha uma religião.

A religião dos samaritanos era uma mescla de judaísmo. Tinha um pouco de verdade e um pouco de erro. A semelhança era tanta que Zorobabel fora confrontado por este povo mestiço que acreditava que o deus deles era o Deus da Aliança, o Deus de Israel - Jeóva! (Ed 4)

Zorobabel teve de ser bem claro, ou como dizemos nos nossos dias, teve de ser curto e grosso e expulsar a proximidade sugestiva dos samaritanos e rejeitar toda e qualquer ajuda ou insinuação de andarem juntos.

Hoje temos de novo um povo misto insinuando-se ao povo de Deus. Os pentecostais (espirituais) que foram rejeitados na reforma por Lutero e Calvino, rejeitados pela igreja ao longo dos séculos até mesmo no século 20, foram de forma gradual sendo aceites de fora para dentro, isto é dos grupos mais fracos doutrinariamente - arminianos, amiraldianos e até por fim os calvinistas "mansos" do século 20.

Hoje estão instalados e encontram-se entre todas as denominações qual cancro que corrói os ossos. Estes são conhecidos de uma forma mais ambígua por "carismáticos" e são a prova final dos últimos tempos e da iminência do Anticristo!

Um pentecostal vive para ir ao poço buscar água para a sua sede semanal, ou até mesmo diária. Anda de campanha em campanha, buscando no fundo do poço a água que nunca vai achar nesse lugar: "Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna." (João 4:14)

O povo também já não sabe bem o que dizer... são tantos os degraus que se foram aceitando que conduzem ao carismático que nada é mais francamente claro!

A Igreja Verdadeira (reparem que não digo perfeita) é aquela que tem as águas vivas que brotam de uma nascente da Rocha que é Cristo! É essa revelação de Cristo que soberanamente é concedida em graça por Deus em Espírito e em VERDADE que falta a qualquer poço de águas paradas e que só sustentam as necessidades desta vida.

Tudo num pentecostal é bebida e comida, fome e sede, carnalidade... Tudo num pentecostal é terreno, baixo e pérfido. Tudo num pentecostal é imitação, fraude, ganância. Tudo tem haver com as vitórias nesta vida e os tesouros deste mundo. Assim, enquanto que no natural eles estão indo ao fundo do poço que é suas igrejas, na vida espiritual eles estão apenas se espojando ou se conspurcando num charco de lodo.

Mas os cristãos conhecem a Casa do Senhor, o Dia do Senhor, a Palavra do Senhor. Pois na Casa de Deus encontram-se num templo de tempo santo para cultuar segundo a Sua Palavra na Sagrada Escritura e pelo poder do Espírito Santo, o Espírito de Cristo, o Espírito da VERDADE!

Desta ROCHA saem rios de água viva que conduzem ao trono de Deus, e habitaremos na Casa do Senhor por longos dias, amém!

28 comentários:

Nuno Fonseca disse...

As nossas palavras devem ser temperadas como o sal. Foi assim que Cristo falou à mulher samaritana, essa pentecostal. Quando ela fez menção das diferenças doutrinárias (sobre qual monte adorar?), Cristo apontou para o Pai - o ponto de contacto entre samaritanos e judeus.

Com isto digo que ser ortodoxo não é suficiente - há que falar ortodoxamente também. Há um lugar para a linguagem violenta e profética, mas Jesus e os apóstolos guardaram-na para os falsos professores, que sabiam conscientemente o seu erro. Mas ao crente comum, foram compassivos e pacientes - sempre.

Entre nós, calvinistas, uma teologia mais profunda e lógica vem com um preço - e todos somos, mais cedo ou mais tarde, tentados com os pecados da arrogância, da pretensão e de algum endurecimento sentimental. Muitos de nós crescemos noutros meios, com doutrina fraca e com práticas (no mínimo) extrabíblicas, e, consequentemente, vivemos as nossas vidas cristãs em reacção, por reacção.

Contudo, o testemunho do Espírito Santo diz-nos para falar com sabedoria e melifluamente para aqueles que vivem no erro apenas e só porque nunca escutaram o Evangelho por outra fonte - e porque a igreja onde congregam é mais bíblica deste país romanista que conhecem - por pouco bíblica que, de facto, a sua seja. Ora, pois, devemos nós condenar estas pessoas por crerem numa falsa teologia quando nunca lhes pregámos a melhor? Onde estávamos nós quando estas pessoas ouviram o Evangelho por missionários pentecostais? Onde estamos nós agora enquanto estes mesmos depois pregam aos seus amigos, colegas de trabalho, famílias e se movem para montar cruzadas e encontros evangelísticos? Podemos até afirmar os erros crassos destes movimentos; contudo, o apóstolo Paulo, esse pragmático, diz que não se importa por que razão se evangeliza, desde que se evangelize:

'Mas que importa? contanto que, de toda maneira, ou por pretexto ou de verdade, Cristo seja anunciado, nisto me regozijo, sim, e me regozijarei' (Fil 1:18).

Com tudo isto, o que quero afirmar? Que o nosso zelo deve ser o de ensinar a sã doutrina, com o tom que Cristo e os apóstolos a pregaram - propagando o Evangelho com voracidade e insistência incansáveis. Que o anticristo venha ou não - se é que é uma personalidade futura a que o livro de Revelação fala - nunca deverá ser condicionante à nossa obra. Pois somos chamados a uma fé vitoriosa que vencerá o mundo (1 Jo 5:4), comissionados a discipular todas as nações da terra (Mateus 28:19), e não esquecendo que não é a Igreja que se esforça para resistir ao Inferno, mas que são as portas do Inferno que não resistirão à Igreja (Mateus 16:18).

É o que creio, irmão Nuno. Espero que concordes.

Deus te abençoe.

Nuno Pinheiro disse...

Caro Nuno Fonseca,

Aceito esta interpretação e a exortação.

Acho porém que não vivemos num mesmo contexto que o episódio passado em torno to poço de água em que Cristo falou com a samaritana.

Hoje temos samaritanos que tomam o poço dos homens que buscam beber da fonte e se intitulam o máximo da fé no Deus verdadeiro. Bem diferente da mulher que estava cansada e abatida pelas lutas e desilusões da vida.

Quando falo em termos tão duros como "cancro" ou "lodo" são para nos fazer recordar passagens bíblicas que falam de "gangrena" (cancer) e lamaçal ou charco de lodo, que humilha os arrogantes e conforta os contritos e humildes na graça de Deus.

Infelizmente hoje só há vozes meigas e bondosas procurando através do diálogo convencer os lobos a deixarem de ser devoradores de ovelhas. Como guardas de nossos irmãos (que Caim não era) e co-pastores com Cristo temos de ser decididamente agressivos com os LOBOS.

A estes são dirigidas minhas maiores e mais rígidas críticas!

Quanto ao falar, é outra forma de comunicar, tem a sua hora e o seu tempo e o seu lugar, e umas vezes seremos cordiais e outras vezes seremos inflexiveis.

Deus nos conceda sabedoria...

Luan Marçal disse...

Caro Nuno Fonseca

Acontece que eles não pregam a verdade de Cristo. Na realidade, eles pregam um falso cristo, um falso evangelho.

Caro Nuno Pinheiro,

Quero te dar os parabéns por esse artigo, continue escrevendo dessa maneira “dura”, digamos, uma dureza bíblica. Sabe Nuno, duro mesmo é a Palavra de Deus. Isso que tu dizes é papinha de bebe em comparação a dureza que é a Palavra de Deus.

Parabéns, continue mostrando o câncer que é o pentecostalismo, e nós como cristãos, devemos combate-los, e divulgar a fé reformada.

Sola Scriptura

Franciney disse...

Caríssimo Nuno sou pentecostal de conversão e reformado de coração, e ainda congrego em uma igreja pentecostal, e concordo em parte com o teu comentário e o aceito, no sentido de combater os erros e desvios teológicos que adentram no seio da igreja de Cristo, e sei também da luta travada dentro do pentecostalismo clássico para corrigir os erros e desvios teológicos no seu ceio.

Digo-te que existem igrejas pentecostais tão verdadeiras, bíblicas e sérias quanto às reformadas de origem, o que temos que fazer é lutar contra os erros doutrinários e teológicos que existem em ambos os lados e unir forças para combater os erros desvios que não são poucos.

Que Deus continue a te abençoar grandemente.

Cordialmente em Cristo,

Franciney

Nuno Pinheiro disse...

Caro Luan,

Meu desejo é apenas ver uma igreja que conhece o seu Deus e seu Senhor. Não procuro ferir ninguém mas apenas deixar que a Palavra faça cirurgias.

Caro Francinei,

Compreendo sua posição. Tornei-me convicto de minha convicção calvinista uns dois ou três anos após minha conversão. Isto é, passei a entender onde estava a minha identificação doutrinária e teológica. Ainda passei mais sete ou oito anos em duas igrejas carismáticas, tendo abandonado a primeira simplesmente porque era insuportável a sua teologia da prosperidade...

Mas querido irmão, mesmo numa outra igreja bem pequena e mais inconsistente em seus princípios e até em valores humanos e recursos, com uma liderança confusa e desejando encontrar um rumo, com uma rasca preparação bíblica mas sonhando em fazer algo grandioso, não passou de tempo perdido e algum sofrimento à mistura.

Só depois de assumir que era necessário mudar para uma igreja que pregasse a verdade ou Cristo, houvesse administração dos sacramentos bíblica e que tivesse sinais de um sistema de governo com capacidade para aplicar a disciplina eclesiástica é que eu pude ver crescimento pessoal e familiar! (Este conselho da Confissão Belga foi de grande benefício).

Quando eu penso em Igreja, penso em Deus e penso na minha família como parte integrada na Sua Aliança.

Uma Igreja Pentecostal verdadeira só pode ser uma igreja ex-pentecostal que rejeite sua doutrina revelação continua extra-Escritura... Para além de ter seus sacramentos contaminados por herança e ser necessário reformatá-los pela Palavra de Deus.

Uma igreja pentecostal até pode ter algumas pontas de verdade, mas não o sistema de verdade. Uma igreja Reformada não é uma igreja com soteriologia calvinista, mas muito mais além olha para Cristo em toda a sua estrutura.

Quanto a unir forças... Aí, discordo com o irmão radicalmente. Não quero, não quererei e nunca permitirei um metro de proximidade entre igrejas fiéis e infiéis (atenção que uma coisa são relacionamentos pessoais e outra coisa são relacionamentos institucionais de fraternidade com tudo o que implica).

Esta é a fraqueza da Igreja de Cristo no presente:

- De um lado estão os apóstatas liberais procurando reunião ecuménica mas não conversão às raizes.

- De outro lado estão igrejas que abrigam heresias, contaminam-se com várias modas e achismos e que por degraus estabelecem pequenas linhas de entendimento.

Quanto a vós não sei se querereis seguir os deuses dos amorreus ou os deuses dos egipcios mas quanto a mim e minha igreja seguiremos a Deus... ou saírei de novo em busca de quem quer compromisso com Cristo verdadeiramente!

Não tenho medo de andar só. Quando me converti lendo minha Bíblia em meu quarto eu sempre soube o que implicava aquele chamado de Cristo sobre minha vida.

NP

Franciney disse...

Caro Nuno te entendo, e concordo com muito escreve sobre o pentecostalismo, porem entendo que temos muito o que fazer em prol do calvinismo que tem invadido o pentecostalismo, que entendo e sei de irmãos que verdadeiramente procuram e prezam pela verdade bíblica a qualquer custo.

Entendo também que a miscelânea não é boa para o cristianismo, pois o evangelho de Cristo é muito simples para tanta mistura, que por vezes confunde a mente dos leigos e desinformados, e te digo que muitas igrejas pentecostais tem deixado as suas práticas extra-bíblicas, em especial as revelações que tem tomado o lugar da exposição bíblica.

E quanto à união entendo como você disse (atenção que uma coisa são relacionamentos pessoais e outra coisa são relacionamentos institucionais de fraternidade com tudo o que implica) é união para combater heresias, pois a união entre denominações seria impossível, por pensarem diferentes e eu ser contra o ecumenismo, pois traz muito liberalismo, mas concordo com A máxima de Richard Baxter por ser bastante relevante no que penso “No que é essencial, unidade, no que é não-essencial, liberdade e em todas as coisas, caridade”.

Quanto a mim e minha igreja queremos estancar a hemorragia das heresias que surgem a cada dia no seio da igreja de Cristo com contaminações frívolas para podermos estarmos firmes no compromisso com Ele.

E no andar só, também não tenho medo, e até gosto de vez em quando,rsrsrsrsrs, só entendo que "E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa." (Eclesiastes 4 : 12)

Lembre-se não sou a favor das extravagâncias pentecostais, sou ferrenho combatente dos erros extra bíblicos, só não os considero hereges no seu todo.

Cordialmente em Cristo,

Franciney

Miguel Jerónimo disse...

Amado,

Tenho pena que nos vejas assim, sinceramente tenho. Ainda te considero amigo e irmão mas digo-te que é doloroso ver a forma como te diriges e falas de nós. Nunca tinha comentado os teus artigos e penso que esta será a única excepção. Quando um dia o Senhor da seara vier, ele fará a separação do trigo e do joio, até lá vamos andando com as traves nos nossos olhos, tentando não ser hipócritas e guiar os outros que apenas têm um pequeno cisco nos seus.

Miguel

Nuno Pinheiro disse...

Miguel,

Se comentas ou não, se até lês ou não, eu não estou nem um pouco preocupado - é um direito que te assiste e te respeitarei sempre qual for a tua opção. Já te falei muito para saber que a oportunidade te chegou e que a rejeitas!

Como sabes, eu passei a ter um blog para poder registar o mais publicamente possível, o que eu acho ser uma posição que eu optei de denunciar o erro e expor a verdade em amor e por amor à Igreja do Senhor, isto é, ao povo de Deus. Este povo de Deus não é aquilo que esta geração perversa de nossos dias define como evangélicos ou a geração passada definia como católicos, mas são o que a Palavra de Deus diz que são! Mesmo que toda a igreja visível, ou institutos "bíblicos", ou alianças interdenominacionais (sejam AEP ou COPIC), referências como grandes nomes na praça evangélica diga e defina a Igreja como uma abóbora, a Igreja não é uma abóbora, nem um abrolho, nem um molho de bróculos. A Igreja de Deus é santa pelo Cristo que a encabeça. A Igreja de Cristo é sublime e submissa ao seu Amado e Senhor! A Igreja de Cristo é separada do mundo de forma antagónica e não simbiótica ou osmósima como a querem fazer nestes dias maus.

Tenho de dizer-te que uma coisa é ser frontal como sou e até me colocar em situação delicada e politicamente incorrecta pela dureza e crueza do que é ser frontal - outra coisa é o jogo, que eu não jogo, da hipocrisia, dos que buscam consensos apenas para falar por trás o que o outro não tem como fazer defesa. Entendes a diferença? Seria hipócrita se falásse algo nas tuas costas e nunca tas tivesse dito olhos nos olhos, ou não tenha coragem de te dizer.

À cinco anos atrás comecei uma série de emails de diários "devocionais" que enviava pra ti, entre outras pessoas. Não creio que uma pessoa que eu possa chamar de irmão recuse sistematicamente ouvir o que Deus Pai claramente e comprovadamente afirma na Sua Palavra... Seria e ainda é fácil de refutar, se a Verdade estiver espiritualmente habitando em teu coração.

O que descobri é que Satanás trabalha na distorção e na mentira o tempo todo - esse é o espírito imundo que conduz e guia o pentecostalismo e nada tem que ver com o Espírito Santo! Sei que choca a ti e a outros que nunca ouviram alguém chamar os bois pelos nomes, pois estão habituados a gente mais cortês, mais limada nas palavras, mais diplomata nos negócios. Eu não quero simplesmente e de modo nenhum qualquer negócio ou benefício com a meretriz pentecostal que rouba e come os próprios filhos!

Nuno Pinheiro disse...

Eu faço esta afirmação observando a regra da trave, por amor à cegueira total dos que dizendo-se irmãos não ouvem a Cristo mas a demónios e espiritos enganadores! Meu irmão???? Meu irmão é aquele que conhece a Deus; sim, tem defeitos; sim, não O conhece perfeitamente; sim, tem muitos entraves... MAS TEM UMA DOÇURA DIANTE DA VERDADE DE DEUS QUANDO A OUVE E AO OUVI-LA ABRAÇA-A COM GRAÇA E ALEGRIA! entendes a diferença???

A Deus a glória! Basta de vergonha! "Meus irmãos", disse meu Cristo, "são aqueles que fazem a vontade de Deus". Para fazer a vontade é preciso começar por ouvir Deus! Como fazem a vontade de Deus aqueles que seguem (ouvem, defendem, idolatram) heréges, apóstatas, mercadores da Palavra, blasfemos, mentirosos, corruptos, gananciosos, lascivos e toda a espécie de torpeza feita em nome de Deus??????????????????????

A esses bestas alguma vez censuraste? Então, primeiro tira a trave que te impede de ver o erro e de identificar a verdade, a trave que colocam no teu olho e tu a abraças e a amas, e fica apenas com a trave da cruz de Cristo. SÓ CRISTO! Primeiro identifica o erro e como ministro de Deus, condena-o! Primeiro, mostra a Verdade, EXALTA-A... e segue-a, por favor...

Eu acho qualquer amizade com este mundo e todos os que nele estão que aborrecem a Deus, uma perfeita e completa inutilidade.

Se quando falo do erro, tu te identificas com isso e ainda lamentas meu acto, devias repensar melhor o terreno onde está a tua fé firmada...

E quando eu falo de pentecostal, estou a falar de uma fé que tenho descrito como a mais vil e perniciosa que tem assaltado a Igreja de Cristo! Para mim é insuportável e inadmissível por qualquer um que tenha Cristo como seu Senhor, sabendo que a Igreja foi a razão de Sua ida à cruz do Calvário!

O Senhor tenha misericórdia de ti.

No amor de Cristo, e pela glória de Deus!
NP

Nuno Fonseca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nuno Fonseca disse...

Confirmo o que disse sobre o Luan, a um nível, e o Nuno a outro: para quem se afirma como Reformado, crente na Sola Fide, afirmar que é herege e condenado um homem quem acredita que Cristo morreu na cruz por si - crendo, ao mesmo tempo, na glossolália e nas 'charismata' - nega, na prática, que crê na justificação pela fé apenas.

Segundo Paulo, eis o Evangelho verdadeiro, cuja rejeição é signo de perdição:

'Ora, eu vos lembro, irmãos, o evangelho que já vos anunciei; o qual também recebestes, e no qual perseverais, pelo qual também sois salvos, se é que o conservais tal como vo-lo anunciei; se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras; que apareceu a Cefas, e depois aos doze; depois apareceu a mais de quinhentos irmãos duma vez, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormiram' (I Coríntios 15:1-6).

Dito isto, peço que me digam qual igreja pentecostal nega esta proposição e concederei que o pentecostalismo é uma heresia (segundo a aplicação escriturística da palavra) e que quem nele crê é reprovado.

Francamente, espero que seja refutada assim a suspeita de que o que professam é uma espécie de neognosticismo calvinista (Sola Doctrina); ou seja, que se é salvo por acreditar na doutrina reformada.

Gostaria de ter esta minha impressão negada. Até lá, cedo este link, de grande utilidade:

http://www.monergism.com/directory/link_category/HyperCalvinism/

§

Vosso em Cristo,
Nuno Fonseca.
Sola Fide!

Nuno Pinheiro disse...

Caro Nuno Fonseca,

Poderias colocar qualquer texto da Escritura Sagrada e pedir-me que refutasse que os pentecostais acreditam em tal texto.

Fica sabendo, que fico surpreso de ver alguém usando um argumento e logo de seguida o pisar para definir alguém como "neognóstico". Irónico, não?

Ora, se os pentecostais crêem nesse texto e em mil burrices, estão salvos! Ops, não esquece os católicos... hum, e os mórmons também encaixam aí... Eita (como dizem os brasileiros) a tua regra de "três simples" até permite um Testemunha de Jeová entrar na Vida Eterna e na Comunhão dos Santos.

É essa ligeireza que me preocupa em alguém neófito e que já bebeu demais do evangelho secular de nossos dias!

Caro Nuno, deves começar por ler os textos em contextos cada vez mais amplos e perceber que nem tudo o que se lê em livro evangélico é verdadeiro, nem muito menos naqueles que apenas debitam resoluções sobre a Fé que UMA VEZ FOI DADA AOS SANTOS.

Então, que fazer? Começa por fazer diferenciação do que cada significado de cada palavra e expressões bíblicas tem cada um dos grupos "evangélicos". Deverias por começar a compreender que o deus dos pentecostais é uma imaginação humana e não provém da revelação de Deus! É um produto de uma secreção do cérebro humano acerca do Deus que suas mentes não aceitam e que seria soberano sobre suas vidas, acções, pensamentos e por fim o seu destino.

É pena que sejas tão rápido a querer responder e não uses a tua capacidade de pensar à Luz da Palavra acerca de questões tão profundas.

Se eu sou gnóstico para ti, ou neognóstico como queres embelezar, define-me à luz da Escritura e não da filosofia - com versos que me convençam do erro e possas ganhar teu irmão!

Eu estive dez anos tentando isso no pentecostalismo e não cinco minutos a teclar palavras ligeiras.

Eu creio numa doutrina verdadeira, caso contrário não poderia jamais exercer fé. Porém, ao contrário do que afirmas não creio que meu conhecimento me salve, mas a graça de Deus que me revela pela Escritura a Fé que é comum a todos os santos. (Espero não ter ido demasiado depressa...)

Há uma diferença entre um crente e qualquer outro tipo de ser vivo na terra - é conhecer o Deus Vivo. Isso nos faz seres antipáticos para alguns, radicais para outros, odiáveis para tantos, desprezados de muitos, mas amados por DEUS! Deus na Sua imensa graça não nos deixa confusos em ambiguidades como eu vejo em tantos "cristãos" de hoje.

Soli Deo Glória, Sola Gratia, Solus Christus, Sola Fide, Sola Scriptura! - Se isto é uma só doutrina, então direi "SOLA DOCTRINA!" AMEM E AMEM.

NP

Luan Marçal disse...

Eu fico a pensar, tão hipócritas são aqueles que dizem ser “reformados” e vêem defender o pentecostalismo. Esses são mais hipócritas do que os próprios pentecostais.

Eu não vou me calar, enquanto exploram a fé dos incautos. Mas enquanto os denuncio, prego a verdade. Já diz o adágio que quem cala, consente. Não posso consentir com o que estão fazendo com o nome do meu Senhor. Tais profetas são vacinas contra o Evangelho. Ao denuncia-los, faço-o com a Bíblia, e não apenas com a paixão de um neófito. Boa parte do ministério de Jesus foi dedicada a denunciar os religiosos hipócritas de Sua época. Paulo, idem. João, idem. Eu, idem. E espero que o Ir. Nuno Pinheiro, idem.

O pentecostal não é salvo, não conhece a Deus. Infelizmente os pentecostais arminianos não acreditam na salvação pela graça, e sim pelas obras. Ou seja, eles defendem o livre arbítrio como sendo o meio da salvação. Na perspectiva deles, o homem pode ser salvo por si mesmo, basta ele querer. Para eles, Deus é impotente, fraco, quer mais não pode. Vocês devem conhecer o TULIP (5 pontos do calvinismo), o primeiro ponto trata sobre isso, o estado de depravação total do homem. Ele está morto em seus delitos e pecados e todas as áreas de sua vida estão afectadas pelo pecado. O homem está em estado de depravação total, ou seja em todas as áreas de sua vida, portanto o homem que esta morto em seu pecados não pode dar um passo para Jesus nem muito menos aceita-lo, portanto o homem morto em seus delitos e pecados não tem o livre arbítrio para aceitar a Jesus.

O homem, por sua queda num estado de pecado, perdeu inteiramente a capacidade de desejar qualquer bem espiritual que acompanhe a salvação; portanto, como um homem natural, sendo totalmente adverso àquele bem, e morto em pecado, ele não é capaz, por sua própria força, de se converter e preparar para salvação. Uma pessoa que nega essa verdade, é um herege.

Mas o erro do pentecostalismo não é apenas isso, a questão do livre-arbítrio é um erro ainda mais “aceitável”, agora imagina os outros…

Pentecostais, esses aí nunca foram de nenhuma corrente protestante e nem das mais modernas, para mim é outra religião humana e até com algumas características pagãs!

O Pior de tudo que nós Calvinistas (bíblicos), somos discriminado e comparados com essas falsas seitas, as pessoas do mundo pensa que todos evangélicos são iguais. O movimento pentecostal cresce muito actualmente, mais este crescimento não nos impede de questiona-lo, afinal, não somos vítimas do pragmatismo carismático que pensa que, se algo deu certo, só pode ser bom e verdadeiro. A nossa base de julgamento é a Palavra, nossa regra de fé e prática.

O pentecostalismo e o cristianismo são movimentos distintos.

Em poucas palavras eu diria que o pentecostal é: Anti-bíblico, emocionalismo, distúrbio mental, manipulação humana, encenação e acção diabólica

João 10:14 - Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.

João 8:32 - E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Luan Marçal disse...

O Evangelho não é magia, não é milagrismo. O Evangelho é uma proposta de vida, fundada no amor a Deus e ao irmão, não é espectáculo circense, não é teatralizarão de absurdos. O Evangelho depende somente do amor e do serviço aos irmãos. Esse é o grande milagre, o qual bem poucos são capazes de realizar.


"Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo... Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras." 2 Coríntios 11:1,13-15; ênfase acrescentada

"Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema." Gálatas 1:8-9

Muitos podem dizer, há, mas os pentecostais são filhos de Deus.

Muito bem, então abra sua Bíblia no evangelho de João, no capítulo 1:12. Lá ta escrito que SÓ AQUELES QUE O (Jesus) RECEBERAM SÃO FEITOS FILHOS DE DEUS. Isso quer dizer que ateu não é filho de Deus, que muçulmano não é filho de Deus, que budista não é filho de Deus, que espírita não é filho de Deus e que católico também não muito menos os pentecostais.

Como se vê pelo versículo, nem todos são filhos de Deus.

Vocês podem esta se perguntando "OS PENTECOSTAL RECEBERAM JESUS", eu vos digo: "ELES RECEBERAM UM FALSO JESUS, NÃO é o MESMO JESUS DA BÍBLIA SAGRADA".

Embora o movimento Pentecostal seja de origem bem recente, a heresia que o movimento promove tem precedentes antigos. Salomão usa como tema em Eclesiastes o provérbio: “Nada há de novo debaixo do sol” (Ec. 1:9). Essa verdade também se aplica ao Pentecostalismo.

Na igreja primitiva surgiu o erro do Montanismo, que, embora não seja semelhante ao erro de hoje em todos os aspectos, foi todavia um predecessor do Pentecostalismo. Os montanistas foram seguidos por seitas místicas de todos os tipos que apareceram por toda a Idade Média, quando a igreja foi escravizada pelo Catolicismo Romano. Mesmos os Reformadores não ficaram livres do erro irritante dos Anabatistas, que, em sua teologia, se assemelhavam aos Pentecostais de muitas formas.


Fico impressionado, estarrecido, boca aberto, ao ver um simples mortal ousar fundar uma falsa doutrina, o pentecostalismo... Parece-me até brincadeira. Com que autoridade? Com que direito? Só mesmo a soberba humana pode explicar essa insana ousadia. Só mesmo o orgulho exacerbado de um pretenso “iluminado” pode levá-lo a tal ousadia. No nojo dessa loucura desvairada sempre encontramos a triste realidade de um homem, na maioria das vezes problemático, eivado de iluminismo, exibicionismo, proselitismo, às vezes charlatanismo... Assim o foram os fundadores de todas essa falsas doutrinas Mt 16.16

A Reformada Protestante não foi suficiente? Lutero e Calvino não foram suficientes?
A seita pentecostal esta acabando com o evangelho, eu sempre falo isso, mas é a pura verdade, fico preocupado.

Luan Marçal disse...

"Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Tendo nos ouvidos o desejo de ouvir novidades, escolherão para si, ao capricho de suas paixões, uma multidão de mestres. Afastarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas?. 2 Tm 4:2.

Como dói ver milhões e milhões enganados, abdicando a Luz para viver nas trevas do erro. Ele já nos tinha avisado:

"O Espírito diz expressamente que nos tempos vindouros, alguns apostarão da fé, dando ouvidos a espíritos sedutores e doutrinas diabólicas" 1 Tim 4:1.

"Guardai vos dos falsos profetas. Eles vêm a vós com vestes de ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes Mt 7:15.

É o que vemos hoje: "falsos profetas, "doutrinas diabólicas", "multidão de mestres", milhares de "fábulas"...

Temos que amar aquilo que Deus ama, odiar aquilo que Deus odeia. Eu não consigo ficar vendo o evangelho ser destruído e ficar calado.

Temos que pregar o evangelho, DOA QUEM DOER. Ao que me parece o tempo sugerido por Paulo chegou. E como diz o poeta “Chegou para Ficar”. Temos visto em nosso dia a dia a avalanche de informações que caem sobre nosso povo, e a mesma, tem sido responsável por produzir na mente das pessoas um certo tipo de confusão face às verdades ensinadas pela Bíblia; contudo, “... O Senhor não é um Deus de confusão...” (I Cor 14.33) conforme disse o apóstolo dos gentios, e assim sendo, obviamente, esta confusão não vem de Deus. Muitos estão confusos.


Em nossas mensagens temos que orientar o povo a andar na contra mão do mundo; contudo acrescento, não só na contra mão do mundo, mas na contra mão do evangelho falso, sem cruz, sem renúncias, sem a negação de si mesmo. O embuste do falso evangelho é tão sutil, que o homem na qualidade de criatura, em muitos momentos, é colocado na posição de “criador”; ahhh... como Romanos 1.25 é actual.

Nuno Pinheiro, que culpa temos nós que o nosso evangelho ofende os hereges? lol

Por que o surgimento de tantas igrejas? Para satisfazer as diversas vontades humanas!

Por que tantas heresias? Para satisfazer os desejos humanos!

“...heresia é escolher o que você quer crer, ou no mínimo, desprezar o restante...”. A.W. Tozer

Hipócritas esses que dizem "reformados", e vem defender os pentecostais.

Sola escritura

Luan Marçal disse...

Quero colocar aquilo que o Nuno Pinheiro disse-me há muito tempo, e concordo:

"Pentecostalismo é uma aberração, não porque são mais animados ou menos animados, pois eu para meu Deus se mandasse eu saltar e berrar eu fazia isso até desmaiar, porém não é isso que Ele manda...

Factos:

1. Pentecostalismo tem um governo falso de igreja assente em ministérios inexistentes hoje como "Evangelista", "Profeta", "Levita" e outros "tas" que não dá nem pra numerar.

2. Pentecostalismo tem ministros falsos sem formação, incluíndo mulheres.

3. Pentecostalismo não tem uma administração Bíblica dos Sacramentos do Baptismo e da Santa Ceia.

4. Pentecostalismo não usa a Bíblia como única regra de Fé e prática, mas apenas mais uma regra embora a única escrita.

5. Pentecostalismo não assenta numa só doutrina cristã histórica, o que quer dizer que ou os pentecostais estão certos ou toda a igreja antes deles esteve errada!

6. Pentecostalismo não amadurece nem pastor quanto mais crentes. Quando me encontrarem um só penteca que saiba soletrar um livro que seja da Bíblia (incluindo a 3ª de João) me avisem.

7. Pentecostalismo não briga nunca por verdade nenhuma pois isso nem é algo que os una. Doutrina pentecostal é cada cabeça sua sentença - lá se vai ao ar a oração de Paulo para termos um só sentimento e um só falar...

8. Pentecostalismo está sujeito a um espírito que não se sujeita à Escritura, enquanto o Cristianismo está sujeito ao Espírito que nos guia a toda a verdade. O Espírito Santo sendo o autor da Escritura indica, lembra e aplica no coração do crente as Sagradas Letras que são todas elas Espírito e Vida!

9. Pentecostalismo nasceu de uma inspiração vinda de dentro de uma caixa de sapatos usada que o Rev. Simpson enfiava a cabeça à procura de luz... enquanto o seu público delirava vendo seu rabo virado para o ar ??!!

10. É aberração! "

Luan Marçal disse...

Qual a diferença do pentecostal e do ímpio?

Um não faz parte do corpo de Cristo e o outro APARENTEMENTE faz parte do Corpo de Cristo;

Um não é santo e o outro se veste como santo;

Um é ímpio fora da igreja e o outro é ímpio dentro e fora da igreja;

Um é perdido e o outro é um perdido com aparência de salvo;

Um é grego e o outro é judeu;

Um é frio e o outro é morno;

Um é videira brava e outro é joio;

Um está do lado “esquerdo” do muro e outro está em cima do muro;

Um é a besta e o outro é o anticristo ou falso profeta;

Um tem sabedoria do “mundo” e outro tem doutrinas de demônios;

Um é publicano cobrador de imposto e o outro é fariseu;

Um peca em seu próprio nome e o outro peca em nome de “Deus”;

Um NÃO dá o que é devido a Deus e outro dá o que NÃO É devido a Deus;

Para um a Bíblia não é nada para outro a Bíblia não é suficiente;

E assim por diante...

É mais ou menos assim eu vejo o não-crente e o pentecostal (ou falso cristão).

Sola Scriptura

Nuno Pinheiro disse...

Fica um texto da Bíblia aqui que tem haver com o contexto do post que tentei expressar o paralelo entre os samaritanos e os judeus e os pentecostais e os cristãos:

1. RELIGIÃO PENTECOSTAL (quebra o 2º Mandamento):
“4 Eles estabeleceram reis, mas não da minha parte; constituíram príncipes, mas eu não o soube; da sua prata e do seu ouro fizeram ídolos para si, para serem destruídos. 5 O teu bezerro, ó Samaria, é rejeitado; a minha ira se acende contra eles; até quando serão eles incapazes da inocência? 6 Porque vem de Israel, é obra de artífice, não é Deus; mas em pedaços será desfeito o bezerro de Samaria..... 10 Achei a Israel como uvas no deserto, vi a vossos pais como as primícias da figueira nova; mas eles foram para Baal-Peor, e se consagraram à vergonhosa idolatria, e se tornaram abomináveis como aquilo que amaram.” (Oséias 8:4-6; 9:10)

2. IDOLATRIA PENTECOSTAL (Quebra do 2º mandamento):
“Com quem comparareis a Deus? Ou que coisa semelhante confrontareis com ele? 19 O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro e cadeias de prata forja para ela. 20 O sacerdote idólatra escolhe madeira que não se corrompe e busca um artífice perito para assentar uma imagem esculpida que não oscile. 21 Acaso, não sabeis? Porventura, não ouvis? Não vos tem sido anunciado desde o princípio? Ou não atentastes para os fundamentos da terra? 22 Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos; é ele quem estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar; 23 é ele quem reduz a nada os príncipes e torna em nulidade os juízes da terra. 24 Mal foram plantados e semeados, mal se arraigou na terra o seu tronco, já se secam, quando um sopro passa por eles, e uma tempestade os leva como palha. 25 A quem, pois, me comparareis para que eu lhe seja igual? -- diz o Santo. 26 Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar.” (Isaías 40:18-26)

3. dEUS ARMINIANO VS. SOBERANO DEUS (Quebra do 1º Mandamento):
“Passai às terras do mar de Chipre e vede; mandai mensageiros a Quedar, e atentai bem, e vede se jamais sucedeu coisa semelhante. 11 Houve alguma nação que trocasse os seus deuses, posto que não eram deuses? Todavia, o meu povo trocou a sua Glória por aquilo que é de nenhum proveito. Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.” (Jeremias 2:10-11, 13)

4. CULTO PENTECOSTAL (Quebra do 3º Mandamento):
“Aborreço, desprezo as vossas festas e com as vossas assembléias solenes não tenho nenhum prazer. Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias das tuas liras. 24 Antes, corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene.” (Amos 5:21, 23-24)
“Porque perfidamente se houveram contra mim, a casa de Israel e a casa de Judá, diz o SENHOR. 12 Negaram ao SENHOR e disseram: Não é ele; e: Nenhum mal nos sobrevirá; não veremos espada nem fome.” (Jeremias 5:11-12)

Nuno Pinheiro disse...

5. LICENSIOSIDADE PENTECOSTAL (Quebra do 4º Mandamento):
“13 Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, 14 então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse.” (Isaías 58:13-14)

6. TEOLOGIA EMERGENTE NO PENTECOSTALISMO DA PROSPERIDADE(Quebra do 6 Mandamento):
“4 Ouvi isto, vós que tendes gana contra o necessitado e destruís os miseráveis da terra,” (Amós 8.4)
“12 Porque os ricos da cidade estão cheios de violência, e os seus habitantes falam mentiras, e a língua deles é enganosa na sua boca.” (Miquéias 6.12)

7. A MESMA POSTURA DOUTRINÁRIA DE ROUBADORES COM CONSENTIMENTO DE TODOS OS QUE SE CALAM SE TORNANDO CÚMPLICES (Quebra do 8 Mandamento):
“Ai dos que decretam leis injustas, dos que escrevem leis de opressão, 2 para negarem justiça aos pobres, para arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo, a fim de despojarem as viúvas e roubarem os órfãos!” (Isaías 10:1-2)

8. E O PIOR DO PENTECOSTALISMO - A MENTIRA - ENGANOS, REVELAÇÕES SUPOSTAMENTE DE DEUS, CONSTITUINDO BLASFÉMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO, ETC, ETC, ETC (Quebra do 9º Mandamento):
“3 curvam a língua, como se fosse o seu arco, para a mentira; fortalecem-se na terra, mas não para a verdade, porque avançam de malícia em malícia e não me conhecem, diz o SENHOR. 4 Guardai-vos cada um do seu amigo e de irmão nenhum vos fieis; porque todo irmão não faz mais do que enganar, e todo amigo anda caluniando. 5 Cada um zomba do seu próximo, e não falam a verdade; ensinam a sua língua a proferir mentiras; cansam-se de praticar a iniqüidade. 6 Vivem no meio da falsidade; pela falsidade recusam conhecer-me, diz o SENHOR. 8 ..... Flecha mortífera é a língua deles; falam engano; com a boca fala cada um de paz com o seu companheiro, mas no seu interior lhe arma ciladas. 9 Acaso, por estas coisas não os castigaria? diz o SENHOR; ou não me vingaria eu de nação tal como esta? 11 ....Farei de Jerusalém montões de ruínas, morada de chacais; e das cidades de Judá farei uma assolação, de sorte que fiquem desabitadas.” (Jeremias 9:3-6, 8-9, 11)

9. E AINDA POR CIMA DISTO TUDO É UMA RELIGIÃO DE GANÂNCIA E COBIÇA (Quebra o 10 Mandamento):
“Assim diz o SENHOR Deus, que congrega os dispersos de Israel: Ainda congregarei outros aos que já se acham reunidos. 9 Vós, todos os animais do campo, todas as feras dos bosques, vinde comer. 10 Os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; sonhadores preguiçosos, gostam de dormir. 11 Tais cães são gulosos, nunca se fartam; são pastores que nada compreendem, e todos se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, todos sem exceção.” (Isaías 56:8-11)
“17Por causa da indignidade da sua cobiça, eu me indignei e feri o povo; escondi a face e indignei-me, mas, rebelde, seguiu ele o caminho da sua escolha.” (Isaías 57:17)

Quem tem ouvidos que ouça!

NP

Nuno Fonseca disse...

Caro Nuno,

Óbvio é que não respondeste à questão biblicamente, nem à questão de todo. Claro que os pentecostais crêem no Evangelho que Paulo deu à igreja e cuja rejeição é o signo da apostasia. Depois ainda tentas incluir as Testemunhas de Jeová e os Mórmones, mas talvez por desconhecimento doutrinário esqueces-te que eles não podem concordar com estes versículos literalmente, pois não crêem que Jesus ressuscitou com um corpo físico, nem que morreu por todos os nossos pecados, nem que somos salvos por crer nisto.

Os pentecostais - e aqui falo dos pentecostais clássicos - crêem no Evangelho e pregam-no. E se tantos há em Portugal, é pela realidade que são estes que mais evangelizam, quer vocês queiram quer não. Assim, em vez de insultarem quem crê no que crê por não ser ensinado doutra forma pois Nuno Pinheiro e o fascista Luan Marçal ainda não tinham chegado a Portugal para salvar todo um povo perdido, tentem antes persuadir convincentemente e não descambar neste tapadismo a que muitos pentecostais nunca rebaixariam. Paracem um par de Jonas à espera que Nínive seja dizimada.

Não me devo, pois, preocupar com a difusão do vosso neognosticismo hipercalvinista (definição em que encaixam segundo teólogos reformados e confessionais como JI Packer e DA Carson), porque com esse vosso tom e disposição não convencerão ninguém, se não um ao outro. Quando muito, estão a fazer o pentecostalismo assaz apetitoso agora que este é difamado de forma tão incompetente.

Estão visivelmente endurecidos e não compreenderam o que Sola Fide e Sola Gratia significam. Nem o(s) calvinismo(s) histórico(s). Muito menos sabem o que 'Reformata et semper REFORMANDA' significa.

Não sei que traumas contraíram nas vossas velhas congregações pentecostais, mas os irmãos não têm que ser castigados pelos abusos que supostamente vos infligiram.

E eis algo que vocês nunca seriam capazes de dizer: creio que o Senhor vos salvou apesar dos vossos erros. Ele salva por nada que haja em nós e é soberano no endereço da sua graça livre. Como ter a certeza da salvação do alheio? Ora, basta afirmar, como o apóstolo, simplesmente isto, que a vossa doutrina nunca seria capaz de vos deixar dizer com esta singeleza:

'Crede no Senhor Jesus Cristo e serei salvos' (Actos 16:30-31).

§

Em Cristo,
Nuno Fonseca.
SOLA FIDE!

Nuno Pinheiro disse...

Nuno Fonseca:

1º- Pentecostalismo é o maior perigo à fé cristã genuína tendo permeado todas as diferentes correntes evangélicas e até afectado outras religiões. Esta é a minha posição e entendo que a tua seja diferente. No entanto não sou hipócrita como mostras ser, que depois de atacares minha ideia e defenderes os pentecostais, escondes-te na defensiva e manhosa posição de diferenciares os pentecostais "clássicos" (que entenda-se correctamente como os tradicionais - que todo o mundo sabe serem legalistas).

2º - Crescimento não é comprovativo de ortodoxia em nenhum momento. Quando a igreja quase foi abafada pela heresia dos arianos, o crescimento destes era incomparavelmente superior aos cristãos fiéis. Em qualquer período podes ver crescimentos exponenciais de grandes movimentos apóstatas. Para além disso, dado a tua equivocada posição de análise quanto ao grupo que lidera, deves atentar que são os neo-pentecostais e os mais heréges entre estes grupos que mais crescem - como o G12, IURDes, Benny Hinnes, Prosperidade, etc. Sê um pouco mais preciso na tua laracha e vais ver que a igreja Pentecostal "clássica" (termo que nunca tinha ouvido falar, entende-se creio eu por tradicional) está decadente e sendo absorvida/engolida pelos neo-pentecostais e movimentos em nome individual...

3º- Foste extremamente ordinário ao abordares o Luan neste blog, com expressa malvadez, crueldade e rispidez que tanto "farisaicamente" me procuras demover de fazer! Assim, se manifestam os hipócritas.

4º- Packer e Carson são duas figuras muito distintas. Mas Packer é um ecuménico inconfessional que procura há muitos anos a proximidade com liberais e católicos. Tens de ter outra nitidez de raciocínio e exactidão de compreensão quando falares - falar do que ignoras e com ira faz com que pareças um tolo a esmurrar o vento.

5º- Quando começamos a falar de eventualmente visitarmos as nossas igrejas mutuamente, enviaste-me um vídeo (ver abaixo), eu ia caindo de costas... mas por paciência com um irmão que acabou de chegar à fé, guardei-me de te ferir. Disseste que eras calvinista, numa igreja que era calvinista assumida. Já que não tens mais que aprender com ninguém e já és mestre, deverias consultar o site do estimadíssimo Pastor Celestino da 1ª Igreja Baptista de Lisboa (calvinista) e ver o que ele diz que é o pentecostalismo ou que teria a dizer-te sobre tua igreja "moderna" que se engana a si mesma ao se presumir calvinista. Ainda te diria mais umas quantas igrejas Baptistas que seriam edificantes para cresceres na graça e no conhecimento de Cristo Jesus. A entrevista que vocês deram e o testemunho que deixaram foi muito confuso e trémulo. Diante da questão "se Deus mudou" foi horripilante ouvir a resposta dada que nega Deus e lisonjeia o homem...

http://www.youtube.com/watch?v=Hhi-mL8_kpw

http://www.youtube.com/watch?v=4ClWLsZNzQk&feature=channel_page

http://sicradical.chilltime.com/?v=program&p=portugal-meu-amor&video=1016

Nuno Pinheiro disse...

6º - Quando quiseres debater, debate comigo e não pluralizes ou aglomeres as "bocas" e os destinatários.

7º - Teu entendimento da simplicidade de Paulo acerca da frase que ele falou e o simplérrimo juizo que me fazes de não o poder fazer com ninguém, demostra uma profunda ignorância acerca de quanto Paulo amava a doutrina de Deus e o quanto padeceu por ela. Começa por ler timóteo, na primeira carta, quando Paulo diz-lhe que "6 Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas; 7 Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam." (cap. 1). Na segunda carta lê e dá ouvidos a Paulo acerca do que o movia para o serviço a Deus, dizendo "Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna." (2 Tm 2:10).

Aprende qual é o fundamento que Paulo se refere em 2 Timoteo 2:19 tomando atenção para a importância e significado da palavra "fundamento".

8º - Para denominares de traumas nas nossas igrejas anteriores, estás a ser precipitado no julgamento e mais uma vez buscando a ofensa a todo o custo, até custando-te alguma porção de respeitabilidade. Não descerei a esse nível e creio que já te dei muita conversa.

Vou também ouvir Paulo em Timóteo e aprender a lidar com gente que pensa que é mestre mas não sabe nada do que diz. Lê o que tens escrito e verás que além das incorrecções e inverdades, sobram as calúnias e baixarias.

Tem calma, és jovem, estuda e pratica a fé cristã com alegria. Não queiras feijoada quando andas a biberon...

NP

Luan Marçal disse...

Nuno Pinheiro,

Sorte que pela tela do computador não se pode morder. Então os "irmãos" sem argumentos já teriam feito.

Muitos que pensam que sabe tudo sobre a fé reformada, mas não sabem anda. Quando descobrem que não sabem nada, começa atacar os verdadeiros reformados. Acostume com essas atitudes Nuno Pinheiro.

E estes acham que sabem muito...


Lucas 16:15 “E ele lhes disse: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações; porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação.”

Muitas vezes eu prefiro nem responder certos insultos, não vale a pena.

Soli Deo Gloria

Nuno Fonseca disse...

Que mudança de tom. Sem dúvida: teologia por reacção.

Ainda não obtive resposta. A questão era sobre qual denominação pentecostal, clássica/tradicional ou neo-, não prega o Evangelho de Paulo, como ele o sumariza nessa passagem, e que se firma na justificação pela fé.

Até disputava a questão ariana e a do crescimento da igreja, mas vou pedir antes que releias o que disse, porque transleste.

Falo também de questões biográficas porque vocês fazem questão de enunciar factos das vossas vidas para substanciar a vossa acusação de heresia e condenação eterna dos pentecostais. Falando deste vosso vício papista de enviar pessoas ao inferno e de espreitar o eterno decreto de Deus para a salvação, peço-vos que leiam Deuterónimo 29:29 e o capítulo da WCF devotado à certeza da salvação.

E termino com um pedido simples, cuja singeleza espero que não te ofenda: como é justificado um homem perante Deus?

É que tenho dificuldade em compreender como defendes a Sola Fide (apenas a fé no Evangelho) e a Sola Gratia (apenas a graça salvadora de Deus), mas ainda crês na condenação por um pecado: a heresia. Parece que vejo uma dificuldade em distinguir a Lei e o Evangelho.

(PS: A entrevista que falas foi editada para favorecer o entrevistador. Respondeu-se muito mais que isso, e o suficiente para calar o rapazinho, que ficou amuado e quis vingar-se. Quanto ao Tiago, não vejo porque sentes necessidade de invocar pessoas alheias que não estão aqui para se explicar. Queres perguntar-lhe, força. Não te esqueças é que Jesus nos diz para julgarmos não segundo a aparência, mas segundo o juízo recto.)

Nuno Pinheiro disse...

Nuno Fonseca,

Eu afirmo que nenhum pentecostal prega o evangelho e para não me repetir, podes ler em que me consubstancio num post com esse título!

É hilariante que venhas agora falar de julgamento bíblico quando falei de um péssimo testemunho e da apresentação poluída e completamente herética como afirmaram ali o que era supostamente o Evangelho e a razão da vinda de Cristo - não só arminianismo puro mas uma autêntica falsificação do evangelho. Põe a mão na consciência em vez de tentares vir dar lições de intelectualidade, que te deixo totalmente com tais credênciais com pleno prazer (não faz meu tipo de interesse na vida).

Eu até te falaria de justificação pela fé, mas não acredito simplesmente que iria ser útil, uma vez que consideras tal doutrina com uma simplicidade tão extrema que deverias receber um nóbel. A doutrina da justificação pela fé é uma doutrina complexa e para compreender é preciso ter a doutrina da predestinação em consideração, o que não é teu caso.

Sobre a música, apenas te fiz ver que falar de uns calúniando-os ou expondo-os mesmo que sejam erros com a violência que fizeste ao Luan (um jovem de 18 anos que ama aprofundar suas convicções) é no mínimo falta de amor ao próximo. Queria apenas que considerasses que tens trabalho dentro de portas suficiente para levar umas 3 ou 4 gerações para resolver. O que consideras elogiável e até calvinismo é uma fantochada que qualquer um pode entender se tirar as provas dos nove ao ver um dos três vídeos - qual o "melhor"...

Caro, se queres compreender acerca de pentecostalismo lê um livro de um baptista (que merece teu respeito) chamado MacArthur no livro "Os Carismáticos" e lá estão coisas que irias gostar de aprender.

Eu não sou mestre nenhum e não tenho de te tirar dúvidas nem te justificar coisa nenhuma. Tens muito bom material sobre o assunto de gente que tem créditos (que não é o meu caso) e moral para tratar de assuntos em defesa da Igreja. Eu apenas expresso a minha opinião do jeito que entendo e não para que gostes (que já sei que condenas) nem para ser minimamente consensual.

Estou numa realidade local miserável e é apenas isso que quero chamar a atenção para que de qualquer jeito (não do meu) haja mudança e se repense. Meu jeito é provocatório em muitas situações, com as devidas custas pessoais que me infligem, mas é o jeito que eu entendo ser viável, enquanto não vir alguém que me corrija mostrando um caminho melhor e resultados (coisa que não tens para me dar, nem te vejo preocupado ou transtornado para ver que também desejas uma REAL mudança de cenário e não apenas uma maquiagem evangélica nova).

Nuno: conheci muitos e bons músicos evangélicos que procuraram ir pelo caminho (que descarto e não acredito) da instrumentalidade da força da música sem o devido "back-up" reformador que é preciso levarem nos corações em vez das pautas. Sabes, existem grupos bons aqui em Portugal de evangélicos, mas se nem na América têm conseguido resultados a não ser alguns "hits" e lucros pessoais com a fama à mistura...

Mas és livre de prosseguir um caminho que te estará proposto e é diferente do meu - força! Só não me tentes convencer de algo que não tem um til de entendimento com a minha fé no Deus da Bíblia!

Queres saber a diferença? Lê e dá ouvidos! Podes começar por Lutero sim! Seria bom começares a ler Lutero e não sinteses biográficas (pois custa-me mesmo a acreditar em tamanha insensatez de quem realmente lê Lutero e Calvino).

NP

Nuno Fonseca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nuno Fonseca disse...

Estive a reler isto e tenho que rectificar umas questões.

Há aqui algo que me escapou nem sei como: chamas-me ordinário e hipócrita por chamar o Luan 'fascista'? Ora, qual o desrespeito e hipocrisia de chamá-lo algo que ele se vangloria de ser e que nem tu nem os vossos anciãos ainda admoestaram contra com sucesso?

Pudera! O teu tom é obviamente de ódio e também não é indigno dum totalitarista do clero: tens um gozo carnal em usar a ortodoxia para atirá-la à cara dos irmãos fracos e fazê-los temer pelas suas salvações - e isto assumindo que o que pregas é calvinismo de todo; pois pelo testemunho de teólogos cujas habilitações académicas (RC Sproul, James White, Ligon Duncan, DA Carson, JI Packer, etc) te eclipsam de todo - ó seminarista - encaixam tu e o Luan no espírito do hipercalvinismo. Tópico por tópico. Lê o que te deixei no link e compara, amigo. Não sei quantas mais vezes terei que citar Calvino, Lutero, a WCF e as 3 Formas de Unidade para que percebas que o que defendes não é calvinismo, nem é histórico, nem é confessional.

Ninguém te nomeou caça-heresias e não tens autoridade de apelidar de herege seja quem for, pois oficialmente és um leigo com um blogue. Logo, comporta-te como um leigo com um blogue.

E já falando de hipocrisias e ordinarices, tu que blasfemas sobre a AEP a torto e a direito, deves-lhe a projecção pública que ela deu à tua igreja aquando da conferência - e à pessoa que acabaste de atacar deves a própria produção da dita peça jornalística. Por isso, endireita essa língua dobre.

Não vou discutir mais convosco, porque é inútil. E não cá mais volto. Oro a Deus para que vos salve do pecado de estudarem teologia para lá dos vossos entendimentos parcos, e vou endereçar-me a quem de respeito para que a ICPP não seja confundida com os vossos blogues de ódio e fanatismo religioso.

§

Deus vos abençoe e perdoe.

Nuno Pinheiro disse...

Nuno Fonseca,

Não me rebaixas um avo quando te referes a mim como um leigo com um blogue, pois nisso finalmente é verdadeiro e certeiro! Parabéns!

Quanto à CFW, ou Lutero ou Calvino, que pouco te dirão respeito tendo em conta tua teologia ou até mesmo tendo em conta tua realidade local a nível de igreja... enfim, que mais dizer?

Exposição???????????? Isso é para ti o que importa???? Pena, pena, muita pena.

E se fora a SIC a fazer a reportagem iria impedir-me de me revoltar com a emissão de um filme mundano ou de um programa condenável? Ai, ai...

Acho que fazes muito bem visitares apenas sites que gostes e onde podes ser edificante de alguma maneira, coisa que não és nem ao menos para ti mesmo por estas bandas.

Falando em bandas... Agora tenho de dizer que tua igreja é calvinista e que tu és uma nobreza de cristão?

Tuas perguntas em primeiro comentário foram:

- "Ora, pois, devemos nós condenar estas pessoas por crerem numa falsa teologia quando nunca lhes pregámos a melhor?"
R.: CLARO! E fala por ti se não pregas uma teologia melhor...

- "Onde estávamos nós quando estas pessoas ouviram o Evangelho por missionários pentecostais?"
R.: Ouviram o evangelho por heréges. O Evangelho chegou muito antes por cristãos. A primeira igreja protestante a enviar missionários para Portugal foi a Presbiteriana, mas tens muitos casos de cristãos de outros ramos. A Bíblia que (devias ter, mas deves ler O Livro pelo teu jeito de entender as doutrinas chave) foi primeiramente traduzida e a mais famosa foi de um calvinista reformado chamado João Ferreira de Almeida. Pentecostal deve ter participado em versões que o estimadíssimo Pastor Celestino (um ministro do evangelho e não um leigo como eu) escreve no seu site e que deverias dar ouvidos!

- "Onde estamos nós agora enquanto estes mesmos depois pregam aos seus amigos, colegas de trabalho, famílias e se movem para montar cruzadas e encontros evangelísticos?"
R.: Eu posso responder por mim? É que creio que não há nós por aqui nem em lado nenhum! Eu estou a derribar para depois construir de novo - dá o dobro do trabalho.

Só alguém como tu que parece que não faz mesmo nada disso é que pode fazer perguntas destas e não saber as respostas. Se ao menos trabalhasses nesse chão empedregado saberias saberias o que eu estou a falar!

Deus te abençoe e tenha misericórdia de ti. Quanto às tuas ameaças, pensas que eu sou tolo? Este site é público e sei que em qualquer momento pode ser visto por qualquer pessoa. Estou de consciência LIMPA.

Eu hajo como diante de Cristo e não de homens a quem não temo!

Soli Deo Glória!
NP