O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



quarta-feira, 22 de julho de 2009

Paulo e a Igreja Pentecostal!


"E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu. E, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro estava perdida, prenderam Paulo e Silas, e os levaram à praça, à presença dos magistrados."
Actos 16:16-19

Uma amiga perguntou-me há pouco tempo o que eu tinha a dizer sobre as profecias na Igreja, da forma como um pentecostal entende o significado dessa palavra bíblica. Acrescentou que já tinha sido alvo de profecias e que se realizaram e se numa igreja em que até os anjos são adorados e os carismas dessa forma ministrados, Deus poderia se manifestar dessa forma hoje em dia.

Eu não creio que o Espírito Santo actue onde não há verdade. Seria tão bárbaro afirmar isso como afirmar que as Três Pessoas da Trindade se pudesse separar, ou também que o amor de Deus poderia ser derramado por um pecador sem a justiça de Cristo.

Paulo, que operava sinais e maravilhas apostólicas como os outros homens levantados como autoridade na Igreja para lançar os seus fundamentos, também não discernia pela operação de milagres de algo provinha ou não de Deus, mas pelo que alguém declarava e se isso fosse de acordo com o Evangelho Soberano de Cristo.

Hoje, estando os crentes saindo para as casas de oração continuam a aparecer-lhes no caminho uma igreja jovem (pentecostal) que vem com espírito de adivinhação e que dá muito lucro aos seus senhores corruptos e usurpadores do rebanho, lobos de dentes afiados mascarados de fatiota e gravata para distorcerem o verdadeiro evangelho de Cristo e a sã doutrina. Esta jovem igreja precisa de ser calada pela força da pregação verdadeira e fugirá do meio de nós.

Anda uma assolação na terra, uma prostituta que assedia a muitos com o seu vinho escaldante de delírios. Esta é a igreja falsa que irá levantar-se para cobrir a terra com um falso evangelho centrado no ventre dos apetites dos homens. Há muito que nos foi avisado que esse tempo viria e que esse anticristo, que tem estado cada vez mais palpável viria para usurpar um lugar que não lhe pertence e que é do Cordeiro de Deus.

Hoje, Paulo continua a fazer ouvir a voz de Cristo nas Escrituras ao ordenar que os filhos de Deus saiam dessa falsa igreja, rejeitem esse falso evangelho, dêem ouvidos à Palavra de Deus e obedeçam ao Evangelho do arrependimento, do negar a si mesmo a cada dia, do carregar a sua cruz e de seguir ao Senhor Jesus Cristo no meio do tormento e sofrimento destes dias maus e neste mundo tenebroso.

Esse espírito que não é manso nem suave mas um fardo gritante nas costas dos que carregam nos seus próprios lombos a responsabilidade da salvação deve ser exposto ao apontarmos para a Palavra de Deus. Não interessa aos crentes verdadeiros os lucros deste mundo ao contrário dos mercantes do evangelho que fazem shows evangélicos, por isso a igreja verdadeira e universal será sempre perseguida, presa e conduzida aos magistrados como ovelhas para o matadouro. Estas coisas espirituais não são entendidas por falsos crentes incircuncisos de coração que buscam vitórias mundanas como qualquer gentio ou pagão.

A Deus a glória hoje e sempre, amém!
Nuno Pinheiro

11 comentários:

Nuno Fonseca disse...

Caro Nuno,

Só agora dei conta do teu comentário, que foi marcado como spam, por causa da política de protecção do Wordpress.

O meu mail é nunfonseca@gmail.com

Perdoa-me o offtopic.

Deus te abençoe.

Anónimo disse...

Ao contrário desta recepção visionária da Palavra de Deus através de uma experiência revelatória, os falsos profetas comunicam o que está em seus próprios corações. Jeremias vivifica a característica mais preponderante da origem da palavra dos falsos profetas. Declara: “falam a visão de seu próprio coração, não da boca do Senhor “ (Jr. 23.16). A palavra do falso profeta é oriunda das maquinações de seu próprio coração, não da experiência visionária concedida ao genuíno profeta do Senhor.

Isto nos mostra o que muitos pentecostais querem dizer quando apelam a uma tal de "experiência" com Deus ao invés da Palavra de Deus...

SL

Anónimo disse...

Escrito por Ágata Larsen

Após uma leitura cuidadosa ao texto que escreves-te alusivo à igreja pentecostal e às profecias ai realizadas, gostaria de deixar a minha opinião, formada na Palavra de Deus.

EM PRIMEIRO LUGAR, acho por bem, dar a conhecer que sou evangélica pentecostal, isto é, esforço-me por viver o evangelho e creio no pentescostes que ocorreu no Livro de Actos dos Apóstolos.
No entanto, sei que nenhuma religião nos levará para o céu, pois o próprio Jesus nunca seguiu religiões, mas sim buscou viver segundo a Palavra de Deus. Converti-me a cerca de 4 anos ao cristianismo, e desde ai tenho sido alimentada e crescido na Presença de Deus.

Em relação ao texto que escreves-te, há varias ideias que eu concordo e outras que discordo.
Em primeiro lugar a igreja evangélica pentecostal não adora anjos. O nosso único e suficiente ídolo é Jesus. Reconhecemos que Ele veio em carne, habitou entre nós, morreu como um criminoso mas RESSUSCITOU, envergonhando os inimigos de Deus. Sabemos que os anjos são espíritos ministradores enviados por Deus, criados para adorar ao Rei dos reis e Senhor dos senhores – “ E todos os anjos de Deus o adorem” – ler Hebreus 1:4-7 Deste modo, não ousamos invoca-los, adorarmos ou nos prostrarmos diante deles.

EM SEGUNDO LUGAR, a Bíblia Sagrada é a nossa bússola, guia, lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho. Não colocamos outro livro na mesma posição que a Bíblia, pois Ela é a Palavra de Deus. Com isto quero dizer que cremos nos 5 pilares da verdade: Pai, Filho, Espírito Santo, Palavra, Mandamentos. Pois “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Isto para dizer que a Palavra é a verdade e se temos a Bíblia como lâmpada, o nosso alvo é viver nessa verdade que permanece inabalável. Concordo contigo quando dizes que o Espírito Santo não pode operar onde não existe a verdade, mas nós cremos nesta Verdade e seguimos esta Verdade, logo a Verdade, que é o próprio Jesus está no nosso meio. Tudo isto, para revelar a minha fé pelas profecias.

“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para PROFETAS, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores” – Efesios 4:11 Creio que Deus ainda fala através dos seus profetas, tal como falou no passado através de vários homens que se dispuseram a ser usados.
Como analisamos se a profecia é verdadeira ou falsa? Se a profecia se cumprir é porque veio de Deus, se não se cumprir é porque não foi Deus quem falou. “Examinar tudo e reter o bem”, pois na verdade desde os tempos antigos sempre houve falsos profetas.

EM TERCEIRO LUGAR, é um enorme risco afirmar que a igreja pentecostal é o anti-cristo, pois as escrituras nos ensinam que o anti-cristo será alguém, ou algum governo que é anti-cristão, contra tudo o que for de Deus. Ou seja, busca viver uma vida baseada no hedonismo e na anarquia e não na teocracia. E este não é o nosso caso pois nós vivemos num reino que tem um Governante e Rei que é Deus! Fica atento, pois nós estamos aqui para somar e não para dividir o Reino de Deus. E fica vigilante pois o anti-cristo rejeita tudo o que é sagrado, não ama a Palavra de Deus, não confessa Jesus como único Salvador e Senhor.

PARA TERMINAR, com isto não quero dizer que dentro do meio Pentecostal não existam lobos assumidos e lobos disfarçados de ovelhas, que buscam ser reconhecidos por homens e que procuram elogios, aplausos e fama. Infelizmente em todas as sociedades e igrejas estão cheias do Espírito de Jezabel, o espírito manipulador e dominador. Mas afirmar que todos os pentecostais são assim é pecado, pois estamos a criticar algo que não sabemos. Ou será que somos Deus para conhecer todas as pessoas do mundo? Só Deus é Omnisciente, omnipresente, omnipotente e eterno.

Termino com este versículo: “Pelos frutos os conhecereis”.

Nuno Pinheiro disse...

Cara Ágata Larsen,

Gostei de ler teu texto e espero que teu entendimento possa crescer a cada dia.

Eu preciso no entanto de clarificar algumas coisas que não me devo ter expressado da melhor maneira:

1º - Eu não generalizo os erros que se encontra na igreja pentecostal da amiga que menciono na história e que comete pecado de adorar anjos (angeolatria). Eu conheço e sei que isso não é um erro das igrejas pentecostais, mas dessa seita em particular que por isso foi expulsa das Assembleias de Deus do Brasil. Contudo quando dizes que não ousas invocar anjos, deixa-me dizer que tal prática louvável não é assim tão rara pelos arraiais pentecostais e basta ver que mesmo aqueles que não cometem tal coisa são condescendentes com os que cometem - basta ver o rol dos famosos e icons pentecostais dos últimos 10 a 15 anos (Benny Hinn, Marcos Feliciano, Kenneth Hagin) todos top das vendas das livrarias pentecostais.

2º - Eu creio no pentecostes da Bíblia e nos milagres da Bíblia (todos eles). Digo isto em par, para poderes começar a relacionar o que lês com o que vês: ambos são absolutamente distintos do pentecostalismo e dos milagres contemporâneos. Analisa e vê... (isto dava um livro, mas se quiseres posso te indicar algumas diferenças).

3º - Essa frase que usaste da religião é um chavão que está na moda e eu conheço-a muito bem, a ponto de discordar e muito. Entendo que se faça um ataque nestes nossos dias à religião institucional tal como era concebida historicamente, no entanto a religião judaica foi ela mesma criada por Deus e cumprida por Cristo: que a cumpriu cabalmente sendo Ele o próprio Deus!!! Tiago diz na sua epístola que há uma religião pura e verdadeira (estaria ele enganado?), e esta era manifesta pelos frutos como tu bem fechaste teu comentário. Pergunta: encontramos na Igreja Moderna, Nova, Irreverente, Pentecostal, e Irreligiosa uma posição que favoreça os idosos, viúvas, orfãos, desprotegidos, e isto digo na sua forma de cultuar (liturgia), na sua compaixão e zelo????

Nuno Pinheiro disse...

4º- Dizes, e quem sou eu para contrariar, que crês na Bíblia e identificas 5 pilares de verdade em que 3 são a doutrina da Santíssima Trindade e 2 a própria Bíblia Sagrada... Apesar de teres lido isso em algum lugar, eu não abdico de TODA a ESCRITURA e TODA A VERDADE, por dois pilares que encaixam em muitos heréges e seitas como os pelagianos e arminianos, etc. Para além disso, deverias saber que por detrás de cada "eu creio" de um pentecostal está uma definição que nenhum santo que possas ter como bom referencial da história do cristianismo o cria dessa forma, e somente encontraremos parcerias com apóstatas indo na história em condenação constante pelos santos de Deus.

5º - Eu não creio que hajam mais profetas como existiam, porque a Escritura o diz isso e isso é o âmago da fé cristã neo-testamentária: "e sereis ensinados pelo próprio Deus". O Espírito Santo nos guia e ensina agora pela própria Escritura e pela exposição da mesma através de Ministros (homens) levantados por Deus para pregarem a Palavra e ministrarem os sacramentos. O Texto está acabado e tudo o resto são apenas formas diversas de mormonismo com aparências diversas.Se crês em profetas deves tratá-los como a Palavra diz para serem tratados: submetes-te reverentemente aos verdadeiros e aos que profetizam falsamente (nenhum profeta de Deus o fez) devem ser mortos por serem falsos - isto se não quiseres levar tão à letra significaria para nós a excomungação!

6º- Eu não afirmo que todos os pentecostais sejam A ou B. De facto creio que muitos Deus tem entre os pentecostais e como eu mesmo creio que era salvo enquanto ainda estava no pentecostalismo, creio que muitos o poderão ser. Esse julgamento não me pertence. Estou a falar e discutir neste post uma instituição que considero abominável que sujeita à infantilidade espiritual todos os crentes que ali permanecem e que por mais anos que passem não avançam no conhecimento de Deus para o amar mais e melhor, nem dos seus semelhantes para amá-los como a si mesmo.

Uma igreja pentecostal é um ferro velho de peças desconjuntadas, uma aberração que trás ignomínia a Deus, uma podridão que tresanda a pecado e idolatria em todos os seus feitos (louvor, pregação, disciplina eclesiástica, ofícios eclesiásticos, sacramentos) e entorpece a vida dos crentes que ali permanecem: que não conseguem ter uma vida elevada de vitória pelos méritos de Cristo, mas a cada semana recebem uma falsa esperança e depois na prática não têm avanço espiritual para si mesmos, suas famílias, seus vizinhos e colegas.

Oro para que possas receber de Deus a capacitação para ao leres a Palavra Viva, ela te penetrar no coração e te raiar de luz para que possas condenar as trevas que Deus abomina.

NP

Luan Marçal disse...

Caro Nunito,

Antes de tudo, quero parabenizá-lo pela sua paciência, sinceramente, já não tenho paciência em falar com pentecas e, já não tenho paciência para ensinar aos retardados que a terra é redonda. Há coisas tão lógicas, mas, as pessoas estão cegas espiritualmente e Deus não permite que eles enxerguem a verdade.

Sinceramente, eu oro sempre para que os pentecostais possam se arrepender e, aceitar o VERDADEIRO Jesus Cristo. Como eu sempre falo, um pentecostal não é crente!

Quero compartilhar convosco o último artigo no meu blog, onde eu seleccionei algumas citações do monergismo.

“Um dos movimentos mais confusos que veio à tona na cena religiosa deste último século foi, sem a menor sombra de dúvida, o chamado Movimento Carismático. Esse movimento perverteu muitos crentes despreparados e neófito, bem como muitos incrédulos, desencaminhando-os para doutrinas falsas, heresias e meninice. Leitores, considere comigo 10 razões pelas quais você deve rejeitar o Movimento Carismático:

1. A Bíblia não é a Autoridade Final no Movimento Carismático!

2. O Movimento Carismático enfatiza O Espírito Santo, enquanto a Bíblia diz que o Espírito Santo glorifica a Jesus Cristo!

3. O Movimento Carismático acomoda o mundo com sua música Rock, danças, vestes imodestas, celebridades e shows.

4. O Movimento Carismático promove o ecumenismo!

5. O Movimento Carismático é orientado para a EXPERIÊNCIA!

6. O Movimento Carismático busca sinais como atalho para espiritualidade!

7. O Movimento Carismático declara que as (suas) línguas são linguagens celestiais.

8. O Movimento Carismático clama que a cura física está na promessa da Expiação.

9. O Movimento Carismático negligencia o ensino claro da ordem na igreja.

10. O Movimento Carismático clama o endosso de Deus para suas práticas.

É impossível um eleito (crente) morrer sendo carismático. Eu creio que lá há muitos cristãos, mas ainda vão se arrepender e sair de lá. Na verdade, uma boa parte dos carismáticos são pessoas que querem até servir ao Senhor, porém estão apoiando muitos enganos doutrinários e isso é conivência com heresia. Existe muitos que estão enganando a si próprios nesse movimento, que prega, inclusive, a perda da salvação, que é a maior heresia e ensino falso de todo o Movimento Carismático - Pentecostal - Renovado. Isso é a mesma coisa que salvação pelas obras! Se alguma pessoa nesse movimento, crê na salvação pelas obras, não é possível que seja salva. Lembremo-nos também que, multidões lotando templos (argumento preferido dos carismáticos para tentar autenticar suas crenças) ou denominações super-poderosas, não significam absolutamente NADA nos dias de apostasia em que vivemos.”

Eu sempre digo, se um pentecostal convicto for salvo, é porque o meu Deus é muito mentiroso é a minha bíblia é uma grande seca (não é o caso). O que eu quero dizer é que um pentecostal deve ser tratado como ímpio e, nós como cristãos eleitos devemos evangeliza-los e mostrar o caminho da salvação.

Nunito, depois dê uma visita no meu blog: http://www.luanmarcal.blogspot.com/

Soli Deo gloria

Anónimo disse...

Por: Ágata Larsen

Resposta ao Nuno:
"Uma igreja pentecostal é um ferro velho de peças desconjuntadas[...]que não conseguem ter uma vida elevada de vitória pelos méritos de Cristo, mas a cada semana recebem uma falsa esperança e depois na prática não têm avanço espiritual para si mesmos[...]"

Essa frase soa-me a poesia.

E se eu te disser que não sou nenhuma peça desconjuntada?

E se eu te disser que a honra e agloria de todas as vitorias que alcanço pertence a Cristo?

E se eu ousar dizer que a maior profecia que ja recebi é a Palavra de Deus? E que Ele ja usou profetas para abençoar a minha vida atraves de profecias? E que essas profecias vieram de Deus pois testeficaram no meu coração e ainda hoje têm vindo a cumprir-se?

E que o meu crescimento espiritual é fruto da presença do Espirito Santo na minha vida?
E que é precisamente numa igreja pentecostal que tenho vindo a crescer na intimidasde com Deus?
Falo principalmente em termos do Fruto do Espirito Santo, pois o que adianta proclamar o nome do Senhor sem ter amor?


Resposta ao Luan:

"[...]sinceramente, já não tenho paciência em falar com pentecas e, já não tenho paciência para ensinar aos retardados que a terra é redonda [...]

Pois bem, consegues imaginar Jesus a dizer que não tem paciencia de pregar o evangelho? e a chamar retardados as pessoas? "0 amor tudo sofre, tudo cre, tudo suporta, tudo espera". E lembremo-nos que a PACIENCIA faz parte do fruto do Espirito Santo.
Para além disso, quem convence não é o homem, o homem é chamado para transmitir a mensagem em AMOR, e o Espirito Santo é quem faz a obra. Não queiremos ser superiores a Deus.

Tu dizes que oras para que os pentecostais se convertam, mas se não tiveres amor por eles, não adianta de nada. O amor cobre uma multidão de pecados, o amor foi a arma que Cristo usou.

"Eu sempre digo, se um pentecostal convicto for salvo, é porque o meu Deus é muito mentiroso é a minha bíblia é uma grande seca (não é o caso)."

Bem, isso é o que tu dizes, mas a Biblia não diz isso, por isso palavras de homens soam como palavras vazias. a Palavra de Deus diz:
"A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo." - Romanos 10:9

"Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa" - Actos 16:31

Ou seja, quando chegares ao céu, possivelmente encontrarás muitas pessoas que foram pentecostais aqui na terra. Por isso, é bom que nos amemos uns aos outros assim como Deus nos amou.

O meu discurso termina por aqui. Deus nos abençoe a todos

Luan Marçal disse...

Cara Ágata Larsen,

Tens razão! Acho que devemos ter paciência, mas infelizmente ultimamente eu não ando com paciência para ensinar uma coisa tão lógica e tão clara e as pessoas rejeitarem. Eu sei que estou errado, mas apenas Deus pode me mudar. Vou esperar que Ele me dê muita paciência. Ninguém é perfeito, não é? Eu apenas estou sendo sincero.

Eu tenho amor pelos pentecostais, achas se eu não estivesse muito amor eu ia orar e ensina-los? Eu tenho amor, justamente por esse amor eu faço o julgamento bíblico, digo a verdade. Mas a verdade bíblia dói, por isso aqueles que falam a verdade bíblia não acusado de não terem amor. Achas se eu não amasse os pentecostais eu estaria aqui mostrando o vosso erro? Se eu não vos amasse eu não dava mínima moral para você.

Sinceramente Ágata, o deus dos pentecostais é completamente diferente do meu Deus. Se um pentecostal morrer pentecostal convicto e for salvo, então, eu ensinei heresia em toda a minha vida. É um seguinte; Se um pentecostal for salvo eu não serei salvo, se eu for salvo, um pentecostal não será salvo. Porque o nosso Deus é completamente diferente e distinto.

"Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa" - Actos 16:31

E aqueles que crêem no falso Jesus Cristo com Falsos ensinamentos?

O que eu quero dizer é que o nosso Deus é bem diferente.

Soli Deo gloria

Nuno Pinheiro disse...

Cara Ágata,

Eu não te chamei a ti nem a nenhum membro da igreja pentecostal de peça desconjuntada, mas chamo aos elementosde sua fé e prática "louvor, pregação, disciplina eclesiástica, ofícios eclesiásticos, sacramentos" de peças desconjuntadas.

São pedaços de verdade e mentira misturados, fracturas, cacos, pedaços de tudo - enfim a verdadeira árvore do bem e do mal.

O que disse é que essas peças podres ou adulteradas (como uma embalagem aberta e contaminada num supermercado) contaminam os seus membros e os atingem.

Eu não estou interessado em escrever para agredir, mas crê que escrevo condenando tão duramente como o faço porque todos os outros se calam e consentem para terem aceitação e amigos...

Um dia um homem me disse que deixou o calvinismo porque estava sem amigos, e que queria ter amigos. Eu também quero ter amigos, mas não qualquer amigo e a qualquer custo. Deus me acrescentará amigos que andem na mesma direcção, e isto tem feito.

Lê a Bíblia e compara com as práticas pentecostais... aliás é melhor te pedir o que é verdadeiramente correcto - ESTUDA a BÍBLIA e rapidamente irão saltar aos teus olhos pela graça de Deus as incongruências pentecostais e arminianas.

Deus te abençoe.
~
--------------------------

Luan,

Eu e tu somos os principais retardados - graças a Deus pela sua compaixão para connosco! Não percas a fé nem a esperança - a nossa fé vence o mundo!

Deus te abençoe.~

NP

Mafalda disse...

A Ágata é uma beñção de menina, dá um testemunho irreprensível onde quer que vá, são visíveis os frutos do Espírito Santo na sua vida, é um exepmlo de jovem.. e é pentecostal!! Gostei muito de ler os comentários do Nuno e da Ágata mostraram as 2 partes, foi interessante ler! Mas o que mais admiro na Ágata é a capacidade de expor os textos bíblicos com amor e por si própria não como um papagaio, nem se fazendo de condescendente... o que escreveu sobre a paciência foi excelente ao ponto de me fazer dizer em voz alta: BEM DITO!!! (palmas!!!)

Estamos sempre a aprender com o outro mesmo que não seja teologia pode ser humildade, caridade, entre outros.. características essenciais de quem serve a Deus.

Nuno Pinheiro disse...

Cara Mafalda,

Ainda bem que contribuiste com os teus comentários, pois dá-me oportunidade de acrescentar algo:

O amor que o cristão deve ter pelos outros deve ser sujeito à obediência a Deus - como o Luan falou, o nosso exercício não é fácil no meio de uma geração perversa em que cada um faz com Deus como quer...

Por exemplo ao falar do amor de Deus que tudo sofre, tudo crê, de 1 Co 13 temos de englobar esse texto de grande excelência no contexto da mais mais dura carta que o Apóstolo S. Paulo escreveu como por exemplo "não vos associeis com os que se prostituem..." (1 Co 5:9) e isto referindo-se precisamente aqueles que se dizem irmãos - "com o tal nem ao menos comais" (1 Co 5:11)

Apesar de parecer muito duro o Luan aplica ainda o texto em 1 Co 5:12 "porque que tenho eu em julgar os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro?"

Depois o Apóstolo entra em questões graves de legalismo (cap. 6), pessoal e vividas nos casamentos dos crentes e sexualidade (cap. 7), liberdade cristã (cap. 8 e 9), desprezo e desobediência à Palavra de Deus (cap. 10), problemas na adoração (1 Co 10:14-21), ministérios na igreja e sacramentos (1 Co 11) e antes de falar do AMOR de DEUS no cap. 13, dá um puxão de orelhas à primeira igreja a cair no erro da carismólatria (esta inventei eu para a idolatria aos dons e falsos dons pentecostais)!

Esta carta é bem apontada pela Ágata como muito pertinente para caracterizar o pentecostalismo problema-a-problema e erro-a-erro.

Pena é que se escolham versículos para usar fora de contexto para pretexto de heresia - como o dito evangélico.

No Capítulo 14 o Apóstolo Paulo conclui a sua argumentação que o dom da profecia (que Paulo define no início da carta 1 Co 1:21 como a pregação da Palavra de Deus e amplifica no capítulo 15 sobre o âmago dessa profecia estar na morte e ressurreição e ascensão de Cristo:

"porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as ESCRITURAS"(VERSO 3).
"SE SE PREGA A CRISTO..." v12
"...VÃ A NOSSA PREGAÇÃO" V14

Portanto apesar de ter completado o que disse o Luan, acrescentando que nós também somos retardados, não atenua de modo algum a realidade dura do erro grosseiro e da cegueira espiritual dos pentecostais (agora sim falo aos membros) que são mantidos assim por estarem sujeitos a uma autoridade espiritual (a sinagoga de satanás a que chamam de igreja, assembleia, centro, templo, etc) que os emprisiona em cadeias de ignorância e um nanismo espiritual (entenda-se aqui uma compreensão ligeira e estéril das Escrituras no seu significado literal que foi inspirado pelo Espírito Santo aos profetas de Deus).

Espero ter esclarecido um pouco melhor desta vez...

NP