O que significa Calvinismo?

"Calvinismo significa que Deus, Senhor dos céus e da terra, é absolutamente soberano sobre todas as coisas, boas e más, na terra e no céu, e mais particularmente o calvinismo significa no que diz respeito à salvação que Deus escolhe e elege pessoas em Cristo que vem no tempo e coloca os seus pecados na cruz, de modo que pela Sua maravilhosa graça homens totalmente depravados e incapazes e sem qualquer livre-arbítrio, são trazidos voluntariamente ao Reino de Deus e guardados pela graça de Deus! Porque 'quem Ele predestinou também chamou, e quem Ele chamou também justificou, e quem justificou Ele também glorificou' - Romanos 8:30." Rev. Angus Stewart (www.cprc.co.uk)



quarta-feira, 6 de maio de 2009

Calvino 500 - Vento de Reforma!


"Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele, e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos." Jeremias 6:16

Porquê olhar para os trilhos antigos dos antigos cristãos e históricos da Igreja de Cristo? Porquê desejar os fundamentos da Palavra de Deus, considerando as não infalíveis nem inspiradas confissões e credos? Não deveríamos fazer como alguns que é mais "bola para a frente" e "olhos no que é novo"?

Em primeiro lugar eu creio no desenvolvimento e aperfeiçoamento da doutrina de Cristo. A doutrina de Cristo é viva e aperfeiçoa-se no povo eleito de Deus em todas as eras e em todos os tempos, conforme as necessidades do povo e os desafios levantados pelo inimigo e mundo ao redor. Creio que hoje temos muito mais e melhor património pela graça de Deus, segundo o seu eterno conselho da sua vontade.

Mas, porquê olhar para trás para andar para a frente? O profeta Jeremias inspiradamente nos ensina na Escritura a indagar pelas veredas antigas, a perceber assim qual é o bom caminho, e a desejar trilhar o caminho estreito que nos conduz ao descanso eterno em Cristo Jesus. Este reformador antigo deixou a chave para os reformadores de todos os tempos. Foi isso que aconteceu na Reforma Protestante do século 16: Homens que olharam para trás e rejeitaram as novidades de Roma veemente. A Igreja Verdadeira aparta-se sempre da Igreja Falsa, os verdadeiros crentes rejeitam sempre os falsos crentes, os eleitos não andam em jugo desigual com os réprobos, os santos não podem caminhar juntos com os ímpios e blasfemos apóstatas que surgem no meio de nós.

Devemos olhar para os trilhos antigos da igreja histórica, porque ela é um testemunho para as gerações seguintes como nós seremos para as vindouras. É fundamental nesse processo ter suporte dos credos reformados e clássicos, pois todo o desenvolvimento de doutrina só pode advir em linha com o que fora revelado pelo Espírito à igreja noutro tempo e nunca "inventando", "descobrindo" ou "contrariando" o que antes fora aceite por verdade. E quanto ao que é novo, nada é assim debaixo do Sol, pois as artimanhas subtis de Satanás sempre serão as velhas e preditas formas de enganar o povo de Deus e arrasar a obra de Deus no seu povo eleito na terra.

Traga Deus sobre nós em Portugal o Vento de Reforma pelo Espírito Santo de Cristo Jesus nosso Senhor e Rei! Sobre as asas do vento venha sobre nós com misericórdia Senhor e um cântico novo nos ponha nos lábios!

16 comentários:

Nela disse...

Em termos práticos :

Toda e qualquer reforma requer
meditação interior. Depois... o exterior se encarregará de manifestar o que está arreigado em nós, e, que ninguém mais poderá arrancar.
A reforma é tão íntima...que só Deus sabe quem é o seu verdadeiro discípulo, apóstolo ou eleito!

Não temos o direito de julgar os outros, porque nos julgamos perfeitos e dentro dos mandamentos de Deus, ou porque pertencemos a esta ou aquela igreja.

Na minha visão daquilo em que creio de Deus, Ele não tem filhos bastardos, antes, filhos mais ou menos evoluídos. E, os evoluídos não podem criticar, mas sim ensinar e com muita humildade, para não ferir não o coração dos homens, mas o de Jesus.
Jesus trouxe à terra a mensagem mais importante de todas, a mais sublime, a Sua Palavra máxima, e nela está escrito : "Amai-vos uns aos outros", e é nela que nos devemos basear; não rotulando ninguém de ignorante, nem afastando de nós aqueles que achamos leprosos por não serem crentes na nossa igreja.
O trigo do joio quem o separa é Deus, e, nestes fins de tempo, uns irão para a sua esquerda e outros para a sua direita, mas só consoante Deus entender.
Quem somos nós porventura? Sábios, perfeitos, mestres? Não! Somos aprendizes e como tal compete-nos ensinar, alertar, mas nunca violar a intenção de cada um.

Por hoje é tudo, obrigada pelo convite e um abraço para todos.
Nela
Somos tão pequeninos!

Nela disse...

Em termos práticos :

E não temos mais que fazer, senão lançar a mão ao arado, agora que o terreno humano começa a ser preparado para "estes fins de tempo", porque essa trabalhadora que vai de porta em porta - a dor - que toca a todos, que não se esquece de ninguém, tem feito a sua sementeira e agora, todos querem saber da justiça Divina, e todos nela querem confiar. E todos perguntam se não podem ter esperança!
É agora a altura de semear nos corações dos homens as verdades de Jesus.

O amor do Senhor é preciso que entre nos corações dos homens pelo conhecimento.
São precisos todos os arautos para tocar a reunir nas horas que se avizinham de confusão.
Levar o esclarecimento na palavra de Deus, torna-se imperioso, porque assim, estamos a consolar os aflitos!

Os tempos, aqueles tempos de que Jesus nos falou, esses tempos vão chegando e já estamos a viver dentro deles, e porque é tempo já, então, não descansemos, sejamos auxiliares daqueles que já não possuem força material, nem moral e lutemos por eles em todas as fronteiras, de bandeira desfraldada!

A fé vem com o ensinamento.

Uma saudação amiga da Nela

Anónimo disse...

Hoje somos lembrados: “Não julgue!”. Esta mudança parece ser lógica. Se Deus me ama e cada outra pessoa, então ele não encontra nenhuma falta em nós, nossas ações e nossas idéias. E se ele não encontra nenhuma falta em nós, não deveríamos encontrar nenhuma falta uns nos outros. Contudo, a lógica falha. Ela procede de uma premissa errada, que Deus ama todo homem, e de uma suposição errada, que um Deus que ama uma pessoa ignora ou tolera os pecados da mesma. Assim, a conclusão também é errônea. Na realidade, a mudança do texto da Bíblia mais frequentemente citado indica a impiedade crescente da nossa sociedade. No passado, Deus recebia a ênfase, embora erroneamente entendido. Agora a ênfase cai sobre o homem, ao ponto que em certas situações, devemos ser cuidadosos para não mencionar o nome de Deus! O homem é deus, livre para construir suas próprias idéias de moralidade. E o fundamento básico para a moralidade é seu pensamento: “Eu sou bom. Você é bom. Concordemos em não achar nenhum mau em ninguém.”

Nuno Fonseca disse...

Este texto passa, ao de leve, pela necessidade de contextualização e inculturação, baseando-se no único instrumento necessário para enveredarmos nessa teologia viva (e vivificante) que o Nuno evoca: a Escritura.

Que se proclame às mentes regeneradas essa verdade antiga, que foi o estandarte da Igreja Reformada, que reforma pelos tempos os próprios tempos: Não olhamos o mundo para perceber a Palavra de Deus, mas estudamos a Palavra para interpretar o mundo.

Nela disse...

Amor Universal:e bem-aventurados são os homens em cujo coração já despertou o sentimento do amor. E bem-aventurados, porque eles procurarão, nessa sementeira Divina, amar todos, ajudando a cada um consoante a sua necessidade, e ensinando a cada um consoante o que cada um pode absorver. Nada existe que, por muito bom que pareça, o seja verdadeiramente, se não tiver como base o Amor. Assim, aquele acto tão generoso de dar, que vulgarmente chamamos caridade, não o será se não tiver como base o amor. Nada sem ele pode viver. Nada! E o amor divinizado é o amor que foge de tudo quanto é banal, de tudo quanto é prejudicial à evolução do ser.
Receio, que nesta caminhada longa dos dias terrenos, o amor seja ofuscado por diversos acidentes emocionais que sucedem a todos os homens e com os quais temos que aprender a lutar. A lutar, impondo-lhe o amor como aquela força que tudo quebra, que tudo redime, que tudo eleva.


Como o anónimo disse, eu também concordo em não deixar ver mal em ninguém. Mas...há o mau, concerteza, no homem, senão o homem não estaria assim : à beira do colapso total que ele próprio criou.

Perdoem-me Nuno, as minhas falhas de conhecimentos, e, de até "fugir às ecrituras", mas na verdade eu só sei falar assim :- Só a palavra amor encerra todo o Universo - e é do Universo - que somos todos nós -que eu falo.


Posso não responder ao contexto a que o Nuno alude nos seus textos, mas cada um contribui com a sua "pena".

Aqui vai uma quadra para alegrar :

" Quem quiser cantar com arte
Cante a pena que sofrer
A mesma pena o fará
Cantar bem, sem o saber! "

Abraços da Nela

Nela disse...

E, apesar de tudo, neste necessário caos para a limpeza total da Terra, esse Jesus que nós amamos, continua a irradiar Paz sobre este pobre planeta. E dando as Sua forças, ajudando sempre, porque Ele será o vencedor!
Por isso, a Terra não está completamente perdida. Porque há ainda alguns que se apoiam n ´Ele para poderem caminhar.
Há forças sim, sim, quando a fé é grande.
Quanta Paz no seu caminho, quanta Paz!...

Por hoje, vos deixo em paz e alegre, por ir cantando a "pena" que Deus me deu.

Abraço amigo da Nela

Anónimo disse...

Nuno,
Se se passar algo de errado, digam-me, mas eu estou a gostar de escrever para mim própria...

...e embora todos os homens que nos rodeiam continuem na inércia da incompreensão e da intolerância, creio que também eles estão na sua experiência necessária ao seu conhecimento, à conquista da sua espiritualidade maior. Por isso, disseminar é o trabalho que nos aguarda a todos, essencialmente a si Nuno, aquele que já traz no coração a esperança de uma vida melhor. Eu sei que aqui é o plano da tormenta, da expiação, mas foi aqui que semeamos aquilo achamos ser convicção nossa e com fervor a fizemos.
E porque a colheita é necessária, é também neste campo que havemos de colher o que de bom fizemos. E...pacientemente também temos que colher os cardos que nós próprios semeamos, em que sós somos os únicos culpados.
É assim Nuno...o filho mais querido é o mais corrigido. Por isso o filho mais amado é o que traz o fardo mais pesado.
O seu e o meu embora às vezes nos pareça o maior, não é ainda tão grande que o não possamos suportar.

Espera-nos o alvorecer de uma vida nova, com mais certezas nas realizações e com maior âmbito de amor do que no presente.

As minhas palavras apenas servem de auxílio e encorajamento, para os outros e para mim, para que jamais vacilemos.

Esta etapa de vida, apesar de tudo é muito curta e mais tarde poderemos colher as flores que nos inebriarão a alma, por bem termos cumprido toda a Palavra de Jesus.

Amigo, vá dando notícias, porque não quero ser maçadora.

Uma abraço sincero da Nela

Nuno Fonseca disse...

Cara Nela,

Mostras uma preocupação em seres fiel à Palavra. 'Deus é amor', sim. Mas repara: o amor não é o deus. Ou seja, o Deus bíblico é amoroso, mas não se resume apenas a esse sentimento, que muitas vezes interpretamos à nossa maneira - caída e humanista. Deus também é soberano. E que amor teria Deus nele senão fosse soberano, e se nos assegurasse que 'todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus'. E a justiça? Pode ele ser amoroso sem ser justo? E a santidade? Quer ele amar à margem da santidade? Não. Por isso mesmo ele envia o seu filho, Jesus Cristo, para que morra pelos pecados do seu povo, justificando-os pela fé na cruz, e sendo soberano sobre a conversão destes, pois os ama desde a fundação do mundo.

Lê a Palavra e cresce no amor de Jesus Cristo. É uma bênção.

Nuno Fonseca disse...

Já agora, Nuno, perdoa-me o off-topic, mas diz-me: tens posição escatológica definida?

Eu sou pós-milenista. É a posição reformada comum antes do séc XX. Pelo que leio, é a mais fiel à Palavra e articula-se perfeitamente com a soberania de Deus.

Pus uma colecção de vídeos no meu blogue sobre o assunto. Passo o convite.

Nela disse...

Nuno Fonseca,

Eu também gosto de saber sobre as coisas "escatológicas", é tema que também me interressa.

Quanto à opinião sobre seguir à risca a Palvavra de Deus, logo, direi mais sobre o que penso.
É que agora são horas de ir fazer o almoço.

Quanto ao seu blogue, também aceitarei o seu convite e concerteza o visitarei para melhor me inteirar sobre as suas catatalogias de fim do mundo.

Um abraço e até logo.

Nela

Nela disse...

Nuno Fonseca,

Como não tenho blogue e nem tenciono ter, não consigo entrar no seu.

Também não entendo nada de "blogar" - desculpei-me a ignorância - então...continuo aqui com este Nuno que conheço, a dizer o que penso à cerca disto e daquilo...e sobre a Palavra de Deus entendo que não acho mal nem bem quem quer seguir à risca o que vem nas escrituras, mas eu, mesmo não seguindo à risca a Palavra escrita, pois, não digo de forma textual o que está escrito na Bíblia, mas se calhar e humildemente o digo, também posso não estar a errar. Também posso estar a ser abençoada.

Quando vou por aí, sorrindo, ouvindo, apoiando, dispensando a todos o mesmo carinho, vou seguindo Jesus. E, isto eu sinto que está certo (venha quem vier dizer o contrário)!

Servir Jesus é o meu ptopósito, porque, com a Palavra ou sem ela, as verdades também estão dentro de mim. Em tudo que sei que existe, no que vejo e no que está para além do meu alcance,em tudo que palpita e me diz quem é Deus!

Nela

Nela disse...

Não sei se falei em salvação, mas não há outra palavra para mim, que possa designar melhor este sentido de salvação e de libertação que todos ambicionamos, como a palavra Amor. E amando-nos uns aos outros, incondicionalmente, não querendo uns mais que outros, e o mundo inteiro abraçando a doutrina de Jesus...então, só assim nos salvamos como humanidade!
Acho que é preciso saber amar e isso significa servir Jesus no nosso irmão.

Com a doutrina Calvinista ou Luterista, o fundamental é sabermos interpretar a humanidade actual e o seu sofrimento actual com as suas dificuldades inerentes à vida presente.

Nela

Nela disse...

Continuando este meu corolário:

Falei em fusão propositadamente. É que depois de termos sentido o dever de enfrentar o Modelo que seguimos, a fusão se torna imperiosa para o coração do homem que pretende e deseja ardentemente imitar Jesus na Sua grandeza: a reforma que é o seu aperfeiçoamento.
Jesus manda amar neste grandisos e sublime sentimento que se chama FRATERNIDADE, que é a união do irmão com o irmão, depois os irmãos com os irmãos, depois as raças com as raças, os povos com os povos, depois o mundo em todas sa suas latitudes, e assim começa a fusão neste começo do Amor Divino.
Só imitando-O, porque perfeito só mesmo Ele!
Quando já não barreiras, quando já não há divisões, quando não pretendem uns mais que os outros...aí se concretiza todo o Amor de Jesus.
Demolir a barreira de convenções, de ideias sociais criadas pelo homem, leis transformáveis, ambíguas, que vão surgindo a todo o instante, mas que a pouco e pouco se vão transformando em leis em que caibam todos os homens.
Ambíguas leis que nos compete quebrá-las uma a uma, demonstrando maior conhecimento e amando mais que essas leis, para as podermos levar a todas as paragens.

Nuno, estou a dar bocadinhos de mim, mas são os que acredito.
Um abraço amigo da Nela

Nela disse...

E assim termino este corolário de amor, dizendo :

Vem depressa Jesus, que estamos aflitos!

Nuno, obrigada pela participação e por me ter deixado divagar sobre todo estes temas, frutos do Amor de Jesus por nós.

Espero que não tenha sido em vão, mas, o que está aqui escrito por mim, apenas traduz os meus sentimentos a tudo e a todos.

Um abraço amigo da Nela e até sempre...

Nuno Pinheiro disse...

É quase razão para dizer, "que vendaval..." hehehe.

Bem, depois de deixar que concluissem as vossas posições quero também aproveitar para agradecer as contribuições que cada um fez para expor as suas próprias convicções.

~Claro que acho que não houve um comentário muito próximo ao texto em título, mas a liberdade da blogosfera também dá espaço para isso.

Dito isto, adianto o seguinte:

Nela:

1. Existe uma grande diferença entre o que pensamos que Jesus representa pelo nosso senso comum e o que na Palavra Sagrada inspirada pelo próprio Deus nos revela: Jesus Cristo é a 2ª pessoa da Divindade Triúna, totalmente Deus e eternamente existente e totalmente homem pela encarnação operada na Virgem Maria, mulher piedosa e eleita por Deus mas ela mesma tão carente como qualquer um dos mortais de salvação da ira divina sobre toda a impiedade que um dia vai condenar o mundo dos ímpios ao eterno sofrimento no inferno.

2. Convém lembrar que Jesus Cristo é quem está no trono hoje e governa soberanamente e absolutamente toda a Criação que Ele mesmo fez em seis dias no princípio de tudo.

3. Jesus Cristo é Ele mesmo a prova inequívoca que Deus não tem multiplas religiões mas apenas uma e essa é verdadeira e estabelecida no seu Filho Amado.

4. Este Senhor do Universo, Criador e Sustentador, tem desde a eternidade um plano que não sofreu um único revés e que se consuma a cada dia, hora e minuto nos que se salvam e nos que se perdem.

5. No plano eterno de Deus, o Senhor Jesus foi destinado a morrer por um povo eleito e escolhido detalhadamente que está presente desde o princípio e nunca deixou estar, mesmo quando se resumia a um punhado de gente.

6. Essa gente é chamada por Deus de Igreja e essa Igreja é de Cristo.

7. A unidade desse Cristo com a Sua Igreja é extrema e divina ao ponto de ser chamada de corpo de Cristo e o Senhor Jesus Cristo ser chamado do cabeça desta Igreja.

8. Esta Igreja como Corpo de Cristo é composta por todos aqueles que Deus separou para Si mesmo e comprou com o Sangue vertido na cruz do calvário e que vivem após uma obra do Espírito Santo que os gera de novo como novas criaturas em Cristo como um corpo, isto é, em unidade e aperfeiçoamento constante e crescente.

9. Este povo de Deus não tem pré-condições ou atributos intrinsecos que os fazem dignos ou candidatos para a escolha de Deus, mas Deus escolhe sem fazer acepção de pessoas de todas as raças, lugares, línguas, situações sociais e contextos diversos os que Deus quer e deseja oferecer a Seu Filho e Seu Filho a Seu Pai tudo por meio do Espírito Santo.

10. Resumindo, podemos ver um pouco melhor como não há salvação à margem da Igreja Institucionalmente Governada pelo Pai e Verdadeira e Redimida em Cristo e Viva e Guiada no Espírito!

Por isso quando pensamos em Reforma, pensamos em Cristo operar na Igreja através dos meios que Cristo mesmo escolheu como instrumentos para governar o Seu povo (Rei), instruir e ensiná-lo (Profeta) e ser o intercessor pelo povo (sacerdote), através dos ofícios permanentes da Igreja de Pastores, Presbiteros e Diáconos.

Nuno:

Tenho posição escatológica bem definida sim: amilenista.

Também entendo que é a posição comum a par do pós-milenismo da igreja histórica antes do século 20.


Vejam todos no blog um cartaz com ligação a uma página de internet anunciando a Conferência "A Batalha de Calvino Pela Reforma" nos dias 3 e 4 de Junho em Lisboa.

Estão todos Convidados!!!

~P.S. Peço desculpa se tiver cometido algum lapso pois escrevi apressadamente e sem rever.

Abraços! NP

Nuno Fonseca disse...

Ena, o Pr Angus Stewart! Vi-o num debate no youtube a dar um baile a dois arminianos. Ehehe.

Se conseguir ir lá ter, depois aperto-te a mão, ó Nuno.